fbpx

Como Santos dos Últimos Dias, qual deve ser nossa atitude em relação aos signos do zodíaco, astrologia e horóscopos?

Basicamente, nossa atitude deve ser a mesma no que diz respeito a adivinhação, leitura de folhas de chá, contemplação da bola de cristal ou leitura da mão. Para ser franco, qualquer confiança nessas coisas é pura superstição.

Historicamente, desenvolveu-se um problema de entendimento que gira em torno do fracasso de pessoas em distinguir entre a astronomia como uma ciência genuína e a astrologia, que é uma falsificação ou pseudociência. Isso é mais complicado pelo fato de que a ciência pode ter crescido a partir da superstição.

Ou seja, a crença na teoria de que as estrelas influenciam os assuntos humanos poderia ter sido a motivação para o estudo sério dos corpos celestes por aqueles que desenvolveram uma base para o antigo conhecimento da astronomia.

Também pode ser interessante: Os Santos dos Últimos Dias acreditam em Astrologia?

Um pouco de história

Na época da Idade Média, a astrologia e a astronomia eram freqüentemente consideradas a mesma coisa e estavam intimamente associadas à alquimia, à magia e a outras práticas ocultas. Desde a época de Copérnico no século dezesseis, entretanto, os dois divergiram e, até uma década atrás, parecia que a ciência moderna havia praticamente destruído a influência da astrologia.

Nos últimos anos, para grande consternação de cientistas e teólogos racionais, tem havido um grande renascimento da fraude, consistente com a irracionalidade geral de nossos tempos.

Mapa astral e o arbítrio

O astrólogo, usando um mapa do zodíaco e referindo-se ao signo ascendente no momento do nascimento, traça um mapa dos céus. Este é um horóscopo e deve determinar o temperamento de uma pessoa, risco de acidente, fortuna, sucesso, calamidade e até suscetibilidade a doenças.

Nossa razão nos diz que Deus, que reconheceu o livre arbítrio do homem como básico para sua natureza e deu-lhe liberdade de ação para manifestá-lo, não teria deixado o destino do homem limitado e governado pelas relações e movimentos dos corpos astronômicos.

Não há maneira razoável de estabelecer qualquer relação direta de causa e efeito entre o caráter e a personalidade dos seres humanos e os fenômenos astronômicos, exceto se reagirmos ao clima ou ao nosso ambiente físico em geral.

Os povos de várias grandes nações da antiguidade acreditavam e perpetuavam este mito durante séculos, dando-lhe mais dignidade do que merecia.

Até mesmo os sacerdotes magos da religião zoroastriana, que vieram da Pérsia para a Palestina na época do nascimento de Jesus para observar daquele ponto de vista ideal a aparência pré-calculada de uma estrela incomum que acreditavam na astrologia.

No entanto, as escrituras não afirmam a verdade de tal noção; apenas relata que essa era a crença deles. Na verdade, a tradição judaico-cristã tem, desde os tempos antigos até o presente, repudiado tais coisas.

As escrituras falam sobre o assunto?

Moisés foi inspirado a instruir seu povo com referência à vontade do Senhor nas seguintes questões:

Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;

Nem encantador, nem quem consulte um espírito familiar, nem mágico, nem quem consulte os mortos;

Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.” (Deuteronômio 18: 10-12.)

De maneira semelhante, o profeta Isaías desprezou essas práticas em seus próprios dias quando anunciou que astrólogos e prognosticadores mensais não deveriam ser capazes de “se livrar do poder da chama“. (Isaías 47: 13-14)

A média de rebatidas dos chamados astrólogos, videntes, adivinhos e outros de sua espécie não é melhor do que a lei das médias permitiria de qualquer maneira. Daniel e seus companheiros tinham um histórico muito melhor para mostrar ao confiar na influência do Espírito do Senhor em sua vida.

E em toda matéria de sabedoria e de inteligência, que o rei lhes perguntou, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos ou astrólogos que havia em todo o seu reino..” (Daniel 1:20)

Também é interessante notar que os astrólogos são referidos como não confiáveis ​​em outros lugares nas escrituras, incluindo pelo menos três lugares apenas no livro de Daniel.

Precisamos ter nossas atitudes racionalmente e também espiritualmente fundamentadas e não ser influenciados e sustentados por superstições e mitos.

Fonte: ChurchOfJesusChrist.org

| Perguntas e Respostas
Publicado por: Larissa Silberman
Estudante de Marketing na Universidade Anhembi Morumbi. Trabalhou como instrutora no Centro de Treinamento Missionário e serviu na Missão Chile Rancagua. Mãe, esposa, empreendedora e assistente de conteúdo na More Good Foundation.
templos no Brasil com todas as ordenanças disponíveis
Igreja anuncia o fechamento permanente dos refeitórios do templo
A Primeira Presidência convida você para o Devocional de Natal 2021

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *