Perguntas e Respostas: O que é ser uma testemunha especial de Cristo?
Os Apóstolos de Jesus Cristo são chamados por Deus para uma missão única: ser “testemunhas especiais do nome de Cristo no mundo todo”, como está em Doutrina e Convênios 107:23. Isso é um pouquinho diferente dos outros líderes da Igreja, como por exemplo os Setentas que também têm uma missão especial: “pregar o evangelho e ser testemunhas especiais” (D&C 107:25).
Mas o que isso significa na prática?
O Presidente Dallin H. Oaks, explicou isso de forma clara:
“Um testemunho do evangelho é uma confirmação do Espírito Santo a nossa alma de que certos fatos de significado eterno são verdadeiros e que sabemos serem verdadeiros. Tais fatos incluem a natureza da Trindade e nosso relacionamento com seus três membros, a eficácia da Expiação e a realidade da Restauração”
Isso significa que tter um “testemunho especial” de Jesus Cristo vai além da crença comum. É uma certeza espiritual profunda que nos vem como um dom espiritual: “A alguns é dado saber, pelo Espírito Santo, que Jesus Cristo é o Filho de Deus e que foi crucificado pelos pecados do mundo.” (D&C 46:13).
O testemunho de um apóstolo
O Presidente Boyd K. Packer, que foi membro do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou que todos nós precisamos de nosso próprio testemunho de Cristo. Ele disse:
“Cada um de nós precisa obter seu próprio testemunho do Senhor Jesus Cristo. Depois, compartilhamos esse testemunho com nossos familiares e outras pessoas. […]
Após todos os anos que vivi, ensinei e servi, após milhões de quilômetros que viajei pelo mundo, com toda a experiência que adquiri, há uma grande verdade que eu gostaria de compartilhar. É o meu testemunho do Salvador Jesus Cristo.
Joseph Smith e Sidney Rigdon escreveram o seguinte após uma experiência sagrada: “E agora, depois dos muitos testemunhos que se prestaram dele, este é o testemunho, último de todos, que nós damos dele: Que ele vive! Porque o vimos” (D&C 76:22–23).
As palavras deles são minhas também.
Eu creio e eu tenho certeza de que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e que Ele vive. Ele é o Unigênito do Pai, e “por ele e por meio dele e dele os mundos são e foram criados; e seus habitantes são filhos e filhas gerados para Deus” (D&C 76:24).
Presto meu testemunho de que o Salvador vive. Eu conheço o Senhor. Sou Sua testemunha. Sei de Seu grande sacrifício e de Seu amor eterno por todos os filhos do Pai Celestial. Presto meu testemunho especial com toda a humildade, mas com absoluta certeza, em nome de Jesus Cristo. Amém.”
Da mesma forma, o Presidente James E. Faust também compartilhou:
“Tenho agora o privilégio e a bênção de deixar com vocês meu testemunho e bênção. Faço isso como uma das testemunhas especiais, declarando com toda a convicção de meu ser e todas as células de meu corpo, do alto da cabeça até a sola dos pés, que Jesus é o Cristo e o Redentor do mundo e nosso Salvador, o cabeça desta Igreja. Sei que Ele está próximo da liderança desta Igreja. Sei que Seu Espírito está ao alcance de todos nós individualmente e em nossos chamados. Ele vive. Não tenho dúvida alguma disso. Posso testificar com a mesma convicção e certeza que tinha o irmão de Jarede. Está escrito que, ao ver o dedo de Deus, ele não mais creu, porque passou a saber (ver Éter 3:6, 19).”
“Sei e testifico com as palavras de Pedro. Quando alguns dos santos começaram a se afastar, o Salvador ficou desanimado e perguntou aos Doze: “Quereis vós também retirar-vos?” Pedro respondeu: “Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente” (João 6:67). Por essa mesma autoridade, presto testemunho de Sua divindade e de Seu ser, e sei disso com uma certeza que ultrapassa o conhecimento decorrente do sentido da visão, porque nos é dado pelo Espírito saber com uma certeza maior do que a proporcionada pelos sentidos físicos.”
O testemunho vem pelo poder do Espírito Santo
Ao longo das escrituras, vemos muitos exemplos de testemunhas especiais de Cristo. Alguns até relatam terem visto o Senhor face a face, como Néfi, Isaías, Jacó, o irmão de Jarede, Morôni, Moisés e Joseph Smith. Mas é importante entender que o testemunho especial vai além de simplesmente ver Cristo.
Uma experiência marcante como ver o Salvador em pessoa não é tão poderosa quanto o testemunho que vem por meio do Espírito Santo. Esse testemunho ultrapassa, como disse o Presidente Faust, os sentidos físicos. É um dom especial. E felizmente não esta reservado apenas aos apóstolos. Todos podemos ter esse testemunho especial, se o buscarmos.
“Em verdade assim diz o Senhor: Acontecerá que toda alma que abandonar seus pecados e vier a mim e invocar meu nome e obedecer a minha voz e guardar meus mandamentos verá minha face e saberá que eu sou” (D&C 93:1).