fbpx

Perguntas e Respostas: O que a Igreja realmente disse sobre chá verde?

Em 27 de fevereiro de 1833, Joseph Smith recebeu uma revelação enquanto falava com o Senhor. Essa revelação, contida em Doutrina e Convênios 89, passou a ser conhecida na Igreja como a Palavra da Sabedoria.

Mas onde substâncias mais recentes como chá verde, café moca, maconha e opiáceos se encaixam nesta revelação dada há mais de 150 anos?

Em uma edição de 2019 da revista New Era (revista oficial de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que tem como público alvo os jovens e jovens adultos), a Igreja ofereceu alguns esclarecimentos sobre a Palavra de Sabedoria, especificamente sobre algumas dessas substâncias.

Também pode ser interessante: Quando a palavra de sabedoria se tornou um mandamento?

Pouco depois da publicação do artigo na New Era, a Igreja divulgou a seguinte declaração:

“A Palavra de Sabedoria é uma lei de saúde para o benefício físico e espiritual dos filhos de Deus. Inclui instruções sobre quais alimentos são bons para nós e quais substâncias evitar.

Ao longo do tempo, os líderes da Igreja têm fornecido instruções adicionais sobre as coisas que são encorajadas ou proibidas pela Palavra de Sabedoria, e têm ensinado que as substâncias destrutivas, que formam hábitos ou viciantes devem ser evitadas.

Em publicações recentes para membros da Igreja, os líderes da Igreja esclareceram que várias substâncias são proibidas pela Palavra Da Sabedoria, incluindo cigarros vaporizadores ou cigarros eletrônicos, chá verde e produtos à base de café.

Eles também advertiram que substâncias como maconha e opioides devem ser usados apenas para fins medicinais, prescrito por um médico competente.”

Aqui estão alguns dos esclarecimentos publicados em revistas da Igreja sobre algumas substâncias específicas:

Vaporizadores

O artigo da New Era descreve os efeitos negativos dos cigarros eletrônicos, afirmando que “vaporizar é claramente contra a Palavra de Sabedoria.”

Em uma atualização do manual geral em julho de 2020, este esclarecimento foi adicionado: “A Igreja não aprova a inalação ou vaporização da maconha a menos que o provedor de serviços médicos tenha autorizado com base na necessidade médica.”

Moca, Latte e Macchiato

Enquanto a frase “bebidas quentes” na Palavra de Sabedoria foi mais tarde definida como chá e café, muitos ainda têm perguntas sobre bebidas específicas ou sabores. A revista New Era fornece este conselho:

“(1) Se você está em uma cafeteria (ou qualquer outro local que seja conhecido por seu café), a bebida que você pediu provavelmente contém café, então você pode nunca comprar bebidas em cafeterias ou sempre perguntar se há café nela.

(2) Bebidas com nomes que incluem caffé ou coffee, moca, latte, expresso, ou qualquer coisa que termina em -ccino geralmente têm café e são contra a Palavra de Sabedoria.”

Chá verde e chá preto gelado

De acordo com a New Era, tanto chá verde e chá preto gelado ainda são considerados chá e são contra a Palavra de Sabedoria.

Ambos os chás são feitos da mesma erva, chamada Camellia Sinensis (que também dá origem a outros tipos de chá, como por exemplo o chá branco).

Também pode ser interessante: Membros da Igreja de Jesus Cristo podem tomar chá?

Marijuana e opioides

Apesar da legalização da maconha em alguns países, a revista New Era adverte contra o uso de substâncias que formam hábito, a menos que prescrito por um médico para fins médicos específicos.

O manual Geral da Igreja também afirma que “A pessoa segue a dosagem e o modo de administração prescrito pelo médico ou outro provedor de serviços médicos autorizado.”

Em outro artigo da New Era, o Presidente Russell M. Nelson falou da importância de cuidar de nossos corpos, que ele chama de “um milagre transcendente.

“Ele disse: “o seu corpo, quaisquer que sejam os seus dons naturais, é uma magnífica criação de Deus. É um tabernáculo de carne e ossos – um templo para o seu espírito. Um estudo de seu corpo atesta o seu desígnio divino. Qualquer um que estuda o funcionamento do corpo humano certamente “viu Deus se movendo em sua majestade e poder.’”

Fonte: LDS Living

| Perguntas e Respostas
Publicado por: Marie Sunaga
Tradutora e intérprete, mãe da Isabel e entusiasta de idiomas. Trabalhou como instrutora e supervisora no Centro de Treinamento Missionário. Fez missão em Manaus - Brasil, ama ler, tocar violão e comer sushi. É a gerente de conteúdo do time português na More Good Foundation.
Presidente Nelson: gratidão muda tudo
Centro de Visitantes na Praça do Templo passa por demolição

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *