fbpx

3 coisas que talvez você nunca tenha reparado sobre o batistério no templo

Primeiramente, vamos começar com algumas coisas que você provavelmente não sabe sobre as pias batismais dos templo de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Elas são usadas ​​para realizar batismos a favor de nossos antepassados ​​falecidos que nunca tiveram a oportunidade de serem batizados. Elas quase sempre ficam em cima de doze bois, simbolizando as doze tribos de Israel e lembrando o “mar de bronze” associado aos templos do Antigo Testamento.

Agora, confira algumas coisas que você pode não ter percebido sobre as fontes batismais do templo:

Uma vista de cima

Dê uma olhada no batistério do Templo de Memphis Tennessee (ou de outros templos no mundo):

Consegue ver algo no formato da pia batismal? Tente imaginar que você está acima dela, olhando para baixo. Você consegue identificar algum simbolismo interessante? Para mim, de cima, a maioria das fontes batismais do templo parece um pouco mais ou menos assim:

Coincidência? Provavelmente. Mas seja intencional ou não, acho que o simbolismo ainda é muito legal.

O batismo é realmente a ordenança que abre a porta para o caminho do convênio. Especialmente no contexto das ordenanças vicárias, pense em como você é a chave para que a porta seja destrancada para seus antepassados ​​falecidos.

Proteção

Considere as táticas defensivas do Boi-almiscarado. Quando os predadores os cercam (Lobos Árticos, no caso do vídeo abaixo), os bois formam um círculo protetor em torno de seus filhotes, que são os mais vulneráveis ​​do rebanho. Enquanto os bois mantiverem esse círculo, os lobos quase sempre desistirão do ataque. Eles não são páreo para os adultos de 400 quilos.

Agora, dê outra olhada nos bois desta pia batismal:

Lá estão eles, em um círculo de defesa. Quem eles estão defendendo? Os membros mais jovens ​​do rebanho: a pessoa que está sendo batizada nas águas.

Há uma importante lição sobre união aqui. Você é um boi maduro e experiente no rebanho? Ou você é um dos jovens? Se você é um adulto maduro, tem a responsabilidade de proteger os membros mais jovens. Assim que esse círculo de defesa for rompido, os lobos entram e o boi mais jovem não tem chance. Não quebre o círculo de defesa.

E se você não fizer parte de um círculo de defesa, encontre um. Há jovens mais do que suficientes que precisam de sua ajuda. A fonte é meramente simbólica. É você e eu que estamos encarregados de fazer o trabalho pesado.

As tribos de Israel

Você já sabe que os doze bois simbolizam as doze tribos de Israel. Mas como sabemos disso? Bem, uma das dicas vem de Números 2, onde Moisés e Aarão descrevem como Deus quer que as tribos de Israel acampem no deserto:

Os que assentarem as suas tendas do lado do oriente, para o nascente, serão os da bandeira do exército de Judá – E junto a ele assentará as suas tendas a tribo de Issacar – Depois a tribo de Zebulom

A bandeira do exército de Rúben, segundo os seus esquadrões, estará para o lado do sul – E junto a ele assentará as suas tendas a tribo de Simeão – Depois a tribo de Gade

A bandeira do exército de Efraim, segundo os seus esquadrões, estará para o lado do ocidente – E junto a ele estará a tribo de Manassés – Depois a tribo de Benjamim

A bandeira do exército de Dã estará para o norte – E junto a ele assentará as suas tendas a tribo de Aser – Depois a tribo de Naftali

Em outras palavras, três tribos estavam viradas para o norte, três para o leste, três para o sul e três para o oeste. Portanto, há três bois de frente para cada direção abaixo de nossas pias batismais, simbolizando o acampamento israelita.

Mas observe que a tribo de José é representada por seus filhos, Efraim e Manassés. Então, tecnicamente, estamos lidando com 13 tribos de Israel, não apenas 12.

Nós temos 12 responsáveis ​​pela configuração do acampamento até agora, mas há uma tribo ausente dessa lista. Você notou qual?

É a tribo de Levi. A tribo de portadores do Sacerdócio Aarônico e oficiantes do templo (ou oficiantes do tabernáculo, naquela época). Onde está a tribo de Levi em tudo isso? Número 2:17 responde à nossa pergunta (adicionado entre parênteses):

“Então partirá a tenda da congregação com o exército dos levitas no meio dos exércitos; como assentaram as suas tendas, assim marcharão, cada um no seu lugar, segundo as suas bandeiras.”

Os levitas, junto com o templo, estavam localizados no centro do acampamento. Da mesma forma, um portador do Sacerdócio Aarônico espera no centro da pia batismal a pessoa que será batizada de seus antepassados. O portador do sacerdócio completa a representação simbólica do acampamento de Israel.

Ao combinar esse simbolismo com os círculos de defesa dos bois, o templo no centro do acampamento nos mostra o que era a coisa que os israelitas mais valorizavam e protegiam.

Relacionado:

O que é o “batistério” dos templos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias?

| Templos

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *