fbpx

Por que as mulheres eram importantes na antiga Israel?

“Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubis”. Provérbios 31:10

Por muito tempo, muitos estudiosos da Bíblia observaram que o Velho Testamento está “em grande parte preocupado em preservar as histórias dos grandes profetas, o trato de Deus com os homens e as leis cívicas e sacerdotais pelas quais os homens deveriam governar a si mesmos e interagir uns com os outros” mais “do que com o funcionamento diário das famílias e casas, onde os papéis das mulheres eram mais significativos.”

Assim, muitos dos papéis importantes que as mulheres desempenharam na sociedade antiga são mencionados com menos destaque no texto bíblico como um todo.

Os papéis desempenhados pela mulher na antiga Israel

Esther [Ester], de James Johnson

Recentemente, no entanto, muitos estudiosos fizeram um esforço mais concentrado para perceber e documentar os papéis das mulheres durante o tempo do Velho Testamento.

Conforme observado por Ariel Bybee, “as mulheres nas escrituras não eram sistematicamente ignoradas mais do que a maioria dos homens; elas simplesmente exerciam sua influência em uma esfera mais íntima e menos visível”.

Estudos inovadores com foco nos papéis das mulheres na antiguidad, incluindo alguns estudos feitos por perspicazes mulheres santos dos últimos dias, ajudaram a trazer maior visibilidade aos papéis das mulheres e como elas eram cruciais para o mundo antigo e sua funcionalidade.

Os papéis importantes das mulheres na antiga Israel eram frequentemente complexos e multifacetados. As atividades diárias de uma mulher também eram demoradas, pois ela trabalhava incansavelmente para fornecer comida e roupas para sua família.

“Seis dias por semana, as mulheres separavam, limpavam, secavam e moíam grãos, amassavam e assavam pão, tiravam água, coletavam combustível para cozinhar, abatiam e limpavam pequenos animais, ordenhavam, faziam manteiga, queijo e iogurte, cuidavam de hortas e árvores frutíferas e conservavam carne e frutas para armazenamento”.

As mulheres também faziam fios e teciam cobertores e roupas para a família, criavam ferramentas domésticas comuns, faziam compras nos mercados locais e lidavam com as tarefas diárias de limpeza da casa.

Felizmente, o papel de uma mulher no sustento de sua família e no bem-estar econômico da família não era completamente invisível para as escrituras.

Por exemplo, Rute trabalhou nos campos com outras mulheres para conseguir comida para si e para Noemi (Rute 2:23). Raquel também cuidou dos rebanhos de seu pai antes de seu casamento com Jacó (Gênesis 29:9).

Provérbios 31 descreve uma mulher virtuosa, declarando que seu valor está “muito acima dos rubis”.

Uma longa parte deste provérbio inclui uma descrição dos empreendimentos econômicos da mulher virtuosa, mostrando como as mulheres eram vitais para o crescimento econômico e o apoio de uma família (Provérbios 31:10, 13-22).

A influência da mulher na educação dos filhos

“Farewell My Stripling Warrior”, de Del Parson.

Outro aspecto significativo das responsabilidades domésticas de uma mulher incluía a educação de seus filhos.

Em Provérbios, as crianças são instruídas a “guarda o mandamento de teu pai, e não deixes a lei de tua mãe” (Provérbios 6:20), indicando que ambos os pais provavelmente desempenharam um papel substancial na educação e educação de seus filhos.

De acordo com a estudiosa bíblica Carol Meyers, “além de seu papel principal como educadoras nos primeiros anos de seus filhos, [as mães] junto com outras, instruíram as crianças por palavra e exemplo nas habilidades técnicas e modos comportamentais essenciais para a vida doméstica”.

Meyers argumentou que, entre os dois pais, era a mãe que assumia o papel principal na educação de seus filhos em uma época antes de os sistemas escolares serem amplamente implementados. Isso incluia sua educação religiosa.

“As crianças aprendiam a observância adequada de características importantes da antiga religião israelita ao observar o ritual diário de sua mãe de se lavar, oferecer sacrifício com o marido e orar”.

As mulheres eram participantes ativas nos ritos e ordenanças religiosas da antiga Israel, ensinando seus filhos através de seu exemplo.

Tal papel pode ser refletido nas palavras de louvor e ação de graças de Saria em 1 Néfi 5:8. O papel das mulheres como educadoras religiosas também pode ser visto entre os descendentes de Leí.

Os jovens soldados de Helamã, por exemplo, “tinham sido ensinados por suas mães que, se não duvidassem, Deus os livraria. E repetiram [para Helamã] as palavras de suas mães, dizendo: Não duvidamos de que nossas mães o soubessem.” (Alma 56:47-48).

Finalmente, as mulheres às vezes desempenhavam um papel importante no cenário jurídico e político da antiga Israel.

Uma ilustração disso é a história de Ester, cujas ações políticas foram fundamentais para salvar a vida de seu povo (mesmo arriscando sua própria vida), ao instituir a Festa de Purim. Esther foi capaz de usar suas habilidades e posição para “influenciar significativamente o mundo para sempre”.

Outros, como as filhas de Zelofeade, foram capazes de moldar significativamente a própria lei para melhorar as perspectivas das mulheres no mundo antigo (ver Números 27:1-11).

Meyers observou que “o papel vital das mulheres “na casa israelita” deu às mulheres considerável poder informal e pelo menos alguma autoridade legal”, especialmente sobre a educação de seus filhos.

O papel crucial que as mulheres desempenham na sociedade

Embora suas contribuições valiosas e necessárias muitas vezes não fossem registradas, é claro que as mulheres antigas tinham enorme influência em suas sociedades.

Compreender seus papéis singularmente importantes, em questões práticas e espirituais-pode ajudar os leitores atentos a apreciar melhor o significado daqueles na Bíblia e em todas as outras escrituras.

Assim como as mulheres foram fundamentais no ensino e na administração do evangelho nos tempos antigos, elas continuam a desempenhar um papel crucial, e cada vez mais aberto, no ensino e administração do evangelho hoje.

Por exemplo, com o tempo, as mulheres tiveram uma presença mais proeminente nas conferências gerais.

E nos últimos anos, os ajustes de políticas deram às mulheres papéis adicionais, como atuar como testemunhas de ordenanças e servir nos conselhos gerais da Igreja para ajudar a estabelecer a política da Igreja.

Embora mulheres e homens tenham diferentes responsabilidades eclesiásticas e familiares divinamente estabelecidas, há claramente espaço para que essas responsabilidades e papéis sejam expandidos, ajustados ou adaptados conforme indicado pela revelação contínua.

Ao falar às mulheres da Igreja, o Presidente Russell M. Nelson declarou:

“Seja por meio de admoestação ou conversa, precisamos de sua voz ensinando a doutrina de Cristo. Precisamos de sua contribuição nos conselhos de família, de ala e de estaca.  Sua participação é essencial e nunca decorativa!”

De fato, como escreveu o autor de Provérbios 31, o valor de uma mulher virtuosa “está muito acima dos rubis” (v. 10). As mulheres no mundo antigo e moderno devem ser reconhecidas e celebradas por suas contribuições inestimáveis no lar, na Igreja e em todas as sociedades ao longo do tempo.

Veja também: 3 mulheres notáveis para não ignorar no Velho Testamento

Fonte: Book Of Mormon Central

| Inspiração

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *