fbpx

Perguntas e Respostas: A porta do salão sacramental deve ficar fechada?

Pergunta

Tem um grande debate acontecendo na nossa ala sobre como deveriam estar as portas durante o momento do sacramento, na reunião sacramental. Elas deveriam estar fechadas ou abertas? E outra coisa, deve ter alguém na porta, impedindo as pessoas de entrarem no salão sacramental nesse momento? 

Muitos irmãos e irmãs acham que é meio rude para essas pessoas que estão do lado de fora, especialmente porque já temos um problema com alguns irmãos que não querem vir à igreja. Não consegui encontrar nada no manual da igreja. O que vocês acham sobre isso?

Resposta

Obrigada por sua pergunta.

Realmente não encontrei nada no manual da Igreja sobre o assunto, mas encontrei algumas outras coisas que podem nos ajudar a responder sua pergunta.

No capítulo 18 do Manual Geral, encontramos que “todos devem participar reverentemente durante a bênção e a distribuição do sacramento.” 

Sobre essa reunião tão importante, o Presidente Dallin H. Oaks, compartilhou há alguns anos na conferência geral:

“A ordenança do sacramento torna a reunião sacramental a mais sagrada e importante reunião da Igreja. É a única reunião de domingo da qual a família pode participar reunida. Seu conteúdo, além do sacramento, sempre deve ser planejado e apresentado de modo a concentrar nossa atenção na Expiação e nos ensinamentos do Senhor Jesus Cristo.”

Outro ponto importante que encontramos no manual é o 18.9.1 que diz:

“O bispo tem as chaves do sacerdócio para a administração do sacramento na ala.”

Sobre a porta, manter a porta fechada durante o momento do sacramento pode ajudar a manter a reverência dentro do salão sacramental, mas também se não tiver ninguém do lado de fora, não faria diferença se estivesse aberta ou fechada, não é mesmo?

Sobre ter alguém guardando a porta, impedindo que as pessoas entrem, o manual também não indica nada. 

Então, ao juntar todas essas informações (que temos e não temos) podemos concluir que precisamos estar reverentes durante o momento da bênção do sacramento e também durante sua distribuição e que o bispo pode tomar decisões específicas sobre a administração do sacramento na capela – seja sobre a questão da porta ou sobre a pessoa que fica à porta.

Espero ter ajudado.

| Perguntas e Respostas

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *