fbpx

Perguntas e Respostas: Deus me esqueceu?

Ultimamente, tenho me sentido muito sozinho, mesmo com minha família e meus amigos por perto. Sinto até que Deus se esqueceu de mim, bem agora que estou passando por um momento muito difícil.

Se nas escrituras a gente aprende que Deus não nos desampara, por que estou sentindo que Ele se esqueceu de mim?

Resposta:

Sinto muito que esteja se sentindo assim.

Mas saiba que é uma situação que podemos mudar.

Normalmente, acabamos nos sentindo longe de Deus por alguns motivos. Vou listar dois a seguir, mas ao mesmo tempo, não quero julgá-lo e determinar qual é o seu caso. Espero que possa ler toda a resposta que preparei e que depois possa escolher quais coisas quer aplicar e quais outras não quer, tudo bem?

1. Nós que nos afastamos de Deus

Deus é nosso Pai Celestial. Ele nos ama muito e sempre está cuidando de nós. Por ser nosso Pai, Ele nunca nos abandona ou se esquece de nós, pois Seu amor por cada um de Seus filhos é perfeito.

Mas se Ele nunca nos desampara, por que, às vezes, sentimos que Ele está longe? Bom, a resposta é simples: nós que nos afastamos Dele.

Tudo o que nos pede tem um único objetivo em comum, nos aproximarmos Dele.

Quando somos ensinados a orar, aprendemos que dessa maneira Ele vai nos escutar e nos responder. Se deixamos de orar, deixamos de ouvir Sua voz.

Quando estudamos as escrituras, aprendemos por meio dos profetas como Ele é o que faz para cuidar de Seus filhos. Se não as estudamos, perdemos a oportunidade de descobrir coisas novas, de aprender sobre Seu jeito e esquecemos, aos poucos, o que já conhecemos.

Se vamos à Igreja, ouvimos hinos, congregamos com nosos irmãos de fé e aprendemos com as experiências e testemunhos um do outro. Isso fortalece o nosso vínculo com Deus e nos permite fortalecer a nossa fé. Se deixamos de ir, perdemos mais uma oportunidade de nos achegarmos a Ele.

Deixar de viver esses e outros mandamentos, ou vivê-los sem comprometimento nos afasta de Deus e nos dá a sensação de estarmos sozinhos, sem os Seus cuidados e proteção.

Se não nos comprometemos a viver plenamente o evangelho de Jesus Cristo, aos poucos deixamos de fazer pequenas coisas que têm grandes consequências a longo prazo. Para sentir a influência do Senhor, precisamos da influência do Espírito Santo. O Élder D. Todd Christofferson ensinou:

“Para perseverarmos firmes e constantes na fé em Cristo, é necessário que o evangelho de Jesus Cristo seja internalizado em nosso coração e em nossa alma, o que significa que o evangelho se torna não apenas uma das muitas influências na vida de uma pessoa, mas o enfoque determinante de sua vida e de seu caráter.”

Se esse é o seu caso, volte a ser constante aos guardar os mandamentos do Senhor. O Senhor nos exorta que: “Sim, pode esquecer; eu, porém, não te esquecerei, ó casa de Israel”.

Você não foi esquecido, e Ele jamais irá esquecer de você. Volte-se para Ele e esse sentimento de afastamento aos poucos vai ser substituído por acolhimento e amor.

2. Estamos guardando os mandamentos e fazendo nossa parte, mas mesmo assim parece que Deus se esqueceu de nós

Pode ser que estamos com essa sensação porque esperamos, que de alguma maneira, o Senhor remova a provação ou o desafio que estamos vivenciando.

Saiba que não importa o tamanho do desafio que você esteja passando, Deus nunca vai se esquecer de você. Ele te conhece muito bem e sabe de suas capacidades, e por isso, Ele sabe que você consegue passar por essa prova.

É por meio das provações que nossa fé é testada, de maneira que essa experiência nos ajuda a sermos moldados pelo Senhor.

O Senhor confia em você, por isso permite que você passe pelo o que está passando. Ele sabe que você pode e consegue fazer boas escolhas e continuar perseverando, mesmo em meio a uma situação difícil.

O Presidente Thomas S. Monson disse:

”Não fomos colocados aqui na Terra para caminhar sozinhos. Que extraordinária fonte de força, poder e consolo está disponível para cada um de nós. Aquele que nos conhece melhor do que nós mesmos, Aquele que vê o quadro total e que conhece o fim desde o princípio assegurou-nos de que estará a nosso lado para nos ajudar se simplesmente pedirmos.”

Para se sentir mais próximo do Senhor, considere:

  • contar suas bênçãos
  • servir mais os que estão à sua volta
  • demonstrar gratidão
  • parar de se focar somente nas provações

Isso pode fazer uma grande diferença e te ajudar a lembrar de muitas coisas que pode ter esquecido.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Veja também: Não percorremos nossos caminhos sozinhos

| Perguntas e Respostas

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *