fbpx

4 dicas do Élder Jeffrey R. Holland para todos os professores da Igreja

holland

Nota da editora: Artigo originalmente publicado em 2017 e atualizado para maior clareza.

“Todos queremos ensinar como Jesus ensinou. Sua instrução era simples, direta e poderosa. Ele, muitas vezes, contou histórias ou parábolas para que as pessoas pudessem compreender facilmente. Sem exceção, Suas lições eram espiritualmente motivadoras. Ele amava Seus ouvintes. E também, os que tinham ouvidos para ouvir e olhos para ver, o amavam”, disse o Élder Jeffrey R. Holland durante uma reunião do conselho mundial para professores de 5 de novembro de 2017.

E sobre o que significa ensinar à maneira do Salvador, ele compartilhou: “amar, motivar, ajudar os outros a entender, assim como Cristo fazia.”

Mas, para aqueles de nós que não são perfeitos como Jesus Cristo, como podemos tornar esse alto padrão uma realidade? Bom, o Élder Holland nos ajuda com a resposta:

“Vocês têm amados líderes comprometidos a orientar, treinar e incentivar vocês. Vocês recentemente organizaram reuniões de conselho de professores em que outros professores compartilharão ideias com vocês. Vocês têm manuais e dicas de ensino e vários recursos auxiliares ao seu alcance. Vocês conseguem!”

Ao mesmo tempo, o Élder Holland nos deu alguns avisos sobre as coisas que são potencialmente perigosas para os professores.

“Deixe-me começar algumas coisas que não devemos fazer, coisas que acho que impedirá o ensino pelo Espírito.”

1. Não se programe, planeje ou se prepare demais

Quando fazemos isso, “esquecemos que estamos ensinando pessoas, seres humanos, uns aos outros, e estamos usando material — estamos usando lições e doutrina — para fazer isso”, o Élder Holland compartilha.

2. Não sintam que há material demais e que há necessidade de falar tudo

O Élder Holland nos lembra que nosso foco principal é manter um bom relacionamento com as pessoas que estamos ensinando, “e não deixar o material brutalizar a lição e nos brutalizar”. Quando isso acontece, estamos propensos a ficar ansiosos e frenéticos, algo que torna difícil para nós sentir o Espírito.

3. Não seja alguém que fica enrolando na aula e diz “não me preparei. Vim confiando que o Espírito do Senhor nos dará direção”

Essa pode ser uma das mais perigosas de nossas tendências como professores. Como o Élder Holland enfaticamente diz:  “Isso é pedir demais do Espírito. É pedir ao Espírito que faça o trabalho dele e o nosso trabalho também”.

4. “Se não receberdes o Espírito, não ensinareis”

Após citar essa escritura em Doutrina e Convênios 42:14, o Élder Holland diz: “[A escritura] não significa apenas que vocês não vão ensinar, e não significa apenas que vocês não poderão ensinar, significa que vocês não deverão ensinar” se não tiverem o Espírito. Contudo, mais uma vez o Élder Holland oferece palavras de consolo para aqueles que possam ficar com medo dessa perspectiva, reforçando sua mensagem inicial: “Vocês conseguirão!”

Fonte: www.LDSLiving.com

Relacionado:

| Profetas Hoje
Publicado por: Luciana Fiallo
Tradutora e intérprete de formação e paixão. Escolheu essa profissão para, no futuro, poder fazer lição de casa com os filhos e continuar trabalhando.
Devocional Mundial da Sociedade de Socorro com o Pres. Nelson
Assista ao treinamento do Seminário de Instituto de 2024

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *