fbpx

Élder Bednar fala pela primeira vez para uma comunidade de jornalistas em Washington D.C.

O Apóstolo disse que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias faz o que faz porque “nós amamos [Jesus Cristo] e queremos seguir Seu exemplo em nossas vidas.’

No início de seu discurso diante de quase 100 jornalistas no The National Press Club em Washington, D. C., Na quinta-feira, 26 de Maio de 2022, o Élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, abordou brevemente o tiroteio na escola em Uvalde, Texas.

“Nós choramos com aqueles que choram e oramos por todos aqueles afetados por este ato sem sentido de violência”, disse o Élder Bednar.

“Minha oração e minha bênção é que sejamos guiados, consolados e ajudados em nosso importante trabalho, e que as vítimas, famílias e nações possam receber a paz que supera todo entendimento — a paz que vem de Jesus Cristo.”

O equilíbrio das observações do Apóstolo forneceu uma visão geral da missão e obra da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

“O objetivo básico da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é ajudar as pessoas a aprender sobre a natureza e os atributos de Deus, amar a Deus, tornar-se discípulos de Seu Filho Jesus Cristo e amar e servir nossos irmãos e irmãs”, disse o Élder Bednar.

“Acreditamos que Deus pode mudar nossos corações e nos transformar de dentro para fora mais do que nós mesmos. E também acreditamos que a mudança muitas vezes é necessária de fora para dentro.”

Ajuda humanitária e Bem-Estar

O trabalho humanitário da Igreja é uma parte significativa dessa mudança “externa”. O Élder Bednar compartilhou detalhes do recente Relatório Anual de 2021 do apoio humanitário da fé (que incluiu US$906 milhões em despesas e 6,8 milhões de horas de serviço).

Ele também mencionou que a Igreja está ajudando os deslocados pelo conflito na Ucrânia e aqueles em 27 países europeus vizinhos. Grande parte desse alcance é feito em colaboração com outras organizações globais.

“Certamente não temos todas as respostas”, disse o Élder Bednar, “mas unimos forças com a comunidade global para erradicar a fome, administrar imunizações que salvam vidas, fornecer mobilidade em cadeira de rodas para aqueles que estão imóveis e treinar profissionais de saúde para fornecer suporte físico, mental e emocional.”

Educação

O Apóstolo também falou das iniciativas de educação espiritual e secular da Igreja. Estas são fundamentais para como a Igreja ajuda as pessoas a se ajudarem.

Somente em 2021, disse o Élder Bednar, a Igreja investiu mais de US$1 bilhão em Educação. Isso inclui financiamento para quatro universidades e campi universitários, 645 institutos de religião e um programa de seminário global para adolescentes.

“Aprendemos que uma pessoa com um novo coração, uma pessoa mudou de dentro para fora, serve e abençoa a família, amigos, vizinhos, congregações e comunidades de maneiras poderosas”, disse o Élder Bednar. “Eles aprendem a se ver pelo que são e, portanto, se tratam de acordo.”

Relações Raciais

Sobre o tema das relações raciais, o líder sênior observou a colaboração nos últimos anos entre a Igreja e a Associação Nacional para o avanço das pessoas de cor.

“Estamos trabalhando juntos para apoiar projetos comunitários nas principais cidades dos EUA, fornecer bolsas acadêmicas para populações carentes e iniciar neste verão a primeira bolsa de estudos Amos C. Brown que irá apoiar aproximadamente 50 jovens para viajar e trabalhar em Gana para obter uma visão maior da harmonia racial”, disse o Élder Bednar.

Veja também: 5 maneiras de proclamar a verdade do Evangelho de Jesus Cristo com amor

Comunidade LGBTQ

O Élder Bednar também mencionou o esforço de construção de relações entre Igreja e a comunidade LGBTQ nos Estados Unidos. Isso inclui o apoio a leis de liberdade religiosa e não discriminação no Arizona e em Utah, bem como um projeto de lei federal atualmente em consideração.

“Estamos orgulhosos de estar com nossos irmãos e irmãs LGBTQ — alguns dos quais estão conosco hoje, neste importante esforço”, disse ele.

“É um trabalho árduo — e um objetivo pelo qual vale a pena lutar. Embora possamos não concordar com tudo, certamente estamos construindo uma base de respeito e compreensão mútuos.”

O Templo de Washington D.C.

As cerimônias dentro da casa do Senhor “elevam, inspiram, enobrecem e mudam os participantes à medida que aceitam a responsabilidade individual de seguir os ensinamentos e o exemplo de Jesus Cristo”, disse o Élder Bednar.

“Assim como os filhos de Israel com seu tabernáculo e o Templo do rei Salomão, somos um povo que constrói e ama o templo. E as promessas espirituais que fazemos em nossos templos hoje são fundamentais para mudar as pessoas.”

O Élder Bednar abordou uma variedade de outros tópicos. Ele disse que as mulheres compõem a maior parte da Igreja e participam de muitas maneiras. Cerca de 93 mil lideram as Sociedades de Socorro da congregação local (a organização da religião para as mulheres).

Ele disse que os 91 mil missionários da Igreja aprendem a “lição de mudança de vida que ele ou ela faz parte de algo maior e mais importante do que eu.”

Ele disse que a Conferência Anual (e gratuita) de genealogia RootsTech da Igreja, que serviu mais de 3,1 milhões de pessoas este ano, ajudou os participantes a “encontrar seus ancestrais, compartilhar suas memórias e fazer conexões significativas.”

Por que os santos dos Últimos Dias fazem essas coisas?

Somos a Igreja de Jesus Cristo, restabelecida ou restaurada na terra nos últimos dias, em preparação para a Segunda Vinda do Senhor Jesus Cristo,” disse o Élder Bednar. Fazemos todas essas coisas porque, como Seus discípulos, O amamos e queremos seguir Seu exemplo em nossas vidas.”

Perguntas e Respostas

Após seu discurso, O Élder Bednar respondeu a mais de uma dúzia de perguntas. Várias dessas perguntas (editadas para concisão e clareza)e suas respostas estão abaixo.

Por que a Igreja está crescendo tanto na África?

“A África foi influenciada em muitas partes do continente através dos primeiros missionários cristãos. Quando você vai visitar uma congregação lá e recita um versículo da Bíblia, todos na congregação, sem olhar para um texto, podem recitá-lo com você. Há uma tradição cristã muito forte. Assim, a mensagem da restauração da Igreja Primitiva atinge um acorde ressonante nessas pessoas. Eles vêm, eles vêem nossas congregações, eles participam, e eles desejam se filiar .”

Muitos líderes da Igreja, incluindo você, têm profundas origens em Administração de empresas. Quais são algumas das vantagens de tanta perspicácia empresarial nos mais altos níveis da Igreja?

“Eu tentei muito não deixar minha formação acadêmica influenciar o que eu faço como apóstolo do Senhor Jesus Cristo. No Livro de Mórmon, há um versículo que diz : ‘Quando são instruídos pensam que são sábios e não dão ouvidos aos conselhos de Deus’. Portanto, não tomo minha formação acadêmica e experiência e imponho isso à Igreja. Eu deixo a doutrina de Cristo influenciar como eu vejo as coisas. Assim, certamente há vantagens práticas em saber sobre como as organizações funcionam, orçamento e assim por diante. Mas eu vejo isso realmente como secundário. Tento ver o que fazemos e a missão que cumprimos através das lentes do evangelho de Jesus Cristo.”

Pode ser interessante: A Igreja de Jesus Cristo participa de quase 4 mil projetos humanitários em 188 países em 2021

Com mais de US$100 bilhões em fundos e ativos, a Igreja tem mais capacidade do que qualquer outra igreja no país para ajudar a eliminar a pobreza. O que mais a Igreja poderia fazer em termos de esforços humanitários?

“As pessoas querem bater na Igreja e dizer: ‘Bem, você tem todo esse dinheiro guardado’. Sim, e é uma boa ideia para outras pessoas seguirem esse exemplo. Você pode ler no Antigo Testamento cerca de sete anos de fome e sete anos de abundância. É uma boa ideia preparar-se. Essas empresas que descrevi são consumidoras de recursos, não geradoras de recursos. E muitas pessoas dependem do recurso que fornecemos. E se as coisas são diferentes no futuro do que são agora, achamos que é providente e sábio se preparar para manter esse tipo de apoio em um ambiente econômico incerto.”

Você pode imaginar um dia em que os membros da Igreja LGBTQ poderão se casar e ser selados dentro da Igreja?

“Acreditamos que o casamento entre um homem e uma mulher é ordenado por Deus, e que a família é fundamental para o plano do Pai para o destino eterno e felicidade de seus filhos.”

Você mencionou que as mulheres lideram dentro da Igreja de muitas maneiras. Haverá alguma mulher presidente da Igreja?

“Seguimos o padrão da igreja antiga. Acreditamos que um homem deve ser chamado por Deus por profecia e pela imposição de mãos por aqueles que possuem autoridade para pregar o evangelho e administrar as suas ordenanças. O padrão antigamente era que os apóstolos eram homens.”

Como uma pessoa transgênero seria tratada se já tivesse concluído sua transição antes de explorar a adesão à Igreja?

“Damos as boas-vindas a todos e nos esforçamos para amá-los. Agora, eu uso a palavra esforçar-se porque não fazemos isso perfeitamente. E assim as pessoas têm estereótipos, eles têm equívocos, eles têm vieses e eles têm preconceitos. Nós nos esforçamos para amar a todos.”

Dada a pressão financeira significativa que o dízimo é para aqueles em guerra ou em pobreza abjeta, existe alguma discussão dentro da Igreja sobre não exigir isso para as pessoas nessas situações ou pelo menos dízimo apenas do que resta após de pagar por moradia, comida e outras necessidades?

“O Presidente Hinckley esteve neste púlpito em 2000 e fez referência à lei do dízimo. Lembro-me de vê-lo ensinar em áreas empobrecidas do país e prometer ao povo: o caminho para sair da pobreza é guardar os mandamentos de Deus, incluindo o dízimo. A Igreja não precisa de seu dinheiro, mas essas pessoas precisam das bênçãos que vêm de obedecer aos mandamentos de Deus.”

Onde você vê repórteres errando?

“Você sempre perde algo na generalidade de um estereótipo. ‘Os santos dos últimos dias são assim ou todos fazem isso’. Eu acho que precisa haver um pouco mais de precisão. Precisa-se escutar e perguntar um pouco mais. Mas eu acredito que eles poderiam fazer um pouco mais do que apenas pegar uma visão de segunda mão de outra pessoa e força-la. Há um pequeno dever de casa que deve ser feito para descobrir o que realmente está acontecendo.”

Você pode falar sobre a decisão de realmente enfatizar o nome completo da Igreja em vez de se chamar de Mórmon ou Igreja SUD?

“Acho que o Presidente Russell M. Nelson será conhecido para sempre como um homem de notável coragem para dizer que não usaremos mais um apelido, pejorativamente ligado à nossa Igreja por nossos inimigos. E convidamos outras pessoas a nos chamarem do que somos chamados: a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Você sabe, vivemos em um mundo onde todos se ofendem com quase tudo. E não nos ofendemos. Nós apenas pedimos às pessoas que respeitem o que para nós é muito sagrado. O nome da Igreja foi revelado. Foi revelado pelo líder da Igreja, que é Jesus Cristo. E simplesmente pedimos às pessoas que respeitem isso e nos chamem do que somos.”

Para assistir o discurso do Élder Bednar em inglês clique aqui.

Fonte: Newsroom

| Profetas Hoje

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *