Mórmons podem ter barba
A barba têm diversos significados e importâncias diferentes durante a história e também os povos. De acordo com o site: historiadomundo.oul.com.br, as barbas tem diferentes símbolos em diferentes países. No Egito, os mais abastados usavam para representar status, na Grécia eram comuns em todos os cidadãos, os romanos não cortavam nenhum pelo até a idade da puberdade, depois raspavam todos os pelos e faziam seus ritos com eles, o tempo passou e ainda hoje o uso de barba é uma questão cultural. A pergunta é: e os mórmons podem ter barba? Muito se tem questionado sobre o tema durante muitos e muitos anos.
E para os mórmons, quais são as regras?

A resposta é simples: sim, os mórmon podem usar barba. O uso da barba não impede que nenhum homem seja chamado como um líder eclesiástico, como bispo ou presidente de estaca por exemplo. Os membros que usam barba podem entrar no templo e servir. Ter ou não barba não é um requisito para nenhum serviço local.
Há exceções claras, como os missionários de tempo integral. Barbear-se diariamente é uma regra para esse grupo seleto de rapazes que servem durante 24 meses fora de sua região. Talvez o motivo seja por higiene ou padronização, mas para eles isso de fato é uma regra a ser seguida.
Em dezembro de 1971 o Élder Dallin H. Oaks, dirigindo-se ao publico da BYU pronunciou-se contra a utilização da barba. Pelo código de honor da instituição os alunos não usam barba e não podem deixar o cabelo grande Seguindo portanto o padrão missionário. Veja o discurso (aqui).
Embora diversos apóstolos e profetas usassem barba no início da Igreja, hoje todos os líderes gerais e de área não usam barba. O Presidente da Igreja, seus conselheiros e apóstolos também não usam. Um profeta pode determinar um padrão de aparência para uma determinada época? A resposta é sim, vejamos um exemplo: “Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificareis as extremidades da tua barba.” (Levítico 19:27). Esse mandamento era estendido a toda a casa de Israel até o cumprimento da lei de Moisés. Ou seja, o Senhor através de seus profetas pode sim declarar um padrão de aparência.
Nada oficial é declarado sobre a barba, todavia muitas autoridades de área e geral incentivam os homens da Igreja a barbear-se com regularidade. Isso às vezes é feito em público, e às vezes em privado.
Por seguir seus líderes gerais, muitos mórmons não usam barba. Mas não há uma posição oficial da Igreja sobre o tema. Em muitas empresas a não utilização da barba também é uma regra. Isso também vem mudando, à medida que as barbas passaram a ser modeladas de maneira criativa e bonita. Mórmons podem ter barba, mas às vezes preferem não fazê-lo.
Ainda está curioso? Leia também: 5 considerações sobre o uso de “barba” e o evangelho. (aqui)
Eu sei dizer que gosto da minha barba e isso não me deixa menos digno de nenhum ofício. E viva os barbudos hahahaha
Sem dúvida alguma estar digno é mais importante do que ter ou não barba. Abraço e obrigado pelo comentário.
A questão é que a Igreja não deu uma posição oficial sobre uma regra específica do usar ou não usar barba. O que temos por parte da liderança é que precisamos manter uma boa aparência.
Sobre os missionários de tempo integral, os mesmos possuem uma regra específica do não uso da barba, mas não temos o motivo pelo qual seguem essa regra!!!
Oficiante do Templo não pode ter barba. Se isso acontece em algum lugar, é porque o Presidente está sendo complacente. Nas salas do Presidente e dos Conselheiros no Templo há fotos da Primeira Presidência, para mostrar qual é o padrão para oficiar.
O que geralmente ocorre é irmãos que testam o limite da desobediência. Não é mais fácil copiar o modelo das Autoridades Gerais e Missionários de Tempo Integral do que ficar achando isso ou aquilo?
Lembro-me que quando fui chamado para ser conselheiro do Bispo na minha ala cultivava uma barba sem bigode. Em minha entrevista com um dos conselheiros da Estaca, este utilizou o mesmo argumento dado pelo Sérgio, ou seja, de que não havia uma regra oficial mas que o padrão adotado pelos líderes era sem barba. Mostrou-me a foto da primeira presidência no escritório e disse: “Quando os líderes começaram a usar barba, serei o primeiro a segui-los.” Entretanto, fora esse episódio, não houve jamais qualquer reprimenda do presidente da estaca que até entrava na brincadeira, chamando-me vez ou outra de Brigham Young. Estive nesse chamado por dois anos até o bispo ser desobrigado. A barba nunca me atrapalhou em nada e durante esse período fui várias vezes ao templo. Servi em vários outros chamados desde então. Abandonei a barba quando começou a denunciar minha idade, mas admiro uma bela barba bem cultivada. Devemos tomar cuidado para não transformar tradições em doutrinas. (Isaías 29:13; D&C 46:7; Joseph Smith – História 1:19; Marcos 7:7; Tito 1:14)
Devemos tomar cuidado para não transformar tradições em doutrinas. (Isaías 29:13; Marcos 7:7; Tito 1:14; D&C 46:7)
Ola, Irmão eu uso barba por um motivo muito mais simples que obediência ou não.
Eu me sinto mais bonito e com mais alta- estima.
Acho que mesmo a Primeira Presidência não poderia me dizer como eu me sinto mais feliz com minha aparência.
Mas respeito sua devoção aos líderes da Igreja.
Bom, o Profeta atual e os apóstolos não usam, então seguirei o exemplo deles.
Sérgio, as mulheres podem usar calças? Eu nunca vi uma presidente geral da SOCSOC de calças, de acordo com seu argumento acho que todas as mulheres da igreja deveriam parar de usar calças e shorts (mesmo os abaixo do joelho) já que nenhuma mulher em posição de autoridade geral na igreja as usa. Acha que isso parece absurdo? Pois é, tanto quanto seu argumento com relação a baraba. Se não é uma regra, não tem como ser obediente ou desobediente, a questão é outra. Não sejamos como os fariseus que criavam “apêndices” dos mandamentos para sentirem-se superiores aos demais. Como foi dito, o padrão usado pela primeira presidência da igreja é o padrão para representantes oficiais da igreja. Além disso, de acordo com o raciocínio de que “quando o presidente usar eu também usarei, etc” poderia dizer que Brigham Young era um mal seguidor, já que Joseph Smith não tinha barba e ele sim. Bom, poderia continuar argumentando, mas acho que já fui claro na minha opinião. E pode até ser mais fácil simplesmente copiar, mas não traz tanto desenvolvimento quanto pensar e analisar a verdade das coisas.
Seria muito bom deixar bem claro que essa é a opinião pessoal do autor. Do jeito que o artigo declara a informação, soa como se ele fosse um porta voz da Igreja.
Nós não somos um site oficial da igreja. Todos os textos refletem a opinião dos autores que são membros ativos da igreja. Abraço.
5
Como fica em relação ao uso da expressão Eu sou mórmon ? Tem lideres na minha capela ensinando que é errado falar assim e que o correto é dizer que somos santos dos últimos dias. Já vi profetas falando na aliahona e nas conferencias o termo na hora de seus discursos e ninguém se manifestou discordando.
Olá Aderbal, tudo bem? A expressão mórmon foi criada com a intenção de diminuir os membros da igreja. Ela refere-se ao livro de Mórmon e não ao nome da Igreja. Por isso as autoridades nos incentivam a usar a sigla SUD. Entretanto, como o nome mórmon já se popularizou, até mesmo sites oficiais da igreja usam a palavra mórmon. Geralmente ela vem acompanhada da descrição de que este não é o nome correto da igreja. Respondemos sua pergunta? Abraço.
Aderbal, segue a parte do Manual 2 da Igreja sobre isso:
“[…]Ao referir-se aos membros da Igreja, é preferível usar a expressão “membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias”. Como referência abreviada, “santos dos últimos dias” é preferível, e “mórmons” é aceitável.
A palavra mórmon continuará a ser usada em nomes próprios como o Livro de Mórmon ou o Coro do Tabernáculo Mórmon. Também continuará a ser usada como adjetivo em expressões como “pioneiros mórmons”. Além disso, pode ser necessário usar a palavra mórmon para identificar a Igreja, conforme ela é mais conhecida em alguns países.”
Manual 2 – 21.1.34
Obrigada pela citação do Manual Rodrigo. Abraço!
Ola boa tarde, gostaria apenas de corrigir uma informação dada. É necessário sim estar sem barba para oficiar no templo. Os oficiantes devem seguir o mesmo padrão missionário com relação a barba.
Irmão Vinicius obrigada pela correção, no lugar da palavra oficiar deveria ter sido usado a palavra servir. A correção já foi realizada. Obrigada!
E sobre os homens terem cabelos longos? Pode ou não?
1
Excelente ! Muito bom o artigo!
0.5
Você poderia fazer um artigo desse tratando sobre a Coca-Cola. Muitos membros estão compartilhando essa publicação dizendo que mórmon pode usar barba. Mas nenhum comentou sobre o fato de seguirmos o exemplos dos nossos líderes (se eles não usam, eu não vou usar). O que você pode dizer sobre a Coca-Cola?
Olá, sobre a Coca Cola, como bispo, aconselho vc discernir sobre a palavra de sabedoria. Os líderes aconselha se a Coca Cola te faz mal, vc está quebrando a palavra de sabedoria .Agora se não faz mal , vc pode tomar. Lembrando uma coisa importante , se vc não quer nada de mal pro seu corpo, espero que vc não quer mal para o próximo. Um abraço.Espero que tirei suas dúvidas.
🙂
2.5
3.5
4.5
0
Realmente a igreja não tem nenhuma posição oficial sobre isso…
Mas prefiro pensar que para não errar na aparência e padrões, seria interessante seguir o padrão missionário de vestimenta e aparência…
Assim como para as irmãs, seguitem o padrão das sisteres, com recato no vestir e na aparência…
Afinal de contas, não é a toa que esse padrão é estabelicoso para eles (as), pois é um padrão elevado, de alguém que está servindo de testemunha de Deus, tomando sobre si o nome de Cristo e o representando… Assim como nós, mesmo não sendo missionários de tempo integral tb o fazemos…
Por isso creio que o Profeta, apóstolos e autoridades gerais também seguem esse padrão… Então me pergunto: “Pq não seguir esse mesmo padrão?”
Para mim é uma questão de bom senso…
Mas essa é apenas a minha opinião pessoal e a que aplicamos em nossa casa… 😉
Andando como plebeu ou como rei se guardardes os mandamentos você será exaltado nO Reino. Somos imagem e semelhança de nosso Pai, se é pra seguir aparência de alguém porque não a do maior profeta Filho Unigênito dO Pai Celestial.
Acredito que é importante manter a baba bem feita.
Entre rostos barbeados e filactérios, fico com a barba.
Olá, ao meu ver isso pode se encarado como umas das coisas da ordem das leis não escritas! Não precisa estar escrita em algum lugar, basta olharmos para o Profeta. Sei que no manual Guia da Família, tem uma orientação bem especifica para os que preparam, abençoam e distribuem o sacramento: ” Barba feita e cabelos cortados”; isso com o intuito de refletir o caráter sagrado da ordenança.