fbpx

Quando é aceitável usar o termo “Mórmon”?

Em junho de 2023, um grande enxame de gafanhotos preocupou os moradores de alguns estados em Utah. A nuvem de insetos era tão grande que chegou a ser detectada por radares meteorológicos.

Essa não é a primeira vez que o estado enfrenta desafios com esses insetos. Em 1848, uma grande infestação de gafanhotos atacou plantações de pioneiros Santos dos Últimos Dias.

Contudo a colheita daquele ano foi salva por um grande bando de gaivotas que devoraram os insetos antes que todas as plantações fossem atacadas.

Essa história ficou conhecida com “o milagre das gaivotas” e os gafanhotos como “gafanhoto Mórmon”.

Então, para falar sobre a nova nuvem de gafanhotos, a equipe do LDS Living entrou na seguinte discussão: “Podemos usar o termo ‘gafanhoto Mórmon’? ou será que devemos dizer ‘gafanhotos santos dos últimos dias’?”

E eles não são os únicos, nós da Equipe Mais Fé também temos essa dúvida. Provavelmente, há outros membros da Igreja que fazem perguntas semelhantes e que podem achar útil explorar se há momentos apropriados para usar esse termo, especialmente à luz da direção dada pelo Presidente Nelson nos últimos anos.

O uso correto do termo Mórmon

Em um comunicado oficial de 2018 e em um discurso na conferência geral, o Presidente Nelson instou os membros e a mídia a evitarem usar o termo “mórmon” para se referir à Igreja ou a seus membros.

Ao mesmo tempo, o Departamento de Notícias da Igreja lançou novas diretrizes para se referir à Igreja, refletindo esse chamado para abandonar em grande parte o termo “mórmon”.

Porém, parte dessas diretrizes menciona dois contextos específicos em que é apropriado usar o termo “mórmon”, e isso foi o que ofereceu a direção a ser seguida no LDS Living quando eles analisaram o termo ‘gafanhoto Mórmon’:

“Mórmon” é usado corretamente em nomes próprios, como o Livro de Mórmon, ou quando usado como adjetivo em expressões históricas, como “Trilha Mórmon”. (“Guia de Estilo – O Nome da Igreja,” ChurchofJesusChrist.org).

De acordo com essas diretrizes oficiais, é aceitável usar “Mórmon” como um nome próprio, o que faz sentido porque um reverenciado profeta antigo tinha o nome de Mórmon, assim como o livro de escrituras que leva o seu nome: o Livro de Mórmon.

Mas também é apropriado usar em “expressões históricas” que incluam o termo “Mórmon”. O exemplo específico utilizado no site da Igreja é a “Trilha Mórmon”, que se refere à rota de cerca de aproximadamente 2.092 km que os pioneiros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias percorreram de Illinois a Utah entre 1846 e 1847.

Hoje, a Trilha Mórmon faz parte do Sistema Nacional de Trilhas dos Estados Unidos, e seu nome oficial é “Trilha Histórica Nacional dos Pioneiros Mórmons”.

Outras expressões históricas que utilizam a palavra incluem “pioneiro Mórmon”, “Batalhão Mórmon”, “Guerra Mórmon” – e, sim, “gafanhoto Mórmon”.

Seguindo essas diretrizes, tanto o LDS Living como o Mais Fé continuarão a cumprir a direção de nosso profeta de “restaurar o nome correto da Igreja do Senhor”, e encorajamos os membros e outras organizações de mídia a fazerem o mesmo.

Dessa forma, evitamos usar o termo “mórmon” na grande maioria das vezes, mas também reconhecemos que ocasionalmente – e em contextos muito específicos – a palavra ainda tem um lugar limitado no vocabulário dos Santos dos Últimos Dias.

Fonte: LDS Living

Veja também: Quando usar e não usar o termo “Mórmon” – O que a Igreja disse sobre isso

| Perguntas e Respostas

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *