Pergunta

Se Deus exige o batismo para entrar em Seu reino, por que Ele não o exige de crianças pequenas ou de pessoas com deficiência mental? Entendo que eles não tem pecados, mas Cristo também não tinha pecados.  Não deveria ser exigido o mesmo que uma ordenança exigida de Cristo, que era perfeito?

Resposta

O problema aqui é a aplicação universal da ideia de que todos devem ser batizados. Por meio de revelação moderna podemos aplicar este princípio àqueles em “idade de responsabilidade”.

As pessoas que têm ‘idade de responsabilidade’ devem se batizar para entrar no reino dos céus. Aqueles que não se encaixam neste grupo (crianças pequenas) não precisam do batismo. Porque “é um sério escárnio perante Deus batizar criancinhas. (Moroni 8:9).

Criança com idade de consciência sendo batizada
(aigrejadejesuscristo.org)

Se entendermos João 3:5 (“aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”) como uma declaração final, então tudo ficará muito confuso. Porém, revelações no Livro de Mórmon esclarecem esse assunto.

Também pode interessar: Histórias de anjos que protegem e cuidam de crianças

Por exemplo, Morôni 8:10:

“Eis que te digo que isto deverás ensinar — arrependimento e batismo aos que são responsáveis e capazes de cometer pecados; sim, ensina aos pais que devem arrepender-se e ser batizados e tornar-se humildes como as suas criancinhas; e serão todos salvos com suas criancinhas.”

Também temos o exemplo de D&C 29:46-47:

“Mas eis que vos digo que as criancinhas são redimidas desde a fundação do mundo, por meio de meu Unigênito; Portanto, não podem pecar, porque a Satanás não é dado poder para tentar criancinhas até que comecem a se tornar responsáveis perante mim;”

Criança sorrindo e orando
Criança sorrindo e orando

O Salvador salva crianças pequenas e pessoas incapazes de responder por seus atos, sem exigir batismo. Ele estende a salvação celestial a elas por meio de Seu grande sacrifício expiatório, assim como faz com aqueles que morreram antes de atingir a idade da responsabilidade.

Quando uma pessoa que não é responsável por seus atos — como alguém com síndrome de Down — deseja ser batizada, o bispo ou líder responsável avalia e toma a decisão. A própria pessoa, seus familiares ou amigos não decidem nesses casos.

Para resumir, a resposta é simples, o batismo é apenas para aqueles que desejam abandonar seus pecados e buscar o perdão, e estão dispostos a se esforçarem diariamente e seguir a Jesus Cristo.

Fonte: Ask Gramps

Veja também: