Templo

” A verdade é que, há muitos equívocos sobre os Templos Mórmons, incluindo a ideia que o que ocorre lá dentro é um grande segredo. “

Se você já viu um templo mórmon, provavelmente você imaginou o que acontece dentro do Templo, ou talvez você ouviu algum rumor sobre algum “estranho” ou “misterioso” ritual que fazem lá dentro.Crescendo como membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, eu provavelmente  já ouvi todos os rumores; e devo concordar com quem diz que alguns deles são, bem, um pouco estranhos.

A verdade é que, há muitos equívocos sobre os Templos Mórmons, incluindo a ideia que o que ocorre lá dentro é um grande segredo. Pelo contrário, no site oficial da Igreja há uma seção inteira dedicada a responder perguntas sobre templos e o que acontece dentro deles. Mas, meu propósito aqui não é responder todas as perguntas sobre os templos, há muitos outros recursos com esse tipo de informação. Entretanto, eu gostaria de mostrar uma visão mais pessoal compartilhando algumas das minas experiências dentro do templo e as bênçãos que vieram através destas experiências.

Templo de São Paulo

” Trabalhar ao lado do Senhor na Sua obra para salvar Seus filhos—isso é o que realmente acontece nos templos “

Participando em Batismos pelos mortos

Minha primeira experiência dentro do templo aconteceu quando eu tinha 12 anos de idade, fui com meu grupo de jovens para realizar “batismos pelos mortos” no Templo de Orlando, Florida. Agora, antes que você tenha algumas ideias estranhas, deixe-me dizer que nós não batizamos cadáveres nos templos (esse é um dos rumores estranhos). Ao invés disso, nós batizamos em favor dos nossos ancestrais que morreram sem realizar essa ordenança. Então, aqueles que estão esperando do outro lado tem a oportunidade de aceitar ou rejeitar essa ordenança.

Eu não me lembro muito sobre essa minha primeira experiência, mas eu me lembro do forte sentimento que tive que estava fazendo o que era certo. Saindo da água, eu entendi pela primeira vez o que o profeta antigo Obadias quis dizer quando ele se referiu a “Salvadores no Monte Sião” (veja Obadias 1:21).Cristo ensinou que o batismo é essencial para salvação(veja João 3:5). Mas sendo um Deus misericordioso e amoroso, o Senhor providenciou um caminho para aqueles que não tiveram culpa por não receber o batismo enquanto estavam vivos. Mais tarde, ainda na época da Bíblia (veja 1 Coríntios 15:29), Ele “autorizou que os batismos fossem realizados por aqueles que já faleceram”. Que grande honra e responsabilidade de participar, mesmo quando jovem, em uma ordenança que oferece a salvação de forma literal a outro indivíduo. Trabalhar ao lado do Senhor na Sua obra para salvar Seus filhos—isso é o que realmente acontece nos templos.

Recebendo minha Investidura

Templo

” Aprender sobre nosso potencial e se comprometer a viver o plano de Deus—Isso é o que realmente acontece dentro do templo. “

Muitos anos e muitas experiências adolescentes depois, eu fui ao templo, dessa vez em Washington, D.C., com outro propósito—para receber minha investidura. A investidura no templo é belamente simples, mas uma ordenança simbólica “onde somos ensinados sobre o propósito da vida, da missão e Expiação de Jesus Cristo e sobre o plano do Pai Celestial para Seus filhos.” Como parte desta ordenança, nós fazemos convênios, de guardar Seus mandamentos e de viver de acordo com Seu plano. Então “nós recebemos um vislumbre de como será quando vivermos em Sua presença” quando nós passamos da sala de ordenanças para a sala celestial (para ver imagens de como é dentro de um templo, clique aqui).

Enquanto eu viver nunca vou me esquecer do sentimento que eu tive quando passei pela sala de ordenanças e vi meus pais sorrindo, me esperando na sala celestial. Fui tomado por uma forte emoção quando encontrei com eles, refletindo sobre o simbolismo—um dia, através da graça de Deus e da Expiação de Jesus Cristo, eu vou passar dessa vida para ver aqueles que  amo esperando minha chegada do outro lado para viver com eles para a eternidade na presença de Deus. Aprender sobre nosso potencial e se comprometer a viver o plano de Deus—Isso é o que realmente acontece dentro do templo.

Templo Casamento

” Unir famílias, em felicidade, para eternidade—isso é o que realmente acontece dentro dos templos. “

Sendo selado a minha família

Quando adulto, retornei ao templo muitas vezes para participar de ordenanças adicionais, incluindo a investidura em favor dos meus ancestrais falecidos. Mas duas das experiências mais sagradas e significativas da minha vida estão conectadas com a ordenança do selamento. A primeira vez que participei diretamente em um selamento foi em Fevereiro de 2011, quando minha esposa e eu fomos selados (ou casados) no templo de St. Louis, Missouri, “para o tempo e para toda eternidade”. Depois, no janeiro passado, depois de finalizar a adoção da nossa amada filha, nos fomos abençoados por leva-la ao templo de Houston, Texas, para ser selada como família.

Casal Templo

” Saber que nem mesmo a morte pode separar-me da minha família é uma das maiores bênçãos e confortos da minha vida “

Durante estes selamentos, eu me ajoelhei em um altar com o amor da minha vida e com as mãos dela e da minha filha sobre as minhas, nós fizemos outros convênios juntos. Em retorno, foi nos prometido que se nós fossemos verdadeiros e fieis aos convênios que fizemos um ao outro e a Deus naquele dia, nós poderíamos estar juntos como família não apenas nesta vida, mas também na próxima. No meu curto período nessa terra, nada pode ser comparado a doce alegria e ansiosidade que eu senti durante estas duas experiências. Saber que nem mesmo a morte pode separar-me da minha família é uma das maiores bênçãos e confortos da minha vida; é algo que outros que estiveram no templo desejam de todo coração. Com certeza, essa é uma das principais razões de se enviar missionários para compartilhar a mensagem do Evangelho Restaurado pelo mundo

Unir famílias, em felicidade, para eternidade—isso é o que realmente acontece dentro dos templos.

Escrito por Joseph Harrison, traduzido por Viccenzo Benatti