fbpx

Você é grato por todas as coisas?

Há uma linha que conecta a humanidade. É uma linha de sofrimento e dor. Ninguém escapa dessa vida sem passar por múltiplos desafios, luto e esperanças frustradas.

Sim, há alegria em Cristo e em servir e amar ao nosso próximo. Porém, todos temos momentos de angustia em nossas vidas.

Há não muito tempo atrás, eu estava sentada com um grupo de amigas quando alguém mencionou que sua vida não seguia seu plano A. Na verdade era bem diferente do que ela havia imaginado.

Logo notei que todas nós estávamos em nosso plano B – ou plano Z! Estamos nos adaptando a doenças imprevistas, contratempos financeiros, problemas de relacionamento, provações de fé, e muito mais.

Certamente no mundo de hoje vemos provações em cima de provações. Uma pandemia global. A morte de entes queridos. Furacões. Terremotos. Enchentes. Racismo. Caos. E até mesmos vespas assassinas.

Mesmo em meio a tudo isso, pensei na escritura, “agradecerás ao Senhor teu Deus em todas as coisas” (Doutrina e Convênios 59:7).

Vemos essa mesma afirmação em Salmos 147:7 que diz, “cantai ao Senhor em ação de graça” e em alma 37:37 que diz, “tem o teu coração cheio de agradecimento a Deus”. Mas como podemos agradecer?

Tenho três sugestões:

Amplie sua visão

Afaste-se de sua preocupação imediata e amplie sua visão. Somos ensinados a sermos felizes, mesmo quando os problemas surgirem.

Ninguém ora para ter problemas. Mas quando vemos nossas vidas de uma perspectiva eterna, percebemos que nossas bençãos sempre superarão nossas provações.

De fato, se tudo o que fazemos é mediado pela enorme benção da Expiação de Jesus Cristo, a oportunidade que Ele nos dá de voltar ao nosso Pai Celestial, percebemos que nossos sacrifícios e dificuldades são insignificantes, comparados ao indescritível sofrimento Dele por nós.

Aproximar-se do Salvador é verdadeiramente um bálsamo que pode nos fortalecer para que possamos executar nossos labores.

Ao concentrarmos nossas bençãos e tudo o que Cristo fez por nós, podemos evitar nos afundarmos nos sofrimentos da mortalidade.

Ignoramos os sussurros de Satanás que nos colocariam no abismo da miséria. Nos afastaremos de Lúcifer se mantivermos os nossos olhos fitos na glória de Deus (Doutrina e Convênios 88:67).

O Élder Dieter F. Uchtdorf disse:

“Sugiro que vejamos a gratidão como uma disposição, um modo de vida que independe de nossa situação atual. Em outras palavras, estou sugerindo que, em vez de sermos “gratos por coisas”, devemos concentrar-nos em ser “gratos em nossas circunstâncias” — sejam elas quais forem.”

Em Doutrina e Convênios 78:19 lemos:

“E aquele que receber todas as coisas com gratidão será glorificado; e as coisas desta Terra ser-lhe-ão acrescentadas, mesmo centuplicadas, sim, mais.”

Até mesmo o versículo anterior nos diz para termos bom ânimo. Busque esta escritura e observe essas palavras.

Não seremos somente confortados ou aliviados de nossos sofrimentos. Seremos glorificados. Que promessa maravilhosa!

Perceba que as provações nos moldam

Sim, se cedermos para a amargura ou ao ressentimento, estas características podem nos moldar para o pior.

Mas se aprendermos com nossos contratempos sairemos mais fortes. Nos tornaremos pessoas melhores.

Quantas de nossas melhores características aprendemos através da adversidade? Acredito que a maioria delas.

Toda vez que somos atingidos por algum bloqueio ou calamidade, podemos tentar parar e pedir a Deus o que podemos aprender através daquilo.

Seria muito vergonhoso tropeçar pela vida e cair de obstáculo em obstáculo e não aprender nada com isso!

Encontre o presente escondido

Vou explicar. O poeta do século XV Kabir, escreveu esse pequeno poema:

“Saí em busca do Médico por causa das dores que este mundo me causou.

Sem acreditar no que aconteceu – encontrei meu Professor.

Antes de ir embora, ele disse ‘Já está preparado para um pouco de lição de casa?’

‘Sim’, respondi.

“Então agradeça todos aqueles que te causaram dor. Eles o ajudaram a vir até mim.”

E então, temos a esperança que advém de uma situação desagradável. Algo que faz com que nos voltemos para Deus a qualquer custo.

Então, apesar de nos sentirmos de coração partido pela tragédia de um amigo, também sentimos a alegria de vê-lo voltar-se para Cristo. Vemos a transformação e a purificação diante de nossos olhos.

Também podemos seguir por esse caminho, ao permitir que o Espírito Santo guie as nossas decisões e inspire as nossas escolhas durante os momentos mais difíceis.

Muitos de nós estamos passando por problemas neste momento. E vemos o mundo a nossa volta cheio de medo, raiva, confusão e desesperança.

Porém, triunfamos sobre essas emoções e somos uma luz para que outros possam seguir. Conhecemos a fórmula. Só precisamos ter determinação para segui-la.

O Élder James E. Faust disse:

“Um coração grato é o princípio da grandeza. É uma expressão de humildade, é o alicerce para o desenvolvimento de virtudes como oração, fé, coragem, satisfação, felicidade, amor e bem-estar.”

Fonte: Meridian Magazine

Relacionado:

Como aceitar quando algo não dá certo

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *