fbpx

Perguntas e respostas: como a profecia de que os judeus aceitarão a Cristo será cumprida?

Sabemos que antes da Segunda Vinda, as tribos perdidas serão reunidas, os judeus aceitarão Jesus como o Cristo, retornarão à terra de sua herança e reconstruirão o templo de Jerusalém. Essa é uma parte muito importante da coligação de Israel.

No entanto, parece que relativamente poucos judeus se filiaram à Igreja, e a Igreja não enfatiza a pregação para eles. Além disso, os judeus já retornaram a Israel, mas sem aceitar Jesus Cristo. Como essas profecias serão cumpridas?

Resposta

Obrigado por essa pergunta. Vamos analisá-la e falar sobre cada aspecto.

Vamos começar pelas “tribos perdidas”. Nos tempos antigos, após os reinados dos reis David e Salomão, surgiu uma disputa entre as tribos de Israel, que se dividiram em dois reinos: Israel no norte e Judá no sul. O reino do sul, Judá, incluía Jerusalém, e seus principais habitantes eram a tribo de Judá, a tribo de Benjamim (a menor das tribos) e a tribo de Levi.

Os levitas nunca receberam uma herança de terra porque deveriam oficiar as necessidades religiosas do povo. Assim, eles estavam espalhados por toda parte, mas concentrados perto do templo.

Assim, o reino do norte era composto principalmente pelas tribos restantes, notavelmente para nós, os descendentes de José através de Efraim e Manassés.

Em 721 a.C., a Assíria invadiu e atacou brutalmente o reino do norte, matando muitos e levando muitos cativos para a Assíria. Então, a Assíria alocou pessoas leais a eles no lugar dos israelitas que partiram.

Os samaritanos eram descendentes desses alocados misturados com os israelitas restantes. No caminho para a Assíria, alguns israelitas se arrependeram e clamaram a Deus, que os levou a um lugar secreto e os manteve escondidos como um povo único. Este relato é encontrado no Apócrifo, no Livro de Esdras:

“Mas tomaram este conselho entre si, de que deixariam a multidão dos gentios e iriam para uma terra mais distante, onde nunca habitou a humanidade, para que ali pudessem guardar seus estatutos, que nunca guardaram em sua própria terra. E entraram no Eufrates pelas passagens estreitas do rio. Pois o Altíssimo então mostrou sinais a eles e manteve a enchente parada até que passassem. Porque por aquele país havia um grande caminho a percorrer, nomeadamente, de um ano e meio, e a mesma região é chamada Arserete. Então, habitaram lá até o último tempo” (2 Esdras 13:41-46).

Os descendentes dessas tribos israelitas que continuaram a migração para a Assíria agora estão espalhados por todo o mundo. Eles estão sendo reunidos espiritualmente pelo trabalho missionário da Igreja.

O grupo que foi levado e ainda está escondido retornará milagrosamente com seus registros para adicionar aos que já temos. Estes são aqueles que Cristo visitou após Seu tempo com o povo do Livro de Mórmon. (Ver D&C 110:11; D&C 133:26-34; 1 Néfi 21:12; Jeremias 3:18; Jer. 16:14-16.)

O reino de Judá

Agora, vamos examinar o antigo reino de Judá, também conhecido como Judeia. Os residentes da Judeia se tornaram conhecidos como “judeus”, não importando de qual tribo fossem. Eles aumentaram em maldade até serem conquistados pelos babilônios por volta de 600 a.C., depois foram conquistados por Alexandre, o Grande, por volta de 330 a.C., depois por seus generais orientais por volta de 170 a.C., e finalmente pelos romanos, que destruíram Jerusalém em 70 d.C., destruindo o templo, e finalmente dispersando completamente os judeus por volta de 150 d.C.

É correto afirmar que a Igreja não prega o evangelho ativamente entre os judeus neste momento, mas muitos ainda estão encontrando Cristo. Entre os judeus americanos, apenas cerca de 16% frequentam a sinagoga regularmente.

Muitos são leais à sua identidade, história e tradições judaicas, mas não são religiosamente ativos. Muitos estão em casamentos mistos. Muitos se tornaram “judeus messiânicos”, tendo aceitado Jesus como seu Messias.

Isso é verdade nos EUA e também em outros países onde se encontram. Em cumprimento da profecia, eles estão se reunindo fisicamente na Terra Santa e estabeleceram um estado próspero (embora assediado). No Livro de Mórmon, lemos:

“E acontecerá que os judeus que estiverem dispersos também começarão a acreditar em Cristo; e começarão a coligar-se na face da terra; e todos os que acreditarem em Cristo também se tornarão um povo agradável.” (2 Néfi 30:7)

Será o próprio Jesus Cristo, quando os resgatar da destruição durante a Batalha do Armagedom, que os converterá. Haverá um intervalo de tempo entre essa aparição e a Segunda Vinda, durante o qual os judeus poderão testemunhar e procurar seguir a Cristo. Ninguém sabe quando o templo será construído em Jerusalém.

Espero ter ajudado esclarecer a sua dúvida.

Fonte: Ask Gramps

| Perguntas e Respostas

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *