fbpx

Como “não duvidar, mas acreditar” mesmo quando suas perguntas permanecem sem resposta

Homens e mulheres de fé são obrigados a ter fé. No entanto, aprender a andar pela fé é certamente uma das mudanças mais difíceis que fazemos como mortais. A nossa tendência natural é querer respostas. Gostamos de coisas perfeitinhas, embora elas nunca sejam assim. Não gostamos ou nem sempre sabemos como lidar com a ambiguidade. O simples fato é de que os seguidores de Jesus Cristo são obrigados a andar pela fé, pelo menos até certo ponto, e não há nada fácil sobre isso.

Felizmente, não estamos sozinhos na busca para aumentar nossa fé. O Senhor disse a Joseph Smith que umas das razões de a Igreja ser restaurada era “Para que a fé também aumente na Terra” (D&C 1:21), e que aqueles que o servirem “em retidão e em verdade” se qualificariam para aprender “todos os mistérios ocultos de meu reino desde a antiguidade; antiguidade; e por eras futuras… “Sim, até as maravilhas da eternidade conhecerão” (D&C 76:5, 7-8)

O próprio processo de lutar contra perguntas e aprender mais e mais sobre como Deus trabalha, é fundamental para construir e aumentar a nossa fé. Embora o Senhor nos revele muitas coisas, Ele nunca conta ao seu povo do convênio tudo sobre tudo. Somos advertidos a “não duvidar, mas acreditar” (Mórmon 9:27).

Mas “não duvidar” não significa entender tudo—incluindo o Seu tempo. Significa não duvidar que Deus sabe mais do que nós—que “todas as coisas foram [e são] feitas segundo a sabedoria daquele que tudo conhece” (2 Néfi 2:24). Isso significa que, como o Rei Benjamim admoestou o seu povo, acreditar que Deus, “que criou todas as coisas, tanto no céu como na Terra; [acreditar] que ele tem toda a sabedoria e todo o poder, tanto no céu como na Terra; [acreditar] que o homem não compreende todas as coisas que o Senhor pode compreender” (Mosias 4:9) significa também compreender que haverá desafios para o povo do Senhor e para a Sua Igreja…

Assim, duvidar não é sinônimo de buscar a verdade, nem é o mesmo que fazer perguntas. Duvidar é rejeitar a verdade e a fé. Além disso, há um espírito de dúvida que o adversário usa muito eficazmente. Tem mais a ver com tentação do que com falta de fé, embora possa parecer e sentir como se fosse falta de fé. No seu nível mais fundamental, duvidar significa duvidar do Pai e do Filho. Como filhos e filhas do convênio – como pessoas de fé – somos obrigados a ter fé, a viver pela fé, a “[pedir] com fé, não duvidando” (Tiago 1:6), e a “[vencer] pela fé” (D&C 76:53). Estas repetidas advertências para construir a nossa fé são cruciais porque é muito mais fácil semear a dúvida do que construir a fé e aprender pela fé. Quando tudo é dito e feito, aprender pela fé é tão crucial quanto aprender pelo estudo, porque há algumas coisas que não podemos aprender em um livro.

Elder Dallin H. Oaks enfatizou esta verdade:

“Depois de tudo o que podemos publicar, nossos membros por vezes permanecem com perguntas básicas que não podem ser resolvidas pelo estudo… Algumas coisas podem ser aprendidas apenas pela fé (ver D&C 88:118). Nossa confiança primordial deve estar em nossa fé no testemunho que recebemos do Espírito Santo. (“Oposição em Todas as Coisas”, Conferência Geral, abril 2016)

O Presidente Harold B. Lee disse algo semelhante:

Não compete à religião responder a todas as perguntas sobre o domínio moral de Deus sobre o universo, mas dar-nos coragem, por meio da fé, para que sigamos em frente mesmo diante de dúvidas que nunca venhamos a sanar na mortalidade. (Relatório da Conferência Geral de outubro de 1963, p. 108)

E em um discurso o sistema educacional da Igreja, o Elder Jeffrey R. Holland entregou esta comovente declaração sobre a relação das perguntas com a verdade revelada:

Nem todas as perguntas sobre o evangelho têm respostas — ainda — mas elas virão. Enquanto isso não acontece, tenho uma pergunta. Que questão concebível, seja histórica ou processual, entre qualquer grupo, poderia algum dia obscurecer a convicção profunda de uma pessoa sobre o misericordioso plano de salvação do Pai; o nascimento, a missão, a Expiação e a Ressurreição de Seu Filho Unigênito; a realidade da Primeira visão; a restauração do sacerdócio; o recebimento de revelação divina; o espírito modelador e transformador de almas do Livro de Mórmon; o deslumbramento e a majestade da experiência no templo e muito mais?

Que pergunta! É um mistério para mim que essas majestosas, eternas verdades da mais alta importância, tão centrais para a grandiosidade de toda a mensagem do evangelho, possam ser deixadas de lado ou completamente descartadas por algumas pessoas em favor da obsessão por questões muito menores. Para mim, nas palavras atribuídas a Edith Wharton, isso é realmente envolver-se demais com “coisas sem grande importância”. (“Não Temas, Crê Somente”, Transmissão para o Educadores do Sistema Educacional da Igreja, 6 de fevereiro de 2015)

Todas as perguntas têm respostas. Mas algumas perguntas, sejam elas pessoais, doutrinárias ou sobre procedimentos, não podem ser respondidas até mais tarde. Algumas podem não ser respondidas nesta vida. Alguma ambiguidade sobre a maneira como Deus trabalha com Seus filhos e no governo de Sua Igreja podem sempre existir. E certamente, algumas ironias, como as que encontramos frequentemente nas escrituras—como “os primeiro serão os últimos” e “perder sua vida para encontrá-lo” – podem sempre tipificar nossas vidas aqui…

mórmons jejuam

Considere o versículo que enviou Joseph ao bosque: “E se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, sem repreensão, e ser-lhe-á dada.” Tiago, então, acrescentou esta estipulação: “Porém peça-a com fé, não duvidando” (Tiago 1:5-6)

Assim, uma vez que o Espírito testificou sobre a verdade para você, particularmente as verdades fundamentais que constituem um testemunho de que Deus é nosso Pai, de que Jesus é o Cristo, que Joseph Smith foi o profeta chamado para restaurar o evangelho do Salvador, que o Livro de Mórmon é escritura, e que somos guiados por profetas, videntes e reveladores de hoje—, então você sabe que o evangelho é verdadeiro. Tem um testemunho! E mesmo que você não saiba ou não entenda todas as coisas, você pode se sentir seguro no que você sabe!

Nesse ponto, quando surgem perguntas ou quando as bênçãos que você tem implorado para permanecer não são cumpridas, essas questões não são uma indicação de que você não tem um testemunho ou que o evangelho não é verdade. Eles são um convite para você crescer espiritualmente.

Às vezes ficamos confusos sobre a interseção que ocorre entre perguntas e testemunho e tentamos conectá-los quando eles não estão necessariamente relacionados. As perguntas nunca devem ameaçar um testemunho; elas devem apenas ajudar a construir convicção, aprofundar a compreensão e aumentar a fé—porque elas proporcionam a oportunidade de aprender.

É certo que às vezes pode parecer que nossas perguntas sobre a doutrina, os procedimentos da Igreja, a história da Igreja ou bênçãos pessoais não cumpridas estão de alguma forma ligadas aos nossos testemunhos. Se você tem implorado por cura ou casamento ou um filho e não obteve a bênção desejada, pode ser tentador perguntar se Deus é real, se ele está ouvindo, ou se ele se importa. E se a doutrina da Igreja sobre um assunto particular entra em conflito com suas opiniões pessoais, pode parecer confuso. Se certos procedimentos ou práticas na Igreja te intrigam, isso pode ser desencorajador. Qualquer uma dessas emoções ou sensações, deixadas em isolamento, pode ameaçar o testemunho.

Mas repito: Depois de ter recebido um testemunho espiritual das verdades que formam o alicerce do testemunho, então, quando surgem dúvidas, mesmo a mais espinhosas perguntas a respeito de nossa doutrina ou história ou posições sobre questões sensíveis, ou os desejos mais profundos de nossos corações—eles são oportunidades para o crescimento pessoal e espiritual. Eles não são bandeiras vermelhas sugerindo que o evangelho não é verdadeiro. São oportunidades de se envolver na luta por respostas inspiradas, receber revelação pessoal e aumentar a fé.

 

Fonte: LDS Living

| Inspiração

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *