Curiosidades sobre o Presidente Thomas S. Monson

Thomas Spencer Monson foi o décimo sexto presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, um profeta vidente e revelador que se  dedicou ao apostolado durante os últimos 54 anos de sua vida. Excelente orador, sempre marcou seus discursos com emocionantes histórias, citações de leituras interessantes e experiências pessoais. Foi um homem alto e de presença notória. Mas será que você sabe tudo sobre ele? Descubra lendo essa  curiosa lista de 10 coisas que você não sabe sobre o Presidente Thomas S. Monson.

monson marinha

Marinheiro: Presidente Thomas S. Monson

Missão de Tempo Integral

O Presidente Thomas S. Monson não serviu uma missão de tempo integral, entretanto ele não tinha nenhum problema com seu testemunho ou desejo de servir. Em 1945 o mundo vivia o término da  Segunda Guerra Mundial e o início da Guerra Fria. Neste período, ele se tornou um membro da Marinha Norte Americana (United States Naval Reserve). Para servir seu país ele interrrompeu seu relacionamento recém iniciado com aquela que seria sua esposa Frances Beverly Johnson. Foi um ato de bravura disponibilizar-se para servir em um momento tão complexo para a história da humanidade.

Ele conseguia mexer a orelha

Explorar os limites de movimento do corpo é uma das paixões humanas. Basta você observar artistas de circo ou mesmo atletas e perceberá isto. Presidente Thomas S. Monson tinha uma habilidade especial que foi demonstrada na sessão do sacerdócio da Conferência Geral em Abril de 2008. Ele conseguia movimentar a orelha!

monson basquete

Jogador de basquetebol: Presidente Thomas S. Monson

Jogava basquetebol

Ao vê-lo caminhar com dificuldade aos 89 anos de idade talvez você não imagine, mas como um tradicional rapaz norte-americano ele adorava jogar basquetebol. Não possuía muito tempo para se dedicar ao esporte porque com apenas 16 anos de idade já trabalhava para juntar dinheiro para pagar sua faculdade. Sua altura o favorecia nas partidas e o destacava como jogador.

Tinha as orações mais detalhistas do mundo

Desde muito jovem o modo detalhista como o Presidente Thomas S. Monson orava chamava a atenção das pessoas. Tinha a habilidade de se recordar das necessidades de cada um e mencioná-las em suas orações. Sabia o nome de seus vizinhos, familiares próximos e distantes e amigos num geral. Os citava nominalmente em suas orações e pedia ao Senhor que os ajudassem nos desafios que estavam vivendo. Todos a sua volta adoravam ser lembrados por Tom em suas orações. Ele orava pelos mais variados motivos, não tinha medo de que seu desejo parecesse pequeno diante do Senhor.

Bispo aos 22 anos de idade

Foi sem dúvida um dos bispos mais jovens da história da igreja com apenas 22 anos de idade. A ala que presidiu  possuía 1.000 membros incluindo 85 viúvas e uma das maiores cargas de bem-estar em toda a igreja. Para realizar seu chamado com sucesso, ele escolheu homens mais velhos para serem seus conselheiros. Uma de suas ações como bispo, foi mobilizar os membros para reformarem a capela. A renovação da capela, contagiou os membros e a frequência as reuniões duplicou. Ele considerava uma das bênçãos de seu chamado ter tido a oportunidade de discursar no funeral das 85 viúvas de sua ala.

Gravura do Salvador

Quando foi chamado como bispo, para fortalecer-se em seu chamado e manter-se focado na razão pela qual estava servindo, adquiriu uma gravura do Salvador. Esta mesma gravura está hoje no escritório da Primeira Presidência. Ele amava o mestre, seguia o mestre, ele procurava caminhar nas pegadas do mestre. Isto também pode ser observado em uma de suas escrituras favoritas ( Jeremias 1:4-10) “antes que te formasse no ventre te conheci … Não temas diante deles, porque estou contigo para te livrar, diz o Senhor”.

Jesus com aureola

Teve uma relação muito próxima com seus avós

A casa de seus avós foi um lugar de refúgio em sua infância. Os avós de Monson adoravam receber pessoas e ajudá-las com o que fosse possível. Monson aprendeu com  eles o valor de aprender sabedoria e conhecimento de pessoas mais velhas. Aprendeu que as debilidades físicas da velhice, muitas vezes escondem um espírito vigoroso e sábio. Aprendeu a cuidar dessas pessoas e usar sua vitalidade e energia à favor delas. Essa habilidade o ajudou a conquistar sua esposa que certa vez disse “um homem que cuida de seus avós dessa maneira, é um homem com o qual eu gostaria de me casar”.

Adorava pescar

Por gerações a família do Presidente Thomas S. Monson passou cada verão pescando num pequeno parque em Provo, chamado Vivian Canyon. Ganhou através de seu tio um grande amor por pescar “eu poderia sentar-me em um banco, olhando as montanhas e árvores ao redor do rio e esperar um peixe por horas”. Em uma tarde de verão quando Thomas tinha apenas 12 anos  de idade, salvou uma moça vítima de afogamento. Essa experiência marcou profundamento seu testemunho e a certeza de que o Senhor sabe onde estamos e nos usa como instrumentos para salvar seus filhos.

monson carreira

Presidente Thomas S. Monson recebeu três doutorados honorários

Estudou na universidade de Utah

Não foi estudante da BYU. Formou-se como administrador pela Universidade de Utah que fica em Salt Lake City. Teve uma carreira notória, que sempre conciliou com seus chamados na igreja. Nomeado por Ronald Reagan para presidente da empresa Task Force, Monson é também foi receptor da Boy Scouts of America’s Silver Buffalo e da Organização Mundial de Bronze do Movimento Escoteiro do Loboos. Recebeu três doutorados honorários.

Seu pedido de casamento foi arruinado

Nos Estados Unidos da América, tão tradicional como a entrada da noiva em uma festa de casamento no Brasil, é o pedido de casamento. Os noivos se preparam pra este dia com antecipação falando e planejando como será o casamento. Compete ao rapaz a responsabilidade de ser criativo e surpreender a bela donzela escolhida para ser sua esposa com um  tradicional pedido de casamento. O anel é o  ponto central desta festa. Após dias de preparação para este momento, o jovem Tom teve seu pedido arruinado por seu irmão mais novo Scott. Assim que Frances Beverly bateu a porta o menino entusiasmado não se conteve e falou “Tom tem uma surpresa pra você, ele vai te pedir em casamento hoje!”.

Fontes: Filme “On the Lord´s Errand: The life of Thomas S. Monson” e wikipedia.