Por: Márcio Galhardo
Há alguns anos deixei de traçar metas na euforia do final de ano passando a fazer no dia primeiro e janeiro, em geral neste dia acordamos menos eufóricos e mais determinados com o novo recomeço.
Como membro dA’ Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias fui ensinado em muitos aspectos a procurar o que realmente importa para ser feliz e desta forma abençoar minha família e uso três ferramentas / ensinamentos para traçar minhas metas com os olhos fitos na vida eterna.
1 – Minha Benção Patriarcal – É uma carta pessoal do Pai Celestial para mim, nela podemos encontrar os desejos de nosso Pai Celestial para nossa vida e as consequentes bençãos que recebemos ao cumprir os mandamentos. Gosto de ler a Benção Patriarcal na Sala Celestial do Templo (Tem lugar melhor ?); Geralmente leio em minha última visita ao templo no ano anterior, sempre que possível no último dia que o templo esta aberto no ano, após isso anoto todo e qualquer sentimento te tenha com esta experiência.
2 – Tomar Decisão e Definir Metas S.M.A.R.T – Aula 5 – Pathway BYU-I, 1º Semestre (GS 120L 05)
Specific (Específica)
Mensurable (Mensurável)
Attainable (Alcançável)
Relevant (Relevante)
Time-Based (Temporal)
3 – Ciclo de Autossuficiência – Uma das maiores dificuldades que as pessoas tem ao definir metas é saber exatamente quantas metas definir. Como o Ciclo de Autossuficiência separa os aspectos de nossas vidas em 6 áreas diferentes defino 1 META PARA CADA ÁREA:
1 – Espiritualidade;
2 – Saúde;
3 – Emprego;
4 – Armazenamento Doméstico;
5 – Finanças;
6 – Instrução.
Ao traçar apenas uma meta para cada aspecto da vida fica muito mais fácil fazer o acompanhamento e para isso habitue-se a analisar seu progresso mensalmente.
__________
Márcio Galhardo – Tem uma filha linda. É publicitário, jornalista e sócio da Rádio SUD FM. Atualmente serve como Secretário da Estaca São Paulo Brasil Campo Limpo e Secretário do CREJAS-SP, Comitê Regional dos Adultos Solteiros de São Paulo.
Gostei de ler. Vou aplicar algumas coisas que faltam pra mim. Obrigada por compartilhar.
Very well done. We could all benefit from following the ideas Marcio shared.
Muito bom meu amigo Marcio
Temos frequentemente ouvido expressões como: “ Quem não sabe para onde vai qualquer caminho serve”. “Não importa a direção do vento para o marinheiro que não sabe aonde quer chegar”.
Tenho visto que a vida sem boas metas pode perder o sentido e tornar-se medíocre. Não há dúvidas que boas metas e bons objetivos nos movem para a direção certa.
Aprecio as palavras do famoso Michelangelo: “A maior tragédia não é estabelecer uma meta e não alcança-la, a maior tragédia é passar a vida inteira alcançando metas pequenas”.
É escritura: Ninguém deve correr além das suas forças. O que para mim também significa de que ninguém deve correr menos do que as suas forças. Para isso é preciso estabelecer metas que exigem de nós nossos melhores esforços. É o caminho mais rápido para se atingir bons resultados e uma vida mais excelente.
Abraços. Elder João R. Grahl
4.5