Na noite de quarta-feira, 27 de agosto de 2025, uma forte tempestade provocou um deslizamento de lama na área de Buckley Draw, onde um incêndio recente havia deixado a montanha vulnerável.
O fluxo de terra e detritos desceu pelas ruas, cobrindo estradas e soterrando uma capela de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias com mais de um metro de lama.
O fato ocorreu em Provo, Utah, Estados Unidos, e as imagens compartilhadas nas redes sociais mostraram como um rio de lama atingiu diretamente a Igreja localizada em uma interseção entre duas ruas.

Autoridades locais informaram que a lama chegou a cobrir janelas e portas, além de entrar em corredores e salas de aula. O presidente da estaca, Brian Hopkins, confirmou que, embora a estrutura da capela não tenho sido comprometida, uma das paredes cedeu devido à pressão.
De acordo com a KSL News, o diretor de Obras Públicas, Gordon Haight, informou que até uma das portas da cozinha cedeu, permitindo a entrada de cerca de um metro de lama no interior. O estacionamento, os jardins e parte da cerca também foram danificados.

Um esforço em comunidade
Ao amanhecer de quinta-feira, 28 de agosto, todo o cenário havia mudado. Em vez de uma paisagem coberta de lama, o que se viu foi um exército de voluntários com pás e baldes. Mais de 200 pessoas, entre vizinhos, membros da Igreja e equipes municipais, se organizaram para remover a lama aos poucos.
“É difícil descrever… havia lama por toda parte”, comentou Laura Thompson, uma das voluntárias. “Disseram que chegava a cerca de 1,20 metros. Eu 1,52 m de altura, e era quase até aqui”.

Apesar do ocorrido, os voluntários conseguiram limpar salas de aula, resgatar um carro e começar a recuperar o espaço.
“Parecia que éramos uma grande família”, acrescentou Thompson.
Segundo a KSL, para a prefeita Michelle Kaufusi, a tragédia destacou a força da comunidade:
“O esforço dos voluntários foi um raio de esperança em meio a um evento climático tão significativo.”

Até a tarde da quinta-feira, as autoridades relataram que mais de 13.400 toneladas de lama e detritos haviam sido removidas em quase mil viagens de caminhão.
Apesar dos danos materiais, não houve feridos. Nas palavras de Hopkins: “A capela foi preservada, e isso é uma bênção”.
A natureza mostrou seu poder em Provo, mas a resposta das pessoas foi ainda mais forte: solidariedade, esforço conjunto e gratidão pelo mais importante, a vida.
Veja também
- Templos e capelas da Igreja de Jesus Cristo: existe diferença?
- Fácil, rápido e seguro: Encontre a capela mais perto de você
- 7 capelas da Igreja de Jesus Cristo diferentes e as histórias por trás delas