fbpx

Beleza em meio às cinzas: 10 anos depois do incêndio do Tabernáculo de Provo

O incêndio começou na escuridão de uma noite fria de dezembro, mas durou quase 38 horas. Quando terminou, um símbolo havia se transformado em cinzas e a cidade de Provo, Utah, estava de luto.

Já se passaram 10 anos desde que um incêndio destruiu o Tabernáculo de Provo. Ao olhar para trás, nos inspiramos na transformação desse amado edifício em um templo sagrado.

O Tabernáculo de Provo

O Tabernáculo de Provo foi o segundo tabernáculo construído pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias na cidade. A construção começou em 1883 e foi projetada para acomodar 3 mil pessoas. Sua inauguração foi em 1898.

Desde o momento em que suas portas se abriram até ser destruído pelo fogo, o Tabernáculo de Provo foi um o principal local de eventos da comunidade na cidade. O que incluiu concertos, apresentações comunitárias, conferências de estaca e conferências gerais para a Igreja.

Um fato interessante sobre o tabernáculo é que a icônica torre central, vista na primeira fotografia e reconstruída no Templo de Provo City Center, foi removida em 1917 porque fez o telhado afundar. A foto acima mostra o Tabernáculo de Provo no verão de 2009.

O incêndio em 17 de dezembro de 2010

Com a aproximação do Natal de 2010, o Tabernáculo de Provo sediaria mais uma vez as apresentações das festas de fim de ano para a comunidade. Em 16 de dezembro, o tabernáculo recebeu todos os aparatos necessários para a apresentação de “Gloria” de Lex de Azevedo, o que incluía um piano de 100 mil dólares que havia sido alugado para a ocasião.

Enquanto os cantores e músicos ensaiavam, um técnico de iluminação instalava uma luz de 300 watts em um alto-falante com uma caixa de madeira enquanto montava as luzes do palco.

Segundo relatos, o incêndio começou enquanto os cantores e músicos ainda estavam dentro do tabernáculo, por volta das 21h30. Os bombeiros só chegaram ao local às 3 da manhã.

Embora a perda de um marco histórico como esse tenha sido muito triste, foi um milagre que ninguém tenha se ferido em um incêndio tão grande. Em meio à s cinzas, uma obra de arte especial foi encontrada e apelidada de “um milagre de Natal”.

O Templo de Provo City Center

Em outubro de 2011, o Presidente Thomas S. Monson anunciou que o Tabernáculo de Provo seria reconstruído como o segundo templo da cidade. Isso daria início a um processo de transformação verdadeiramente magnífico.

Ontem, no décimo aniversário do incêndio, a prefeita de Provo, Michelle Kaufusi, escreveu em seu site como a construção do templo abençoou não apenas os santos dos últimos dias da cidade.

“Felizmente, a grande perda deste amado espaço de reunião acabou se tornando uma vitória da comunidade, pois continua a ser uma bela lembrança da história de Provo”.

Em outubro de 2013 durante a conferência geral, a irmã Linda S. Reeves resumiu as lições que aprendemos com o incêndio no Tabernáculo de Provo e sua transformação em um templo:

“Há quase três anos, um incêndio devastador destruiu o interior do querido e histórico tabernáculo de Provo, Utah. Essa perda foi considerada uma grande tragédia tanto para a comunidade quanto para os membros da Igreja. Muitos se perguntaram: “Por que o Senhor deixou isso acontecer? Sem dúvida, Ele poderia ter impedido o incêndio ou interrompido a destruição que ele causou.

Dez meses depois, na conferência geral de outubro de 2011, houve uma manifestação audível de surpresa quando o Presidente Thomas S. Monson anunciou que o tabernáculo quase destruído se tornaria um templo sagrado: uma casa do Senhor! De repente, pudemos ver o que Senhor já sabia! Ele não causou o incêndio, mas permitiu que o fogo destruísse o interior do edifício. Ele viu o tabernáculo como um templo magnífico — uma casa permanente para a realização de convênios sagrados e eternos.

Minhas queridas irmãs, o Senhor permite que sejamos testadas e provadas, às vezes até o máximo de nossa capacidade. Vimos a vida de entes queridos — e talvez a nossa própria — ser figurativamente queimada até as cinzas e nos perguntamos por que um Pai Celestial amoroso e carinhoso permitiria que uma coisa assim acontecesse. Mas Ele não nos deixa nas cinzas. Ele Se ergue de braços abertos, ansioso para convidar-nos a vir a Ele. Ele está edificando nossa vida para que se torne um templo magnífico no qual Seu Espírito possa habitar eternamente.”

Fonte: LDS Daily

| Templos

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *