fbpx

Presidente Nelson escreveu a um jornal local sobre sua visita ao Arizona

texto do presidente Nelson é publicado em jornal do Arizona

Nota do editor: o Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Russell M. Nelson, escreveu este texto como parte de sua visita ao estado do Arizona em 10 de fevereiro. 

Minha esposa, Wendy, e eu visitamos Paradise, Califórnia, no mês passado para encontrar e consolar os afetados pelo terrível incêndio florestal que deixou 86 mortos e destruiu mais de 18.000 estruturas em novembro passado.

Quando planejamos a nossa visita, não tínhamos como saber que apenas 40 horas antes da nossa partida, perderíamos a nossa filha Wendy para o câncer.

Voamos para a Califórnia com o coração pesado.

Em Paradise, testemunhamos uma devastação absoluta. A cidade foi destruída. O rescaldo foi surpreendente – famílias desabrigadas, as empresas se foram, as crianças ainda assombradas pela noite em que fugiram para salvar a vida.

Mas essa tragédia também revelou o melhor da humanidade – socorristas correndo para ajudar os outros como suas próprias casas queimadas, famílias ajudando os vizinhos mais velhos a colocá-los fora de perigo, os moradores e vizinhos trabalhando incansavelmente para ajudar os refugiados.

A compaixão é uma ferramenta poderosa

Apóstolo Mórmon Russell M. Nelson

Presidente Russell M. Nelson (Foto: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias)

Ao tentarmos consolar aqueles que ainda estão se recuperando do desastre, eles pareciam mais preocupados com a maneira como estávamos enfrentando nossa perda.

Ao olhar com lágrimas no coração uns dos outros, as chaminés enegrecidas e um mar de cinzas pareciam desvanecer-se no fundo. Nossa fé compartilhada de que Deus curaria nosso coração e nos ajudaria a reconstruir nossa vida, uniu nosso coração em amor e nos permitiu vivenciar “a paz de Deus, que excede todo o entendimento”  (Filipenses 4:7). Voamos para casa sóbrios pelo que tínhamos visto, mas também inspirados pela bondade de tantos. Fomos consolados pela tranquilidade de que Deus cuida de Seus filhos que sofrem.

Se tem algo que aprendi em meus 94 anos de vida, é que uma vida com Deus é muito melhor – mais cheia de esperança – do que uma sem ele. A fé em Deus é, e sempre foi, a força preeminente para o bem neste mundo. É a fonte mais duradoura de paz para a mente e o coração.

O que vivenciamos em Paradise, com homens e mulheres cujo coração estava aberto a Deus, está em grande contraste com muito do que vemos no mundo de hoje. Temo que muitos estejam de pé à beira de um precipício espiritual e emocional. Não muito tempo atrás, a crença em Deus era um dado e expressões de fé a norma.

Mas nos últimos anos, temos vivenciado uma mudança de um mundo em que parecia impossível não acreditar em Deus para um em que a fé é simplesmente uma opção – e muitas vezes sujeita ao ridículo.

Quando Deus é retirado da nossa consciência coletiva, há ramificações preocupantes. O rabino Lord Jonathan Sacks, antigo Rabino Chefe das Congregações Hebraicas Unidas da Commonwealth britânica, insistiu que “o que os secularistas esqueceram é que o Homo sapiens é o animal que busca significado”.

“Se há uma coisa que as grandes instituições do mundo moderno não fazem, é prover significado” (“Not in God’s Name: Confronting Religious Violence” [2015], 13).

De fato, a nossa alma humana anseia por compreender o propósito da vida e perceber que Deus os conhece e se preocupa com ela.

Como um jovem residente cirúrgico nos Hospitais da Universidade de Minnesota no início dos anos 1950, fiz parte da equipe de pesquisa que construiu a máquina coração-pulmão que permitiu o primeiro acesso cirúrgico ao coração humano aberto e batendo.

Trabalhar ao lado de mentes brilhantes (lá e em outros lugares) foi emocionante. Mas a inteligência humana tem seus limites. Como cirurgião, consertei centenas de corações. Mas minhas habilidades não poderiam curar mágoa, apagar a tristeza ou curar feridas emocionais. Nada feito pelo homem pode aproximar-se do que Deus pode fazer por Seus filhos.

As mentes mais capazes não podem oferecer redenção do pecado ou curar nosso coração da dor emocional. Elas não podem gerar esperança ou alegria duradoura. Não podem prometer a vida após a morte ou o potencial de estar com nossos entes queridos além da sepultura. Não podem gerar paz de espírito.

Mas Deus pode. O nosso DNA espiritual é o Seu DNA. Se nosso coração estiver aberto a Ele — se acreditarmos na divindade do Pai e de Seu Filho — podemos erguer-nos das cinzas de nossa vida e nos tornarmos os homens e mulheres que fomos enviados à terra para nos tornarmos.

Achei que entendesse um pouco de consertar corações

Meu foco mudou instantaneamente para curar corações de outra maneira, ajudando a todos a voltarem-se ao Mestre que cura,  Jesus Cristo”, Russell M. Nelson escreve. (Foto: Rick Bowmer/Associated Press)

Depois de três décadas fazendo cirurgia cardíaca em todo o mundo, achei que entendesse um pouco de consertar corações. Então fui chamado como apóstolo do Senhor Jesus Cristo. Naquele momento, Meu foco mudou instantaneamente para curar corações de outra maneira, ajudando a todos a voltarem-se ao Mestre que cura,  Jesus Cristo.

Nos últimos 35 anos, viajei pelo mundo encontrando-me com milhões de homens e mulheres em mais de 130 países. Testemunhei os efeitos da pobreza e da riqueza, vi o impacto da educação e da falta dela, conheci os mais famosos e as mais humilde das almas, e fui gratificado pelo alcance humanitário de tantos que se preocupam profundamente com a condição humana, incluindo a Igreja que agora tenho o privilégio de liderar.

Mas a coisa mais profunda que testemunhei é a diferença inigualável que a crença em Deus e em Seu Filho, Jesus Cristo, tem na vida de uma pessoa. Não há simplesmente nada que se compare com o refino, a força enobrecedora e o significado que vêm na vida de um crente e de um servo devotado.

Não quero dizer que a fé em Deus elimina os desafios. Não elimina. Todos experimentamos as vicissitudes da vida.

Estresse financeiro, problemas de saúde, relacionamentos e sonhos fraturados, perda pessoal, injustiça nas mãos de homens e mulheres conspirando – cada um destes pode encher nosso coração com ansiedade e medo.

Mas é minha convicção que nosso Salvador pode fortalecer e nos permitir alcançar nossas elevações mais altas e ser capaz de lidar com nossos mínimos baixos. Como um apóstolo ordenado de Jesus Cristo, convido-vos a procurar saber por si mesmo que Ele é o Mestre que cura. Ele tem a capacidade de curá-lo do pecado e da tristeza, do desespero e da mágoa. Eu vi este bálsamo de cura entre o povo de Paradise, na Califórnia, e eu O senti pessoalmente repetidas vezes, incluindo recentemente no falecimento de nossa preciosa filha.

Seja qual for a sua tradição de fé ou as circunstâncias pessoais, como um servo do Senhor, convido-o a olhar para Ele e torná-Lo o centro de sua vida. Abra seu coração a Deus e peça-Lhe ajuda. Ele preencherá sua vida com significado e seu coração com esperança que transcende tudo o que o mundo pode oferecer.

Russell M. Nelson é presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Fonte: AZCentral

Relacionado:

Profeta convida aos jovens a coligarem Israel: os 5 Conselhos do Pres. Nelson

 

| Profetas Hoje

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *