fbpx

O que pode e o que NÃO pode falar sobre as ordenanças do templo

Para os membros de A Igreja de Jesus Cristo o templo é a casa do Senhor e as cerimônias que se realizam em seu interior são sagradas.

Por causa disso, eles se perguntam o que devem ou não dizer fora do templo. Felizmente, no Manual Geral da Igreja você encontrará um ótimo guia.

Na seção 27.2, encontramos detalhes sobre o templo, incluindo os cinco convênios que os membros fazem quando recebem a investidura:

Na investidura, os membros são convidados a fazer os seguintes convênios sagrados:

Viver a lei da obediência e se esforçar para guardar os mandamentos do Pai Celestial.

Obedecer à lei de sacrifício, que significa fazer sacrifícios para apoiar a obra do Senhor e se arrepender com um coração quebrantado e um espírito contrito.

Obedecer à lei do evangelho de Jesus Cristo, que é a lei mais elevada que Ele ensinou enquanto estava na Terra.

Guardar a lei da castidade, que significa que um membro tem relações sexuais apenas com a pessoa a quem ele ou ela é legal e legitimamente casado(a) de acordo com a lei de Deus.

Guardar a lei da consagração, que significa dedicar seu tempo, seus talentos e tudo com que o Senhor os abençoar para edificar a Igreja de Jesus Cristo na Terra.

Em troca, o Pai Celestial promete que aqueles que permanecerem fiéis aos convênios do templo serão investidos “de poder do alto” (Doutrina e Convênios 38:32, 38; ver também Lucas 24:49; Doutrina e Convênios 43:16).

Veja também: Por que eu uso o garment do templo?

O manual também detalha o que é investidura e quais bênçãos ela oferece:

“A palavra investidura significa ‘dádiva’. A investidura só pode ser recebida nos templos. A investidura no templo é literalmente uma dádiva de Deus, por meio da qual Ele abençoa Seus filhos.  Algumas das dádivas que os membros recebem por meio da investidura no templo incluem:

Mais conhecimento sobre os propósitos e os ensinamentos do Senhor.

Poder para fazer tudo o que o Pai Celestial quer que Seus filhos façam.

Orientação divina para servir ao Senhor, à família e ao próximo.

Mais esperança, consolo e paz.

Todas as bênçãos prometidas da investidura estão em vigor nesta vida e por toda a eternidade.  O cumprimento dessas bênçãos depende da fidelidade ao evangelho de Jesus Cristo.

A investidura é recebida em duas etapas.  Na primeira, a pessoa recebe uma ordenança preliminar, chamada de iniciatória. A iniciatória também é conhecida como ablução e unção (ver Êxodo 29:4-9). Ela inclui bênçãos especiais referentes à herança e ao potencial divino da pessoa.

Durante a iniciatória, o membro é autorizado a usar o garment do templo. O garment representa o relacionamento pessoal do membro com Deus e o compromisso de obedecer aos convênios feitos no templo. Quando os membros são fiéis a seus convênios e usam os garments de maneira adequada durante toda a vida, ele também serve como proteção.  Para informações a respeito do uso e dos cuidados com o garment, ver o item 38.5.5.

Na segunda parte da investidura, o plano de salvação é ensinado, inclusive a Criação, a Queda de Adão e Eva, a Expiação de Jesus Cristo, a Apostasia e a Restauração.  Os membros também recebem instruções sobre como retornar à presença do Senhor”. (Manual Geral 27.2.)

Não devemos falar da informação sagrada que no templo prometemos não revelar. 

Embora essas informações sejam compartilhadas, o manual geral observa na seção 27.0 que há informações fornecidas no templo que os membros prometem especificamente não revelar, incluindo certos símbolos:

“Os convênios e as ordenanças do templo são sagrados.  Não se deve falar sobre os símbolos associados aos convênios do templo fora do templo.  Nem devemos conversar sobre as informações sagradas que no templo prometemos não revelar.  No entanto, podemos falar sobre os propósitos e a doutrina básica dos convênios e das ordenanças realizados no templo e os sentimentos espirituais que temos quando lá estamos”.

Na Conferência Geral de abril de 2019, o Élder Bednar falou sobre o que devemos ou não dizer sobre o templo:

Duas diretrizes básicas podem nos ajudar a alcançar a compreensão adequada enfatizada pelo presidente Benson:

2ª diretriz: Devido a nosso amor pelo Senhor, devemos sempre falar sobre Sua casa santa com reverência.  Não devemos revelar nem descrever os símbolos especiais associados aos convênios que recebemos nas cerimônias sagradas do templo.  Nem devemos falar sobre as informações sagradas que no templo prometemos especificamente não revelar.

2ª diretriz: O templo é a casa do Senhor.  Tudo no templo remete a nosso Salvador, Jesus Cristo.  Podemos falar dos propósitos básicos e da doutrina e dos princípios associados às ordenanças e aos convênios do templo”.

Existe uma grande reserva de recursos impressos, de áudio, vídeo e outros formatos para nos ajudar a aprender sobre ordenanças iniciatórias, investiduras, casamentos e outras ordenanças seladoras em temples.churchofjesuschrist.org. 

Ele continuou:

“Por gerações desde o profeta Joseph Smith até o presidente Russell M. Há uma rica reserva de recursos impressos, em áudio, vídeo e outros formatos para nos ajudar a aprender sobre as ordenanças iniciatórias, a investidura, o casamento e outras ordenanças de selamento.  Nelson, o propósito doutrinário das ordenanças e dos convênios do templo tem sido extensivamente ensinado pelos líderes da Igreja.

Há uma rica reserva de recursos impressos, em áudio, vídeo e outros formatos para nos ajudar a aprender sobre as ordenanças iniciatórias, a investidura, o casamento e outras ordenanças de selamento.

Há também informações sobre como podemos seguir o Salvador ao recebermos e honrarmos os convênios de guardar a lei da obediência, a lei do sacrifício, a lei do evangelho, a lei da castidade e a lei da consagração.

Todos os membros da Igreja devem se familiarizar com os excelentes materiais disponíveis no site temples.churchofjesuschrist.org”.

O que não devemos falar sobre o templo?

Para saber o que falar quando se trata do templo devemos considerar o que nos é pedido durante a investidura ou pelos líderes da Igreja para não discutir fora do templo.

A página de Perguntas Frequentes do churchofjesuschrist.org, especifica que algumas das palavras usadas nos convênios e ordenanças só devem ser discutidas nos templos.

Além disso, não há muitos conselhos sobre o que não devemos falar do templo. O melhor guia, como em todas as coisas, é seguir o Espírito.

Ao conversar sobre o templo, suas ordenanças e convênios, preste atenção à essa influência. Mas também esteja ciente das tradições passadas; não devemos ter medo de falar sobre o templo só porque nunca falamos sobre o templo.

A Pérola de Grande Valor

Não muito tempo depois da conclusão do centro de Conferências, o Élder Boyd K. Packer advertiu o público da conferência de abril de 2000 a lembrar que, embora o edifício fosse bonito, sua verdadeira beleza estava em seu propósito.

Ele compartilhou esta breve parábola:

“Um mercador que estava sempre à caça de jóias preciosas por fim achou a pérola perfeita. Pediu aos artesãos mais competentes que fizessem um porta-jóias à altura, com o interior revestido de veludo azul.  Deixou sua pérola de grande valor exposta para que todos partilhassem do tesouro E fazia questão de observar a reação das pessoas que vinham admirá-la.  Em pouco tempo, ficou bastante aborrecido, pois o que mais chamava a atenção das pessoas não era a pérola em si, mas o porta-joias”.

Quando se trata do templo, temo que, em vez de admirar a caixa, a fechemos, com medo de que a pérola possa ser danificada. Mas então não podemos ver a pérola. Não podemos discutir sua beleza e entendê-la.

O mesmo vale para o templo e seu propósito. Para entender os convênios, precisamos compartilhá-los e estudá-los. E podemos fazer isso mantendo a sacralidade do templo.

Considere seu próprio conhecimento do templo. Quão bem você entende os convênios do templo? Você estudou os recursos que a Igreja tem a oferecer? Aqui está uma lista de recursos que você pode entender melhor o que você pode e não pode discutir no templo:

Templos – A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Sobre a Investidura do Templo

Convidamos você a estudar esses recursos e aumentar seu conhecimento do templo. Ao entender melhor o templo, você será abençoado de inúmeras maneiras e ajudará as pessoas ao seu redor a reconhecer o verdadeiro valor e significado desses edifícios sagrados.

Fonte: LDS Living , LDS Daily

| Templos

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *