fbpx

O que a Igreja de Jesus ensina sobre aborto?

O Manual Geral: Servir em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a fonte oficial de instruções em questões morais, o que inclui tópicos como abuso, preconceito, suicídio e aborto.

Recentemente, o manual passou por uma revisão que teve início em 2020. E um manual em volume único substituiu o antigo Manual 1 (para presidentes de estaca e bispos) e o Manual 2 (para liderança no geral). Durante o processo de revisão, a linguagem em algumas seções do manual foi atualizada.

O seguinte trecho são as instruções sobre aborto como encontradas atualmente no Manual Geral, item 38.6.1:

Aborto

O Senhor ordenou: “Não (…) matarás nem farás coisa alguma semelhante” (Doutrina e Convênios 59:6). A Igreja se opõe ao aborto induzido por conveniência pessoal ou social. Os membros não podem se submeter a um aborto nem realizar, incentivar, pagar ou providenciar esse procedimento nem consentir que ele seja realizado. As únicas exceções possíveis ocorrem quando:

A gravidez seja consequência de estupro ou incesto.

Um médico competente conclua que a vida ou a saúde da mãe esteja em grave risco.

Um médico competente conclua que o feto é portador de defeitos graves que não permitirão que a criança sobreviva após o nascimento.

Mesmo essas circunstâncias não justificam automaticamente o aborto. O aborto induzido é uma questão muito séria e deve ser levado em consideração somente depois de as pessoas responsáveis terem consultado o bispo e recebido confirmação divina por meio da oração.

Os líderes presidentes devem analisar cuidadosamente as circunstâncias caso um membro tenha se envolvido em aborto induzido. Pode ser necessário realizar um conselho de condição de membro se o membro se submete a um aborto, realiza-o, organiza-o, paga por ele ou o incentiva (ver o item 32.6.2.5). No entanto, um conselho de condição de membro não deve ser considerado se um membro esteve envolvido em um aborto antes do batismo. Os conselhos ou as restrições à condição de membro também não devem ser considerados para os membros envolvidos em um aborto por qualquer uma das três razões descritas anteriormente nesta seção.

O bispo deve encaminhar as dúvidas a respeito de casos específicos ao presidente da estaca. Se necessário, o presidente da estaca pode encaminhar as dúvidas ao escritório da Primeira Presidência.

Até onde foi revelado, a pessoa pode se arrepender e ser perdoada do pecado do aborto induzido.

Após um comunicado do dia 24 de junho de 2022 sobre uma nova atualização, lemos (em inglês) na página oficial da Igreja sobre o assunto o seguinte:

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias acredita na santidade da vida humana. Portanto, a Igreja se opõe ao aborto eletivo por conveniência pessoal ou social, e aconselha seus membros a não se submeterem, realizarem, encorajarem, pagarem ou providenciarem tais abortos.

Mesmo essas exceções não justificam automaticamente o aborto. O aborto é um assunto muito sério. Deve ser considerado somente após os responsáveis terem recebido a confirmação por meio da oração. Os membros podem aconselhar-se com seus bispos como parte desse processo.

A posição da Igreja sobre este assunto permanece inalterada. À medida que os estados trabalham para promulgar leis relacionadas ao aborto, os membros da Igreja podem escolher adequadamente participar dos esforços para proteger a vida e preservar a liberdade religiosa.

Pode ser interessante: Os santos dos últimos dias são cristãos?

Fonte: LDS Living

| Perguntas e Respostas

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *