fbpx

Por que Jesus foi proclamado filho de Deus em Seu batismo?

“E ouviu-se uma voz dos céus, que dizia: Tu és o meu Filho amado em quem me comprazo”. (Marcos 1:11)

O conhecimento

Quando Jesus foi batizado no início do seu ministério, várias manifestações divinas confirmaram a todos os presentes que ele era “o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1:29).

Essas manifestações muito significativas incluíram os céus se abrindo, o Espírito Santo descendo sobre Jesus e a voz do Pai falando do céu.

Marcos e Lucas citam Deus falando diretamente a Jesus: “e veio do céu uma voz que dizia:Tu és o meu filho amado, em quem me comprazo” (Marcos 1:11, Lucas 3:22).

Mateus registra Deus falando ao público que testemunhou o batismo de Jesus. Em qualquer investidura real, as palavras eram naturalmente dirigidas tanto ao que estava sendo elevado ao trono quanto ao povo que então honraria esse governante como seu líder divinamente nomeado.

Todos esses três Evangelhos, comumente referidos como Evangelhos sinóticos, parecem citar ou aludir ao Salmo 2:7, que é frequentemente visto como um salmo real proeminente associado à coroação dos antigos reis israelitas: “Proclamarei o decreto: o Senhor me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei”.

No antigo Oriente Próximo, era comum que os reis fossem referidos como o filho de uma divindade e que passassem por um processo de ritual de iniciação para receber poder e autoridade para agir em nome daquele Deus.

A este respeito, os reis eram considerados como tendo qualidades divinas. Assim, como Jasmin Gimenez Rappleye observou, “ser filho de Deus é, em sua essência, herdar a divindade e assumir uma forma de divindade. A proclamação da filiação de Jesus é uma confirmação tácita da sua divindade”.

Matthew B. Brown observou que a iniciação dos reis estava ligada diretamente ao recinto do templo e envolvia a admissão dos reis na presença de Deus.

A coroação de um rei e o batismo de Jesus Cristo

É significativo que muitos elementos do templo israelita apareçam no batismo de Jesus, quando Ele iniciou seu ministério e a presença de todos os três membros da Trindade foi manifestada.

Por exemplo, receber um novo nome, especificamente, a identidade do Filho de Deus, está associado ao recebimento das ordenanças de lavagem e unção. O rito de lavagem correlaciona-se prontamente com o fato de Jesus ter sido imerso e, portanto, lavado com água no seu batismo.

Quanto à unção, isto ocorreu simbolicamente quando o Espírito Santo veio em “forma de pomba” e repousou sobre Jesus.

No Velho Testamento, Isaías ligava especificamente o Espírito à unção (Isaías 61:1), e Pedro ligaria mais tarde este conceito ainda mais diretamente à experiência de Jesus no Jordão: “Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder” (Atos 10:38).

Joseph Smith relacionou ainda mais o “sinal da pomba” no batismo de Jesus com a identificação adequada de anjos – outro tema relacionado ao templo.

Finalmente, quando Jesus saiu da água em seu batismo, é digno de nota que os céus foram “abertos”, de acordo com a tradução literal grega de Marcos 1:10.

Nesta abertura ou separação do véu celestial, Jesus foi admitido na presença de dois membros da divindade, sendo Ele próprio o terceiro membro encarnado.

O seu batismo levou, assim, a uma espécie de confirmação ou encontro divino, muito parecido com os chamados proféticos encontrados no Velho Testamento.

O porquê

O batismo de Jesus foi a inauguração do ministério e da obra salvífica de Jesus. A identidade de Jesus como Filho Unigênito de Deus foi confirmada de forma dramática, à medida que o véu entre o céu e a terra se abria e a presença de todos os três membros da trindade se manifestava.

Uma experiência tão monumental abre um precedente para cada um de nós seguir. Como Néfi expressou perto do fim de sua vida:

“E agora, se o Cordeiro de Deus, sendo santo, terá necessidade de ser batizado com água para cumprir toda a retidão, quanto mais necessidade não teremos nós, sendo impuros, de sermos batizados, sim, com água!”

O Élder Bruce R. McConkie ensinou:

“Cumprir toda a justiça é cumprir todas as ordenanças, guardar todos os mandamentos e fazer todos os atos necessários para alcançar a vida eterna”.

Essas ordenanças, mandamentos e atos incluem aqueles realizados no templo sagrado, que são prefigurados pela ordenança do batismo.

Ao fazer convênios com o Senhor, também podemos tomar sobre nós o nome do Filho de Deus e seguir o caminho que Jesus traçou. Em relação às nossas próprias jornadas neste caminho da aliança, Rappleye observou:

“Jesus Cristo promete aos seus seguidores que aqueles que se arrependerem dos seus pecados e abraçarem o evangelho terão acesso conjunto à identidade de Jesus como filho”.

Em outras palavras, seguindo o exemplo que Jesus deu, todos os indivíduos podem eventualmente se aproximar do Senhor e ser admitidos em sua presença como filhos e filhas de Deus.

Fonte: Book Of Mormon Central

| Vem, e Segue-Me

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *