fbpx

3 ferramentas poéticas para entender o livro de Salmos

Livro de Salmos

Há uma variedade de maneiras de adorar e louvar Jesus Cristo e nossos Pais Celestiais. Um comum é através da música, canção e poesia, que usamos nas canções e hinos de Sião. Isso também não era incomum em dispensações anteriores.

Encontramos poesia em uma variedade de lugares no Velho Testamento, onde muitas vezes é incorporado na narrativa maior. Por exemplo, os leitores do Velho Testamento encontram poesia em Êxodo 15 (cântico do mar de Moisés), Juízes 5 (cântico de Débora) e 2 Samuel 22 (que é paralelo ao Salmo 18).

Muitos livros da Bíblia são compostos principalmente de poesia, como o livro de Jó e os Salmos. Na verdade, os profetas, como Isaías e Jeremias profetizavam em formas poéticas, o que significa que aprender a ler poesia antiga nos tornará mais capazes de ler textos proféticos.

Para nos ajudar a ser melhores leitores do texto bíblico, pode ser útil aprender um pouco sobre como a poesia hebraica antiga foi estruturada.

Acróstico e metáfora

Como todas as línguas, a poesia hebraica baseia-se em uma ampla variedade de formas e estruturas, embora nem sempre sejam as mesmas do português.

Enquanto a poesia em português é frequentemente caracterizada por rima distinta ou padrões métricos, a poesia na Bíblia hebraica não tem rima ou métrica discernível.

O hebraico usa técnicas como acróstico e metáfora. Por exemplo, no Salmo 29, a aparição de Jeová é descrita como uma tempestade, onde a “glória de Deus troveja” (Salmo 29:3). Este trovão quebra os cedros (29:5), separa labaredas do fogo. (29:7) e causa o nascimento precoce de animais (29:9).

O hebraico também usa estruturas acrósticas, onde um salmo ou poema começará com uma letra específica do alfabeto hebraico.

Provavelmente, o exemplo mais famoso disso é o Salmo 119, que na verdade são 21 Salmos separados, cada um é um acróstico onde cada versículo começa com a mesma letra do alfabeto hebraico.

Paralelismo

escrituras em malaio

Embora a poesia hebraica tivesse uma variedade de ferramentas poéticas à sua disposição, o principal marcador de material poético na Bíblia hebraica (especialmente nas traduções) é o uso de estruturas paralelas, nas quais uma declaração poética é intensificada pela declaração seguinte. O uso dessas estruturas é chamado de ” paralelismo.”

Como observado, as estruturas poéticas hebraicas aparecem em todos os livros do Velho Testamento, mas são especialmente comuns em Jó, nos Salmos e nos livros proféticos.

A melhor maneira de explorar e entender o paralelismo é olhando exemplos específicos das escrituras para ilustrar como essa poesia funciona. No que se segue, veremos exemplos de paralelismo das escrituras.

Provavelmente, a forma mais comum de paralelismo poético é “paralelismo sinônimo”, onde a afirmação intensificadora é uma reafirmação da primeira afirmação. Existem inúmeros exemplos disso no livro de Salmos.

Por exemplo, o Salmo 8:4 pergunta: “Que é o homem mortal, para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites?” O paralelismo poético é mais fácil de ver se o verso é definido em estrofes paralelísticas, assim:

“Que é o homem mortal, para que te lembres dele?

E o filho do homem, para que o visites?”

Essas duas questões mostram elementos sinônimos repetidos como parte do processo de intensificação. Homem (Hebraico enosh, que significa ” ser humano”) é paralelo ao Filho do homem (Hebraico ben adam, também significa “ser humano”).

“Lembres dele” é igualmente paralelo a “o visites”. Em vez de serem duas declarações separadas ou opostas, o salmista aqui está poeticamente dizendo a mesma coisa duas vezes.

O Salmo 19 e muito paralelismo

Muitas vezes, a reafirmação paralela pode ajudar a esclarecer como o autor antigo entendia conceitos paralelos.

Por exemplo, Salmo 19:7-9 é uma lista que compreende as várias bênçãos que vêm de guardar os mandamentos de Jeová.

Os primeiros paralelos na lista incluem várias declarações sobre os mandamentos: “a lei do Senhor é perfeita”, “o testemunho do Senhor é fiel”, “os preceitos do Senhor são retos”, “o mandamento do Senhor é puro”, “temor do Senhor é limpo,” e “os juízos do Senhor são verdadeiros e todos igualmente justos”.

Observe como o salmista compara poeticamente a lei, o testemunho, os preceitos, o mandamento, o temor e os juízos.

Estes estão conectados ao perfeito, certo, correto, puro, limpo, verdadeiro e justo. O paralelismo poético mostra como todos esses conceitos se correlacionam e ajudam a formar a compreensão do Salmista das leis e mandamentos de Deus.

Emoções e perguntas difíceis

Esses paralelos intensificadores podem ser bastante bonitos e realmente servem como um lembrete do que o Senhor disse a Emma Smith que “o canto dos justos é uma prece a [ele]” (Doutrina e Convênios 25:12).

Uma das coisas bonitas sobre a poesia nas escrituras é como ela mostra como os antigos israelitas se sentiam e adoravam a Jeová. O salmista no Salmo 51 expressa sua profunda tristeza e contrição:

“Lava-me completamente da minha iniquidade,

E purifica-me do meu pecado.

Porque eu conheço as minhas transgressões,

e o meu pecado está sempre diante de mim” (Salmo 51:2-3).

Eu amo a beleza da confissão do salmista aqui. Ele sabe que pecou, e há apenas um lugar onde ele pode pedir ajuda.

Há beleza na disposição dos Salmos para expressar seus sentimentos e procurar perguntas difíceis. Os vários autores nos Salmos transmitem toda a gama de emoções humanas, da tristeza do pecado à alegria, do medo ao desespero.

Embora o próprio Jesus o tenha citado, o Salmo 22:1 expressa o desespero que muitos de nós sentimos: “Deus, meu, Deus meu, por que me desamparaste??” O salmista continua a perguntar em uma construção paralelística:

Deus meu, eu clamo de dia, e tu não me ouves;

de noite, e não tenho sossego” (Salmo 22:2).

A linguagem poética em outros livros

Porque os Salmos são poesia e são expressões individuais de sentimento pessoal, eles são ótimos para ler quando nos sentimos sozinhos. Há momentos em nossas vidas em que Deus parece distante de nós.

A poesia da Bíblia, incluindo e especialmente os Salmos, lembra que não estamos sozinhos em nos sentir assim.

O paralelismo encontra seu caminho em muitas outras partes de nossa escritura. 2 Néfi 4:17-35 é frequentemente chamado de Salmo de Néfi porque Néfi usa poesia e estruturas poéticas para expressar sua tristeza pela morte de seu pai e suas próprias dificuldades. Observe o paralelismo em passagens como:

“Desperta, minha alma!  Não te deixes abater pelo pecado.

Regozija-te, ó meu coração, e não dês mais lugar ao inimigo de minha alma”. (2 Néfi 4:28).

Da mesma forma, no Novo Testamento, encontramos exemplos como no cântico de louvor de Maria (historicamente chamado de Magnificat), onde ela começa:

“A minha alma engrandece ao Senhor, 

E o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador” (Lucas 1:46-47).

Reconhecer o papel que o paralelismo poético desempenha nas escrituras, não apenas em livros poéticos como Jó ou os Salmos, aprofunda nossa compreensão de como os antigos autores das escrituras comunicavam seus pensamentos sobre suas interações com um Deus amoroso.

Tal como acontece com os santos dos últimos dias modernos e os hinos, algumas coisas são mais fáceis de dizer através da música e da poesia. Ao lermos as escrituras e vermos quantas pessoas expressaram seu amor e busca por Deus, pode nos ajudar em nossa própria caminhada.

Fonte: LDS Living

| Vem, e Segue-Me

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *