Uma conferência geral é uma reunião de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que ocorre a cada seis meses desde a organização da Igreja em 1830. É um momento para que os membros e amigos da Igreja, em todo o mundo, ouçam os ensinamentos dos profetas e líderes gerais da Igreja.
Mais de 17 milhões de pessoas se congregam para ouvir a aprender em 2 dias de reuniões em abril e em outubro de cada ano. Durante a Conferência são apoiados por voto os líderes gerais da Igreja, transmitidos anúncios – como a construção de novos templos e ministrado ensinamentos.
A conferência geral é dirigida por um membro da Primeira Presidência e presidida pelo profeta. Hoje, este é o Presidente Russell M. Nelson. Ela acontece no Centro de Conferências em Salt Lake City, Utah – um grande auditório com capacidade para 21 mil pessoas.
Todavia, o evento, que é gratuito, é transmitido pela internet, por satélite, por rádio e televisão. Noventa e sete porcento dos membros da Igreja podem ouvir estas mensagens em seu próprio idioma. Milhões de membros em 197 países assistem a esta conferência em 95 idiomas.
Em apenas dois ou três dias após as sessões, as mensagens da Conferência são publicadas em ChurchOfJesusChrist.org em inglês, e em uma semana, elas são disponibilizadas em 52 idiomas.
A importância da conferência geral
O Élder Robert D. Hales contou como surgiram as conferências e como os oradores se preparam:
“As conferências sempre fizeram parte da Igreja verdadeira de Jesus Cristo. Adão reuniu sua posteridade e profetizou a respeito de coisas que estavam por vir. Moisés reuniu os filhos de Israel e lhes ensinou os mandamentos que havia recebido. O Salvador ensinou multidões reunidas tanto na Terra Santa quanto no continente americano. Pedro reuniu crentes em Jerusalém. A primeira conferência geral destes últimos dias foi realizada apenas dois meses depois que a Igreja foi organizada e as conferências continuam até o dia de hoje.
Essas conferências sempre são realizadas sob a direção do Senhor e guiadas por Seu Espírito. Como oradores, não nos é designado um tópico específico. Ao longo de semanas e meses, com frequência em noites de insônia, esperamos no Senhor. Por meio de jejum, oração, estudo e reflexão, ficamos sabendo a mensagem que Ele quer que transmitamos.”
Depois, ele disse que a conferência geral é para todos:
“As crianças e os jovens adoram ser incluídos. Cometemos um grave erro se presumimos que a conferência está acima do intelecto e da sensibilidade espiritual deles. Para os jovens membros da Igreja, prometo que se ouvirem, sentirão o Espírito crescer dentro de vocês. O Senhor lhes dirá o que Ele quer que vocês façam com sua vida.
Nas conferências, podemos receber a palavra do Senhor que vem especificamente para nós. (…)”
Durante a conferência há sessões específicas. Uma delas é a sessão para Mulheres, que ocorre, normalmente, uma semana antes das sessões gerais. A outra é a sessão do Sacerdócio – destinada aos homens que portam o sacerdócio.
Como se preparar para conferência geral
Os membros da Igreja que optam por assistir à conferência nas capelas, as pessoas geralmente se vestem com roupas sociais e procuram chegar com pelo menso 15 minutos de antecedência para as sessões. Eles também oram e trazem perguntas sobre sua vida e dificuldades, procurando aprender mais dos servos do Senhor. Por isso é comum, durante as conferências, ver os membros fazendo anotações dos ensinamentos que os marcaram.
Quando optam por assistir em casa, as famílias preparam o ambiente para que todos possam aproveitar ao máximo ao ouvir as palavras dos servos do Senhor. Muitas famílias preparam atividades relacionadas à conferência para crianças menores, pequenos lanches ou até mesmo organizam momentos de conversa em família entre as sessões.
Veja também
- Como assistir à Conferência Geral?
- O trabalho silencioso dos intérpretes na Conferência Geral
- 5 dicas para uma Conferência Geral memorável