fbpx

Pres. Nelson fala sobre construir pontes de cooperação ao invés de muros de segregação

O Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias lembrou os presentes na 110ª convenção nacional anual da Associação Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor (NAACP), sobre a importância de construir pontes de cooperação ao invés de muros de segregação.

Confira o discurso completo do Presidente Nelson:

Meus queridos amigos, sinto-me humilde pelo convite de estar com vocês. Por mais de um século, a NAACP tem se dedicado a melhorar vidas e elevar a sociedade. Vocês têm feito muito para proteger e ajudar uma quantia inumerável de pessoas. Seus ideais elevados são inspiradores!

Ano passado, líderes da NAACP — liderados pelo presidente Leon Russell e membros do comitê nacional — visitaram Salt Lake City. Meus dois conselheiros e eu — a Primeira Presidência de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias — tivemos o privilégio de recebê-los. Nosso encontro foi marcado por um respeito mútuo e o desejo de unir nossas forças, para ver se ao trabalharmos juntos, poderíamos ajudar mais pessoas.

Na coletiva de imprensa que sucedeu a reunião, expliquei que uma doutrina fundamental e uma convicção profunda de nossa religião, é que todas as pessoas são filhas de Deus. Acreditamos verdadeiramente que somos irmãos e irmãs — todos somos parte da mesma família divina.

Na mesma coletiva de imprensa, o Presidente Derrick Johnson e eu, estendemos um convite à todas as pessoas, organizações e unidades governamentais, para a trabalhar com mais civilidade, eliminar preconceitos de qualquer espécie e centralizar interesses importantes que temos em comum.

Para simplificar, nos esforçamos para construir pontes de cooperação ao invés de muros de segregação.

Como registrado no Livro de Mórmon, o qual estimamos como um companheiro escriturístico da Bíblia Sagrada, o Salvador convida “todos a virem a Ele e a participarem de Sua bondade; e não repudia quem quer que o procure, negro e branco, escravo e livre, homem e mulher; …todos são iguais perante Deus.” (2 Néfi 26:33)

Que possamos repetir a última frase: “todos são iguais perante Deus” Vocês reunidos aqui, se esforçam para fazer desta verdade celestial uma realidade terrena. Eu os elogio por isso. Mas mesmo assim, sabemos que como sociedade e como país, ainda não alcançamos a harmonia e respeito mútuo que permitem que cada homem ou mulher e cada menino ou menina, se torne a melhor versão versão de si.

A cura para o que nos aflige foi receitada pelo Mestre dos Médicos, Jesus, o Cristo. Quando um fariseu mal-intencionado desafiou o Salvador a identificar o maior mandamento da lei, a resposta do Salvador foi a mais memorável e breve possível. A resposta foi cheia de verdade que leva a uma vida cheia de alegria. Sua instrução foi primeiro amar a Deus de todo nosso coração e então, amar nossos próximos como a nós mesmos. (Mateus 22:35-39)

Seu presidente, Derrick Johnson, recentemente demonstrou o segundo maior mandamento. Ao receber uma premiação de serviço público em nome da NAACP oferecido pela Sociedade de Gestão da Brigham Young University, o Presidente Johnson reconheceu que lhe foi perguntado porque ele aceitaria um prêmio de membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Sua resposta? “Porque são o nosso próximo.”

Aquela foi uma resposta profunda.

Estamos todos conectados e temos uma responsabilidade dada por Deus de ajudar a tornar melhor a vida daqueles à nossa volta. Não temos que ser iguais ou parecidos para amarmos uns aos outros.Nós nem sequer temos que concordar para amarmos uns aos outros. Se tivermos alguma esperança de recuperar a boa vontade e o senso de humanidade pelos quais ansiamos, devemos começar com cada um de nós, uma pessoa de cada vez.

Tenho observado a influência de uma pessoa assim na minha cidade natal, Salt Lake City, Utah. O reverendo France Davis, pastor da Igreja Batista Calvário por 45 anos, tem dedicado sua vida ao ministério. Ativo no Movimento dos Direitos Civis, ele participou na marcha em Washington, D.C., em 1963, e na marcha de Selma a Montgomery de 1965. Sua dignidade silenciosa e defesa incansável da união enriqueceu a estrutura de nossa comunidade.

Há muitos anos, tive o privilégio de receber o Reverendo Davis em uma apresentação do Coro do Tabernáculo, na Praça do Templo. Agora, nos orgulhamos do Coro do Tabernáculo, que tem sido reconhecido literalmente no mundo todo. Quando a apresentação terminou, perguntei ao Reverendo Davis o que ele achou do programa. “Foi muito bom,” ele disse graciosamente, “mas faltou espírito. Se você quer experimentar uma música com espírito, você deve visitar a minha igreja.”

Então minha esposa e eu fizemos exatamente aquilo. E ele estava certo. A energia do Coro da Igreja Batista Calvário era algo para se contemplar. Embora nosso gosto musical difira, devo dizer que ele e sua Igreja melhoraram nossa cidade de uma maneira tangível.

Uma comunidade verdadeira começa com relacionamentos desse tipo; ao amar nosso próximo; ao honrar e servir uns aos outros. Este é o espírito de cooperação compartilhado pela NAACP e A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

racial

Como vocês devem saber, o relacionamento entre essas duas entidades não começou nas reuniões em Salt Lake City no ano passado. Um ano antes, Derrick Johnson encontrou-se com meu colega eclesiástico, Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos. Eles estavam em Jackson, Mississippi, em uma visita à casa do mártir e herói do Movimento dos Direitos Civis, Medgar Evers. Medgar Evers é um verdadeiro patriota. Ele morreu na causa da liberdade.

O Presidente Johnson e o Élder Holland se encontraram e conversaram no escritório da NAACP, localizado no edifício onde Evers trabalhava como um oficial de campo da NAACP. Depois daquela visita inicial no Mississippi, elaboramos um plano para reformar o escritório de Medgar Evers e preservar seu importante legado.

Logo, membros locais da NAACP começaram a trabalhar com membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias para refazer paredes, instalar carpetes novos e fazer outras melhorias.

Em 1963, após a morte de Medgar Evers, ele foi homenageado com palavras de 1 João 4:20: “Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?”

O primeiro grande mandamento — de amar nosso Deus — é inexoravelmente unido ao segundo grande mandamento de amar nosso próximo. Juntos, podemos extender este amor à todos os filhos de Deus — nossos irmãos e irmãs.

Como Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, eu oro para que possamos cada vez mais chamar uns aos outros de queridos amigos. Que avancemos fazendo tudo em nosso alcance para exemplificar os dois grandes mandamentos — amar a Deus e amar cada um de Seus filhos. De braços dados e lado a lado, podemos nos esforçar para ministrar nossos irmãos e irmãs em todos os lugares, de todas as maneiras possíveis. Este mundo nunca mais será o mesmo. Meu queridos amigos, muito obrigado.

Que Deus os abençoe.

Fonte: Newsroom.churchofjesuschrist.org

Relacionado:

Pres. Nelson: “Não temos que ser iguais para amar uns aos outros”

 

| Profetas Hoje

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *