fbpx

O que fazer quando descubro informações na internet que me fazem questionar a minha fé

Não queremos ter uma mente tão fechada a ponto de olharmos para o mundo através do buraco de uma agulha, mas também não queremos ter uma mente tão aberta a ponto do nosso cérebro cair de nossa cabeça.

Se você chegou neste artigo pelo título, talvez tenha algumas perguntas sobre a veracidade da Igreja de Jesus Cristo por causa de informações negativas que encontrou na internet ou durante alguma conversa com outras pessoas.

E antes de responder o que você pode fazer, deixe-me dizer-lhe que não é ruim ter dúvidas e perguntas. Você não parou de ter um testemunho, na verdade, você está prestes a aumentá-lo.

Como curar nossas feridas

Eis a história real de um amigo a quem chamaremos de Matias. Após sua missão e seu casamento no templo, Matias criou uma família e, no correr do tempo, serviu em vários chamados de liderança na Igreja.

Posteriormente, ficamos sabendo que Matias enfrentou uma série de dúvidas e perguntas por causa de informações da internet que, segundo ele, enfraqueceram sua fé religiosa.

Quando alguém lhe perguntava o que estava acontecendo, Matias explicava que, por muitos anos, como membro e líder da Igreja, ele havia vivido feliz dentro de uma bolha. Então, alguns de seus amigos da Igreja começaram a vir até ele buscando respostas a perguntas que eles encontravam na internet.

Ele disse que muitos daqueles assuntos eram novos para ele —por exemplo, como Joseph Smith traduziu o Livro de Mórmon e o livro de Abraão, por que o sacerdócio havia sido negado aos negros até 1978, e se era verdade que Joseph Smith havia praticado a poligamia.

O problema de Matias não foi com o que se passou no momento em que estudava os detalhes de cada um desses temas. Na verdade, ele ficou amargurado porque se sentir traído pelo fato de nunca ter sido informado a respeito dessas coisas antes.

Vou dizer a verdade

Nós tínhamos aprendido sobre essas coisas quando éramos estudantes em na BYU, então não tínhamos certeza do porquê Matias não havia aprendido sobre elas. Todas as suas perguntas também foram discutidas em artigos acadêmicos por membros da Igreja na Enciclopédia do Mormonismo, que foi publicada por uma editora internacional em 1992.

Mas com o rápido crescimento internacional da Igreja nos últimos anos, temos que fazer um trabalho melhor para apresentar a novos membros, e também aos nossos próprios filhos, esses tópicos que podem exigir um pouco mais de estudo, para que se possam obter uma compreensão mais completa.

A história real da restauração da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias nunca foi secreta ou privada, e nos últimos anos está mais acessível, um exemplo claro é a publicação das edições de “Santos”, uma nova série sobre a história da Igreja em 4 volumes que apresenta histórias reais que todos podem entender.

Outro exemplo são os artigos sobre os Tópicos do Evangelho que estão disponíveis no site da Igreja, nos quais se analisam cuidadosamente todas as questões de Matias e muitas outras.

 Mas vamos ao que prometemos no título, o que fazer quando você precisa saber mais sobre o evangelho restaurado. Confira abaixo quatro sugestões:

1. Perguntas de fé são valiosas

Ter uma mente curiosa é um caminho para a compreensão e o crescimento. A Igreja não se autodestrói sob questionamento ou escrutínio. Em vez disso, buscar respostas e uma compreensão mais profunda pode nos ajudar a crescer.

Não queremos ter uma mente tão fechada que olhamos para o mundo através do buraco de uma agulha, mas também não queremos ter uma mente tão aberta a ponto do nosso cérebro cair de nossa cabeça.

Então, quando escolhemos nos adaptar a uma perspectiva mais completa e fiel, não permitimos que temas que ainda não entendemos interfiram nas verdades fundamentais que já conhecemos.

2. Seja cauteloso em relação aos pontos fracos da Internet

O acesso sem reservas a todas as informações da internet oferece grandes vantagens, mas também leva a grandes perigos.

Pode ser necessário muito esforço para verificar a precisão e os motivos dos autores de um site. A falta de filtros responsáveis e eficazes torna a Internet altamente vulnerável a informações e manipulações ruins.

Portanto, devemos ler o que nossos próprios estudiosos santos dos últimos dias escreveram.  Eles já responderam muito bem às críticas mais comuns contra a Igreja.

3. Concentre se no conteúdo doutrinário e positivo da Restauração

Aparentemente, Joseph teve acesso às fontes originais das quais todas as outras escrituras vieram, uma janela para todo o reino celestial; talvez a mesma janela pela qual Moisés, Néfi e João, O Revelador, viram.

As doutrinas puras e profundas que ali encontrou, revolucionaram o cristianismo, restauraram a verdadeira compreensão da natureza de Deus e da nossa relação com Ele, da natureza do homem, passada, presente e futura, da Queda, da Expiação de Cristo e do propósito da vida.

Esta surpreendente base religiosa ressoa como uma verdade transparente, e fala por si com tanta clareza que os detalhes de como o Senhor a revelou a Joseph, mesmo que pudéssemos compreendê-los, são menos importantes que o conteúdo recebido.

4. Cultive uma atitude de mansidão

O Élder Neal A. Maxwell disse que duvidar pode abrandar ou endurecer nossos corações, de acordo com [nosso] nível de mansidão. Ser manso, abrandar o coração e abrir a mente, mantém viva a semente da fé.

Quando permitimos que a adversidade endureça nossos corações impedimos que nossa semente continue se desenvolvendo, mas se preservamos com mansidão nosso desejo de crer e nosso coração fiel, a semente da nossa fé tem o potencial de florescer.

Ao nos movermos por meio de nossas complexidades, se não prosseguirmos aprendendo a dar ao Senhor e à Sua Igreja o benefício da dúvida, não demorará muito até que deixaremos de seguir o caminho da fé e do sacrifício – o único caminho que nos guia para a simplicidade profunda onde encontramos o cumprimento das grandes promessas do evangelho. 

Para ler o terceiro capítulo de “A Fé Não é Cega” online, clique aqui.

Para ouvir o audiolivro de “A Fé Não é Cega” online, clique aqui.

Se você quiser ler o livro completo online, clique aqui

Também, você pode acessar o site faithisnotblind.org (em inglês) e ouvir os podcasts exclusivos sobre esses assuntos. Se desejar, pode acessar os mesmo podcasts no YouTube e assisti-los com legendas em português, basta seguir os passos:

  1. Clique no botão de ‘Configurações’
  2. Escolha ‘Legendas’
  3. Selecione ‘Inglês (geradas automaticamente)’
  4. Clique novamente em ‘Legendas’
  5. Selecione a opção ‘Traduzir automaticamente’
  6. Escolha ‘Português’ na lista de idiomas
  7. Assista ao vídeo com as legendas traduzidas.
| Inspiração

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *