fbpx

Élder Soares fala sobre a importância dos pioneiros ao redor do mundo

Os pais do Élder Ulisses Soares conheceram os missionários e foram batizados quando ele tinha apenas 5 anos de idade em São Paulo. Ele se batizou aos 8 anos de idade.

Por serem os únicos membros de família, o Élder Soares disse que cresceu sem ter um relacionamento com seus outros familiares.

“A Igreja se tornou minha família, e muitos de meus amigos eram da Igreja. Todos eles me ajudaram e me apoiaram à medida que eu crescia no evangelho de Jesus Cristo.”

Ao refletir sobre seus primeiros anos como membro da Igreja, ele recorda do seus pais encontrando forças e coragem nos ensinamentos do evangelho. Ele recorda de seus líderes de ramo que se esforçavam para ensiná-lo.

Ele recorda de seus amigos que o ajudaram, já que ele era o único santo dos últimos dias e sua escola e trabalho. O Élder Soares considera seus pais, líderes e amigos pioneiros.

“Acredito que um pioneiro Santo dos Últimos Dias é alguém que ajuda a pavimentar o caminho para os outros. Devo muito ao que está acontecendo hoje em minha vida àquelas pessoas maravilhosas que me ajudaram a pavimentar o caminho”.

“Meus filhos são a terceira geração na Igreja, e agora vejo meus netos crescendo no evangelho e recebendo as bênçãos dos meus pais – as bênçãos que eles trouxeram para a nossa família por causa de seu sacrifício para mudar o seu futuro.”

Pioneiros em todos os países

Em nosso país temos mais de 1.5 milhões de membros da Igreja, sete templos, e mais quatro anunciados ou em construção. Este crescimento começou através de duas famílias alemãs, os Zapfs e os Lippelts, que foram batizados na Alemanha e imigraram para o Brasil em 1913 e 1923.

Em 1929, Bertha Sell e seus quatro filhos se tornaram as primeiras pessoas a serem batizadas no Brasil. Bertha Sell imigrou da Alemanha para o Brasil depois da Primeira Guerra Mundial.

“Ela foi um membro fiel e ajudou a estabelecer a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em um país estranho para ela”.

O Élder Soares disse que não há uma data específica para honrar o dia dos pioneiros fora do estado de Utah. “Mas recontamos a história deles em ocasiões especiais”, ao criar uma nova estaca, dedicar uma capela, ou dedicar um templo – “o que é o real fruto do sacrifício deles”.

O apóstolo também falou sobre as experiências mais memoráveis onde encontrou com grupos de pioneiros como na criação da primeira estaca da América do Sul em São Paulo em 1966, a Conferência Regional em São Paulo quando o Presidente Spencer W. Kimball anunciou o primeiro templo na América do Sul, a dedicação do terreno do Centro de Treinamento Missionário em 1993 feita pelo Élder James E. Faust, ao acompanhar o Élder Neil L. Andersen quando ele criou a 100ª estaca nas Filipinas em setembro de 2017, e ao dedicar o Templo de Fortaleza em Junho de 2019.

A participar da dedicação do Templo de Fortaleza foi um momento marcante para o Élder Soares, porque o templo está localizado em uma área que fez parte de sua missão de tempo integral.

Na ocasião, membros pioneiros de Fortaleza foram convidados a compartilhar a história de suas conversões, sobre a experiência o Élder Soares disse:

“Não posso esquecer a expressão de gratidão daqueles pioneiros que estavam naquela maravilhosa e memorável reunião.”

Élder Soares durante a dedicação do Templo de Fortaleza. Fonte: Church News.

Ele também compartilhou a experiência de ouvir o testemunho de um homem pioneiro nas Filipinas, que o marcou de uma maneira que ele nunca se esquecerá.

“Nós podíamos nos identificar com o amor dele pelo evangelho, com sacrifícios que ele fez para viver através do testemunho que recebeu, e com seus esforços de convidar outras pessoas a se juntar ao evangelho de Jesus Cristo”.

“Encontramos esse tipo de pessoa em todos os países e todos os lugares… Eles se sacrificaram tanto para estabelecer o reino de Deus em seus países”.

Élder Andersen e Élder Soares reunidos com membros pioneiros nas Filipinas. Fonte: Church News.

O Élder Soares falou sobre as dificuldades que muitos santos dos últimos dias enfrentam ao se sacrificarem pelo evangelho.

“O Senhor disse:

‘Portanto, tende bom ânimo e não temais, porque eu, o Senhor, estou convosco e ficarei ao vosso lado; e testificareis de mim, Jesus Cristo, que eu sou o Filho do Deus vivo, que eu fui, que eu sou e que eu virei.’

Acredito que essa promessa amparou os pioneiros nas dificuldades e desafios que eles passaram, mas também nos amparou porque aquelas promessas são válidas para todos nós.

Meu encorajamento é um convite para orar diante do Senhor, pedir ajuda, nos humilhar diante de nosso querido Pai Celestial, que nos ama tanto. Ele é nosso Pai, e Ele quer que sejamos felizes nesta vida. Ele quer que voltemos a Ele.”

O Élder Soares afirmou que hoje podemos ser pioneiros ativos ao decidirmos seguir o evangelho, ser bons exemplos para o mundo e ao decidirmos refletir a luz do Salvador.

Fonte: Church News

Relacionado:

Presidente Ballard compartilha como ele ouve o Senhor

 

| Profetas Hoje

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *