Como foi o devocional para jovens adultos com o Élder Soares em português?

É sempre muito especial ouvir um membro do Quórum dos Doze falar, mas é ainda mais especial quando é em português, não é verdade?

A reunião do último domingo contou com a participação à distância dos seguintes líderes: Élder Adilson de Paula Parrella (Presidente da Área Brasil) e sua esposa Sílvia; Élder Denelson Silva (Setenta de Área no Brasil) e sua esposa Regina; Irmão Joaquim Moreira (Diretor regional dos S&I em Portugal) e sua esposa Isabel; Élder Ciro Schmeil (da Presidência de Área Africa Sul) e esposa Alessandra; e Élder Saulo Franco (Setenta de Área na Europa) e esposa Kátia.

Presencialmente estavam o casal Bigelow – que serviram como Presidentes de Missão em Recife há alguns anos.

A reunião foi dirigida pelo Élder Carlos A. Godoy e ele começou falando dos anos de amizade que tem com o Élder Soares. São mais de 20 anos servindo juntos!

Depois das boas vindas, tivemos a oportunidade de ouvir o Élder Soares e a Irmã Soares.

Ao iniciar o devocional o Élder Soares se emocionou ao declarar que somos lembrados pela Primeira Presidência e também pelo Quórum dos Doze. 

Ele disse: “Posso lhes assegurar que eles os amam de verdade, e se preocupam muito com cada um de vocês […] Vocês estão sempre em nossas orações e em nossos pensamentos.”

Há pouco mais de uma semana, o Élder Soares perguntou em suas contas de redes sociais o seguinte: “Em preparação para nosso devocional, gostaríamos de perguntar algo à vocês. Poderiam nos dizer como os desafios que enfrentaram em 2020 os ajudaram a se aproximarem mais do Salvador?”

As respostas recebidas mostraram a fé, a gratidão e o amor que os jovens possuem por nosso Salvador.  

“Fico feliz ao saber, que de uma maneira ou de outra, os desafios que enfrentaram nesses últimos meses os ajudaram a se achegarem mais ao Salvador. É por meio Dele que recebemos a paz, o encorajamento e as forças que necessitamos para vivermos os mandamentos Dele e encontrarmos alegria em nossa jornada”, disse.

O devocional foi dividido em algumas categorias de perguntas que foram enviadas por jovens adultos de diversos locais. Deixamos separadinho aqui as categorias:

Achegar-se mais ao Salvador

O Élder Soares relembrou um devocional para jovens adultos que foi guiado pelo Presidente Nelson (quando era presidente do Quórum dos Doze) e sobre o conselho que nos foi dado naquela ocasião.

“Se vocês estudarem tudo o que Jesus disse, que está registrado no Novo e no Velho Testamento; estudarem a doutrina que foi registrada no Livro de Mórmon a respeito do Salvador; e estudarem também as revelações que Ele tem dado aos profetas, começando por Doutrina e Convênios, o seu amor pelo Salvador vai aumentar muito.’ Além disso, [o Presidente Nelson] disse que a sua capacidade de se tornar como Cristo aumentaria significativamente.”

O Apóstolo nos aconselhou, que se estudarmos as escrituras, poderemos conhecer melhor nosso Salvador e então nos aproximar mais Dele.

Fé e Testemunho

O Élder Soares compartilhou uma experiência muito difícil, que aconteceu quando ele e a Irmã Soares eram jovens adultos. O segundo filho do casal faleceu poucos momentos depois de nascer, e o apóstolo disse que ao tentar entender aquilo que tinha acontecido, “algo do céu encheu meu coração. Um sentimento de amor profundo. Senti claramente o Pai Celestial falando para mim ‘Fica calmo, vai dar tudo certo, não desista!’. Aquele sentimento me deu coragem para continuar, enterrar nosso filho, voltar para o hospital, cuidar de minha esposa e continuar a vida.”

Ele disse que não podemos desistir quando as coisas ficam difíceis, que precisamos ter fé para ser diligentes e para ter forças para continuar, pois nosso Pai Celestial nos fortalece e cuida de nós.

Podemos sempre confiar em Deus. E podemos sempre orar a Ele.

O Élder Soares nos ajudou a refletir sobre como encaramos nossas orações. Se são oportunidades de falar com Deus e se nos humilhamos. “A oração é vital, nós precisamos encontrar um pequeno Bosque Sagrado em nossas vidas.”

Foto: Facebook – Élder David A. Bednar

Expiação

Em resposta às perguntas enviadas pelos jovens adultos sobre como usar a Expiação em nossas vidas e também como podemos saber quando fomos perdoados, o Élder Soares nos levou para o discurso do Rei Benjamim, no Livro de Mórmon.

Segundo o Apóstolo, e segundo o Rei Benjamim, sabemos quando fomos perdoados quando sentimos o Espírito Santo, sentimos alegria e também sentimos paz de consciência. Ele também comentou sobre aqueles erros que não esquecemos. Essa lembrança pode até ser como um lembrete, para que não erremos mais, “mas à medida que a gente for sentindo paz de consciência, a presença do Espírito, alegria e nos esforçando para nos arrepender cada vez mais, essa lembrança vai se tornando cada vez mais distante. Esse é um milagre que vai acontecer por meio de nossa fé”.

O Senhor da Oração, por Yungsung Kim. Imagem: Lighthaven

Revelação

Precisamos obter revelação em nossas vidas porque não sobreviveríamos atualmente sem ela. Foi o que nosso profeta nos ensinou. Podemos obter revelação ao orarmos com real intenção (com desejo de agir de acordo com a resposta), disse o Élder Soares.

Aflições e Tribulações

Além de falar sobre a importância da oposição no Plano de Felicidade, o Élder Soares falou sobre ver as aflições por meio dos olhos da fé. 

“Esse é um princípio muito importante em nossa vida. Claro que não é fácil passar por desafios. Não é nada fácil, nem é gostoso. Ninguém gosta. Não acho que o Salvador estava alegre de ser crucificado na cruz. Ele estava satisfeito e feliz porque estava cumprindo o plano de nosso Pai Celestial, mas a dor Dele foi muito intensa, tanto física quanto espiritual […] Mas se a gente olhar com os olhos da fé, a gente não inibe as bênçãos que Deus tem para a nossa vida no futuro.”

Arte de Yongsung Kim

Namoro

O Élder Soares compartilhou que ser fiéis ao evangelho nos fará merecedores de receber todas as bênçãos, conforme escrito em Mosias 2:41.

Ele também disse que como todas as coisas que fazemos têm um propósito, namorar também precisa ter um propósito. “Não podemos namorar sem propósito, pois é sem propósito.”

Para poder buscar alguém com certa característica, precisamos primeiro desenvolver aquilo que tanto desejamos em outra pessoa.

Os conselhos dados foram muito práticos, e olha, sugerimos que você assista abaixo:

E ao encerrar a sessão de perguntas e respostas o Élder Soares testificou:

“Ouçam os ensinamentos dos profetas […] O Senhor fez uma promessa maravilhosa para todos os que seguem os profetas. Na seção 21 de Doutrina e Convênios […] versículo 6, o Senhor disse assim: “pois assim fazendo, as portas do inferno não prevalecerão contra vós, sim, e o Senhor Deus afastará de vós os poderes das trevas e fará tremerem os céus para o vosso bem e para a glória de Seu nome”.

Meu queridos amigos, em dias tão turbulentos como nós estamos vivendo, numa era onde existem tantas filosofias seculares nos pressionando para fazer coisas contrárias aos princípios do evangelho, seguir as palavras dos profetas em nossa vida nos abençoa para que as portas do inferno não prevaleçam contra nós, os poderes das trevas não terão influência sobre nossa vida e Deus fará tremer os seus para nosso bem.”

E então, qual foi a sua parte favorita deste devocional especial? Deixe nos comentários.

Para assistir ao devocional completo, clique aqui.

| Headlines, Profetas Hoje

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *