fbpx

Quatro atitudes que podem nos ajudar a superar as dificuldades

dificuldades

Superar as dificuldades

Das muitas verdades que conhecemos, essa é uma delas: todas as pessoas têm dificuldades.

Talvez você tenha clicado neste artigo exatamente por ler a palavra dificuldade. É bem provável que nesse exato momento exista algo que o perturbe. Se esse for o seu caso, gostaríamos de lhe dizer que você não está sozinho.

Ao redor de todo o mundo, em todo o tempo encontraremos pessoas com dificuldades, problemas e provações.

dificuldades

Existem muitas pessoas ao redor do mundo passando por dificuldades.

Seja qual for a fonte das dificuldades pelas quais passamos, o Senhor as conhece. Ele conhece nosso coração e nossos pensamentos (Salmos 139: 23). O Senhor  ensinou também que é necessário que exista oposição em todas as coisas (2 Néfi 2:11). Só saberemos dar valor a alegria quando tivermos enfrentado dificuldades e provações.

dificuldades

Aprenda a reconhecer os momentos felizes.

Vicente Ferrer, um religioso espanhol afirmou que “o leite é o alimento das crianças, a tribulação o das almas”. Em uma leitura rápida, esse pensamento é duro e difícil, mas sem dúvida é verdadeiro.

Como podemos superar as nossas dificuldades?

1)   Converse com o Pai Celestial

dificuldades

A oração é uma fonte de ajuda.

Superar as dificuldades é um processo entre nós e o Pai Celestial. Há um propósito para estarmos passando por tais momentos e para conhecer o motivo, precisamos orar. Verdadeiramente ter conversas sinceras e profundas com nosso Pai Celestial. Orar pode nos ajudar a entender e aceitar a dificuldade como uma forma de nos preparamos para ser como Ele deseja que sejamos. (Mateus 5:48).

dificuldades

O ouro e a prata são provados pelo fogo (Provérbios 17:3)

2) Continue a ser digno

dificuldades

A perseverança é o melhor rémedio.

Ser pessoalmente reto e ter a aprovação de Deus nos fará sentir mais próximos Dele e consequentemente mais fortes para vencermos. As dificuldades que temos, são as cruzes que carregamos e são elas que mostrarão se somos dignos ou não de merecer as bênçãos prometidas a nós.

“Quem não toma a sua cruz não é digno de mim” (Mateus 10:38)

3) Tenha fé

mulher orando - doce grata oração

A última coisa que deve morrer em nós,  é nossa fé. A fé inclui esperar por coisas que nós ainda não vemos (Hebreus 11:1). Se acreditarmos que as dificuldades são uma forma de nós refinarmos para sermos o melhor que pudermos ser, então a fé estará sempre em nossa vida.

Nas Escrituras lemos: “Se tiverdes fé como um grão de mostarda, nada vos será impossível” (Lucas 17:6). Se tivermos fé, superaremos nossas dificuldades.

4) Conte as bênçãos

dificuldades

A atitude de gratidão produz em nós algo único. À medida que somos gratos, vemos o quanto nós já temos para agradecer. As dificuldades existem, elas continuam conosco. Por outro lado, vemos o quanto já temos, o quanto já vencemos e claro, quantas bênçãos já nos foram dadas.

Cantamos no hino lindas palavras “Conta as bênçãos, conta quantas são recebidas da Divina Mão. Uma a uma, dize-as de uma vez, e verás surpreso, quanto Deus já fez.” (Hinos 57).

“Em vez de nos prendermos aos nossos problemas, podemos permitir que um espírito de gratidão nos guie e abençoe” [2], ensinou o Presidente Hinckley.


Referências

[1] O Senhor tem um plano para nós: https://www.lds.org/general-conference/2014/10/the-lord-has-a-plan-for-us?lang=por

[2] Ensinamentos dos Presidentes da Igreja- Gordon B. Hinckley, página 73.

| Para refletir
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
emigrar
Vantagens e desvantagens de emigrar do Brasil para Utah
LDS Business College - novo presidente
Igreja SUD chama novo presidente da LDS Business College

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *