fbpx

Vida de Solteiro: Egoísmo versus Independência

mórmon solteiro

Escrito por Ashley Dewey

Muitos adultos solteiros são abençoados com a oportunidade de descobrirem quem realmente são e o que fazem ser tão especiais. Durante esta fase da vida, pode ser difícil saber a diferença entre se tornar independente e pensar apenas em si mesmo e em suas necessidades. William R. Bradford coloca isso da seguinte maneira:

De repente o equilíbrio entre o serviço e ser servido é drasticamente alterado. É um período de ajuste e crescimento, quando as relações paternas passam por uma transformação e ficamos envolvidos em relacionamentos professor – aluno ou empregador – empregado.

mormon-moçasComo o irmão Bradford compartilhou, há uma mudança de pensamento e passamos por um pequeno crescimento. Então, como podemos reconhecer a diferença entre nosso desenvolvimento verso a autossuficiência e o egoísmo tão detestável?

Primeiro, acho importante deixar muito claro o que estas duas palavras significam. De acordo com nosso bom amigo, o dicionário, ser autossuficiente é ser “capaz de suprir a suas próprias necessidades sem assistência externa”. Devemos aprender a sermos adultos. Como um jovem adulto eu acredito que ser autossuficiente seja ser capaz de tomar decisões. Significa ser capaz de entender como as coisas funcionam e como consertá-las. Por exemplo, se o pneu do seu carro estourar você sabe como trocá-lo? Isto significa não depender de outra pessoas para ser feliz. Isto significa que você pode pagar por pelo menos uma parte de suas despesas. Significa que você pode desenvolver talentos, habilidades e opiniões em tópicos importantes. Significa que você pode descobrir quem você realmente é e vir a compreender como ajudar outras pessoas.

O Que é o Egoísmo?

Ao contrário, ser egoísta significa que “você se importa consigo mesmo; e esta focado em atender as suas necessidades, interesses, bem-estar, a despeito dos outros.” William R. Bradford continua dizendo que é “o apego desmedido de si mesmo”. Ser um jovem adulto egoísta significa esquecer do próximo enquanto você esta desenvolvendo seus próprios interesses. Posso dizer por experiência própria como isso é danoso. Como um estudante, algumas vezes significava estar mais preocupada com meus deveres de casa do que separar um tempo para ajudar alguém que parece estar magoado ou triste. Infelizmente, por vezes, isso significava um sentimento de direito que as pessoas me deviam coisas simplesmente por causa de quem eu era, ou de como estava ocupada. Por exemplo, eu poderia esperar que meu companheiro de quarto levasse o lixo para fora, porque eu simplesmente tinha muita coisa para fazer naquele dia e ela não parecia estar tão ocupada assim.

Neal A. Maxwell nos ensinou em como reconhecer logo no inicio os estágios do egoísmo. Ele disse: “As primeiras e familiares formas de egoísmo são: crescer a custas de outros, requerer ou tomar o credito, se sentir feliz as custas da desgraça alheia, se magoar quando os outros tem sucesso, preferir uma vingança publica ao invés da reconciliação privada, ou prejudicar alguém por causa de algo que ela disse”.

Gostaria de compartilhar uma experiência pessoal que tive esta semana quando atingi um perigoso ponto de egoísmo. Eu estava sentada em uma atividade da igreja onde começamos a conversar sobre quem era melhor, o Red Sox ou os Yankees. Tudo começou de modo inocente, porque o time que eu defendia havia vencido o campeonato nacional e o outro time tinha ficado fora da final. De alguma forma eu confundi o sucesso do Red Sox com o meu sucesso. Eles tinham vencido por minha causa, e de um modo muito estranho eu comecei a tomar credito que não me pertencia. (Isto pode ser um choque para você leitor, mas eu não sou uma grande jogadora da liga de beisebol) à custa dos outros “cavaleiros” eu peguei dois outros amigos que também eram fãs de beisebol e por isso, continuamos a insultar e provocar. Toda vez que um fã dos Yankees compartilha um ponto inválido (de acordo com a nossa própria definição do que era válido) Eu sentia alegria toda vez que aqueles pontos não eram levados em consideração. Quando ele realmente tinham um ponto válido, eu o considerava como sem importância e tolo. Em todas as oportunidades possíveis, eu comecei a tirar proveito de suas palavras e distorcia as coisas apenas para que pudesse jogá-las de volta em seu rosto. Literalmente tudo o que o irmão Maxwell mencionou surgiu nessa conversa . Pode parecer bobo e inofensivo, mas refletir sobre o assunto foi um bom lembrete para mim de que Satanás também pode usar coisas pequenas e simples para a prática de maneiras egoístas.

Como Evitar Egoísmo

Para que você não se encontre em uma situação semelhante a minha, eu gostaria de convidá-lo a perguntar a si mesmo as seguintes questões:

Na semana passada, eu levei vantagem eu cima de alguém para obter algum beneficio para mim mesmo?

Levei crédito que eu realmente não merecia ?

Alguém fez algo errado e eu fiquei feliz a respeito?

Alguém foi bem sucedido e fiquei com inveja?

Levei vantagem sobre alguém usando contra ele suas próprias palavras?

Lembre-se que pensar por si mesmo é bom e muito importante. Colocar os outros antes de si mesmo vai lhe trazer mais alegria em sua vida e é você se sentirá muito bem!

Recursos Adicionais

Saiba mais sobre a verdadeira Igreja de Jesus Cristo.

| Vida dos Santos dos Últimos Dias