fbpx

Quem inventou o anel do CTR? Uma breve história

O anel CTR tem as suas raízes no programa da Primária. Agora, o anel tornou-se um símbolo para os santos dos últimos dias em todos os lugares.

CTR é o acrônimo de “Choose de Right”, que é português foi traduzido como “Conserva a Tua Rota”, assim em português também são usadas as letras CTR nos clássicos anéis de escudo verde.

Mas, de onde vieram os anéis do CTR?

De acordo com LDS Living, uma mulher chamada Helen Alldredge trabalhou com Lurene Wilkinson e Margery Cannon Wiscomb como parte de um comitê para desenvolver o símbolo do CTR em 1970.

Lurene Wilkinson, disse ao The Salt Lake Tribune que as mulheres brincaram com a ideia de usar “RC” para “Right Choice”, em português “Escolha Certa”, mas essas duas letras pareciam muito próximas de “Roman Catholic”, em português “Católico Romano” que é por isso que eles chegaram em “CTR”.

Norma Nichols, um dos membros do comitê da Primária que criou o logotipo, disse ao Deseret News: “Escolha certo pode significar muitas coisas, mas escolher o certo [significa] que há apenas um caminho”.

Depois de apresentar um conceito inicial, o escudo verde com as letras CTR no meio foi finalizado por Douglas Coy Miles e Joel Izatt. Miles tornou-se o primeiro joalheiro a produzir anéis do CTR em 1971.

“Conserva a tua rota”

anel do CTR

O LDS Living também indicou que a cor verde do anel deveria refletir árvores perenes, que permanecem constantes em todas as estações.

Quando aquele comitê pensou nesta ideia, nunca imaginou que se tornaria o símbolo icônico que se tornou hoje. Em um artigo da Associated Press, o autor descreveu o propósito original desses anéis e como isso mudou ao longo do tempo:

“No início, os anéis ajustáveis, com letras prateadas em um escudo verde, eram entregues às crianças primárias aos 6 anos como parte do currículo da classe do CTR. Hoje, os anéis são dados às crianças de 4 anos e os cursos do CTR, ministrados todos os domingos, decorrem até os 7 anos de idade.”

Agora, os anéis do CTR são introduzidos nas classes Primária 2 e 3, de acordo com o site da Igreja. Eles ainda apresentam o escudo verde e custam em média 15 reais.

Agora, quase 52 anos se passaram desde a sua criação, os possíveis usuários do anel podem comprar designs exclusivos que se separam do escudo verde, mas mantêm as três letras: CTR.

Alguns dos idiomas em que os anéis CTR estão disponíveis através do Centro de Distribuição da Igreja são búlgaro, cebuano, dinamarquês, holandês, inglês, finlandês, francês, alemão, grego, islandês, indonésio, italiano, coreano, letão, lituano, mongol, polonês, Romeno, russo, samoano, sérvio, esloveno, espanhol, tagalo, tailandês, tonganês e vietnamita.

De acordo com o The Salt Lake Tribune, em 2005, os serviços de distribuição da Igreja venderam mais de 522.000 anéis CTR em 24 idiomas internacionalmente.

Agora você sabe de onde veio aquela joia no seu dedo que está sempre te lembrando: “Conserva a tua rota”.

Fonte: Deseret News 

| Vida dos Santos dos Últimos Dias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *