fbpx

Por que a Igreja gasta tanto dinheiro em templos?

Templo do Rio de Janeiro

Pergunta

Minha esposa frequenta a Igreja para me apoiar. Ela tem um enorme problema sobre milhões de dólares sendo gastos na construção de cada novo templo à luz de que esse dinheiro poderia alimentar e cuidar de muitas pessoas.

Por que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias sente a necessidade de investir tanto dinheiro na construção de cada templo, em vez de custos e instalações mais modestos para realizar a mesma coisa?

Resposta

Esta é uma pergunta muito comum dentro e fora da Igreja, e há duas respostas que ajudam a explicar o assunto.

Em primeiro lugar, no que diz respeito a ajudar aos necessitados, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias já tem um sistema de bem-estar muito extenso em vigor e operando estritamente com fundos doados pelos membros.

O dinheiro para administrar essas instalações e fornecê-las vem principalmente das ofertas de jejum que são doadas uma vez por mês pelos membros da Igreja em todo o mundo.

No entanto, existem outras fontes de fundos doados fora da Igreja, de indivíduos não membros a organizações maiores que desejam ajudar a manter o programa funcionando da melhor maneira possível.

O sistema de assistência social é também a principal fonte de abastecimento quando a Igreja responde aos esforços de socorro de emergência em todo o mundo.

Nesses casos, os ativos financeiros e comerciais que a Igreja detém contribuem para as necessidades monetárias dessas respostas, bem como doações surpreendentes de bens e suprimentos de pessoas de todo o mundo.

Em outras palavras, sempre que a Igreja pode doar e servir os pobres e necessitados, os recursos estão disponíveis e prontos para fazê-lo o mais rapidamente possível, qualquer que seja a necessidade, grande ou pequena.

Num ângulo ligeiramente diferente, a Igreja de Jesus Cristo ensinou sempre o princípio da caridade no âmbito individual. Em outras palavras, acreditamos em ser bons vizinhos.

Sempre fomos encorajados a elevar os corações pesados, a cuidar dos necessitados através dos nossos próprios esforços individuais e familiares. Tivemos o prazer de doar para instituições de caridade dignas, abrigos para sem-teto, bancos de alimentos e assim por diante.

A este respeito, não concentramos em esforços de socorro mais generalizados e em larga escala, tentamos fazer um pouco aqui e ali todos os dias.

Agora sobre os templos.

Para entender por que gastamos tanto nos templos, precisamos entender para que servem, em primeiro lugar. Na Bíblia, o templo de Salomão foi construído com os melhores materiais e artesanato disponíveis na época.

Lembre-se de que o templo era uma estrutura que deveria ser construída apenas com um propósito, e que era fornecer um lugar para os homens se aproximarem diretamente de seu Deus na fé.

Como tal, era um tipo diferente de edifício do que as sinagogas, que eram destinadas e usadas para adoração e edificação regulares.

O templo ficou à parte como um edifício sagrado dedicado à glória e santidade do Senhor. Como era então, é hoje.

A Igreja tem capelas regulares para os serviços de adoração dominical e outras necessidades congregacionais. Normalmente, são instalações bem construídas, mas não têm uma aparência diferente de muitas outras igrejas que você pode encontrar.

Os templos que hoje construímos, no entanto, são edifícios especiais dedicados a ordenanças sagradas para a exaltação da humanidade. Acima de cada entrada de todo templo estão as palavras “Santidade ao Senhor”.

Os templos não são abertos ao público em geral, como são as nossas capelas. Em vez disso, os membros devem cumprir padrões específicos de obediência para poder entrar no templo e participar das ordenanças realizadas ali.

A importância dos templos e o dinheiro empregado com sabedoria

Os templos não são lugares em que nos reunimos semanalmente. Na verdade, os templos estão fechados aos domingos para que os voluntários que os operam possam assistir às suas reuniões semanais nas capelas.

Ir ao templo é um evento especial, e alguns membros só podem realizar ordenanças nesses edifícios sagrados uma vez na vida. Outros podem fazê-lo mensalmente, se assim o desejarem.

O templo é o lugar mais sagrado da terra para a Igreja de Jesus Cristo. Como esses edifícios são tão especiais e tão sagrados, nós os construímos com os melhores materiais que podemos, assim como Salomão foi ordenado a fazer na construção do templo encontrado no Velho Testamento.

Com certeza, nem todos os nossos templos são grandes e largos edifícios. Muitos dos mais recentes são do tamanho das nossas capelas, se não um pouco menores, e só estão abertos em tempo parcial.

A este respeito, poupamos alguns fundos na não construção de um grande templo onde não seria necessariamente totalmente utilizado.

Fonte: Ask Gramps

Veja também:

Cobertos pelo amor de Cristo: o que realmente significa vestir os garments do templo?

| Perguntas e Respostas

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *