fbpx

Terapeuta responde: Por que os “bad boys” chamam a atenção de algumas mulheres?

Quer seja arte imitando a vida ou vice-versa, a sociedade em geral parece concordar com um tema comum da cultura pop: bons rapazes e boas meninas são chatos, enquanto bad boys e meninas rebeldes são atraentes e descolados. Permitam-me desmascarar esta ficção cliché com a potência da realidade: não há nada mais atraente do que alguém com um forte senso moral.

A integridade é atraente

“Mas isso é chato demais” alguém pode dizer. “Não existe nada mais previsível do que alguém que sempre tenta fazer as coisas certas?” Enquanto muitas pessoas admitem que estar com uma pessoa certinha seja sensato, elas ficam atraídas pelo perigo sedutor e imprevisibilidade. Estas mesmas pessoas são aquelas que, posteriormente, choram por ter sido magoadas, abusadas, negligenciadas, enganadas e traídas.

Lembro-me da frase do musical Into the Woods, de Stephen Soundheim, na qual o charmoso príncipe, quando confrontado sobre suas mentiras e infidelidade, racionaliza e responde “fui criado para ser encantador, não para ser sincero”.

É claro que não tem nenhum problema sentir atração por pessoas que são aventureiras, misteriosas e imprevisíveis (em um nível normal), mas aqueles que buscam desenvolver relacionamentos duradouros, que valem a pena, deveriam usar de sabedoria e seguir esse sentimento somente se seu pretendente possuir integridade. Casais felizes com relacionamentos duradouros, do meu ponto de vista, encontram fidelidade, honestidade, responsabilidade e ajuda em seus companheiros e acham isso incrivelmente irresistíveis.

Essas qualidades atraentes surgem de uma força moral que, devo acrescentar, é mais do que possuir um senso de certo e errado. Afinal, há muitas pessoas que têm força moral que não a seguem.

Dr. John Van Epp, em seu livro “How to Avoid Falling In Love with a Jerk” (Como evitar se apaixonar por um idiota) explica que a consciência gerencia suas ações e atitudes. Isso significa que, quando se trata de um comportamento, aqueles que buscam um relacionamento devem seguir o conselho do Grilo Falante de ‘sempre deixar que sua consciência seja seu guia.’

Como diferenciar as pessoas genuinamente boas dos “lobos em pele de ovelha”? Primeiramente, observe de perto como essas pessoas tratam os outros. Se elas colocam suas próprias necessidades acima das outras pessoas, provavelmente farão a mesma coisa num relacionamento. Se elas mentem para os outros, elas irão mentir para você. Se traíram seus namorados(as) para estar com você, pode ser que eles trairão você num futuro.

Alguém com uma “personalidade atraente”, por outro lado, tenta ser consciente das necessidades e sentimentos dos outros. Consideram como suas ações afetarão os outros ao tomar suas decisões. São educados, prestativos e agradecidos.

A triste verdade sobre “Bad Boys” e “Meninas Rebeldes”

Aqueles que querem nos enganar tomam muito cuidado com seu comportamento na frente daqueles que lhes interessam, mas às vezes não são tão cuidadosos assim com as outras pessoas. Eu tive uma cliente (história compartilhada com permissão) que teve um único relacionamento com um “bad boy” e que terminou em maus-tratos e um coração partido.

Perguntei-lhe se havia visto sinais antes. Especificamente, perguntei-lhe como ele tratava os outros. “Ele era horrível com as pessoas”, respondeu ela. “Ele sempre foi sarcástico, grosso e se achava melhor que os outros. Mas ele era tão bom comigo.” Fiz a próxima pergunta lógica: “Você não achou que ele só estava fingindo ser bom com você, e que ele acabaria sendo grosso com você assim como ele era com todas as outras pessoas, se não pior?” Ela admitiu: “não, ser tratada assim me fazia sentir especial. Pensei que eu estava fazendo ele ser melhor.”

Ao contrário da lógica dos roteiristas de Hollywood, o amor romântico raramente transforma “bad boys” em bons rapazes. Isso acontece, mas na maioria das vezes a Fera nunca se transforma em um príncipe, Edward não controla seus desejos de beber o sangue de Bella, e Wolverine não controla seu temperamento. Não escolha alguém mais ou menos só porque é mais fácil.

Claro que, em relações saudáveis, as pessoas influenciam uns aos outros para o bem e crescem juntos com o tempo. Não devemos esperar a perfeição, mas também não devemos esperar que os grandes problemas sejam resolvidos somente pelo poder do amor. É muito melhor escolher um companheiro que já saiba nadar do que ser um salva-vidas emocional para alguém que te leve para o fundo.

Enquanto a cultura pop diz que os homens normalmente vão de maus para bons, o das mulheres vai na direção oposta. Um exemplo disso e o álbum Good Girl Gone Bad, da Rihanna, os estranhos giros da estrela de Hanna Montana, Miley Cyrus e as saias de Poodle em troca de cigarros e couro apertado em Grease.

Esta valorização de objetos disfarçada de empoderamento trai a verdade de que as meninas enlouquecidas devem ser chamadas de meninas com baixa autoestima. Roupas curtas e livre oferta de intimidade física pode parecer emocionante, mas muitas vezes são indicadores de insegurança e desespero, traços que, muitas vezes, levam a relações arruinadas.

Há esperança

O meu objetivo aqui não é julgar. Homens e mulheres que agem da forma descrita acima podem mudar e ter relacionamentos estáveis, saudáveis e significativos. Não é seu trabalho mudá-los, é algo deles e só deles. Se você é solteiro, evite o risco de se envolver com alguém que não reconhece e não tenha senso moral, tendo em mente que quem eles são agora é mais importante do que quem eles podem ter sido no passado.

Lembre-se que não há nada mais atraente do que alguém que seja verdadeiro e honesto (para não dizer que a intimidade é mais gratificante no contexto de uma relação matrimonial saudável).

Se você está atualmente envolvido com alguém que cometeu erros graves, você pode avaliar a sinceridade de suas desculpas por seus esforços para corrigir seus comportamentos. Se eles estão de acordo com o Senhor e utilizaram a Expiação de Jesus Cristo em suas vidas, isso deve ser bom o suficiente para você.

Alguns relacionamentos voltam de grandes problemas mais felizes e mais fortes do que nunca, mas apenas se ambos estiverem dispostos a fazer mudanças, trabalhar duro, ser responsáveis e perdoar. Sem estas condições, o relacionamento nunca pode prosperar.

Uma palavra aos “bonzinhos”

Se você se sente frustrado porque ser bonzinho não tem te trazido grandes resultados em sua vida amorosa, eu já passei por isso. Não seja uma vítima da ideia de que você tem que desistir de sua integridade para ser atraente para alguém; isso leva as pessoas a ruína com frequência. Com isso, você não deve acreditar que alguém lhe “deve” sentimentos, ou mesmo uma chance simplesmente porque você é legal e confiável. O coração de cada pessoa deve ser entregue a alguém de acordo com seus próprios sentimentos, não e algo que pode ser pedido.

As pessoas são atraídas por bad boys e meninas rebeldes, em parte, por causa de sua confiança. Na verdade, é arrogância ou exagero mascarado de confiança, mas as pessoas são atraídas por isso mesmo assim. Infelizmente, os bons rapazes e as boas moças muitas vezes não tem confiança, por qualquer razão, o que faz com que namorar seja difícil.

No entanto, se você permitir que a sua confiança brote da ação correta (como ajudar os outros, auto aperfeiçoamento ativo, e seguir essa bussola moral interior) você pode estar satisfeito com a sua vida, mesmo se você estiver solteiro. Seguir sua consciência, se feita com sinceridade, sem arrogância ou com ar de superioridade, pode ajudá-lo a ter a confiança para criar relacionamentos duradouros no futuro e ser feliz agora mesmo.

Fonte: LDS Living

Relacionado:

4 maneiras de evitar relacionamentos negativos e abusivos

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *