fbpx

Se orar o suficiente, posso mudar a vontade de Deus?

Todos nós temos desejos que pedimos a Deus em oração. Oramos muito de joelhos, seguimos os Seus mandamentos, fazemos boas escolhas, e fazemos tudo o que é necessário para nos qualificarmos para as bênçãos que pedimos.

E às vezes, mesmo que já tenhamos recebido um “não” como resposta, ainda oramos incessantemente, esperando que Deus mude de opinião.

Em Doutrina & Convênios, lemos o relato de Martin Harris pedindo a Joseph Smith para perguntar a Deus se ele poderia mostrar à sua família as 116 páginas do manuscrito do Livro de Mórmon. Joseph perguntou duas vezes e Deus não permitiu. Mas Martin implorou a Joseph para perguntar a Deus mais uma vez. Desta vez, Ele permitiu que Martin levasse o manuscrito para casa, para mostrar apenas a sua esposa e certos membros de sua família. E depois aconteceu o pior, Martin perdeu todas as 116 páginas do manuscrito.

Então Joseph e Martin mudaram a vontade de Deus? Não.

A vontade de Deus era apressar a tradução do Livro de Mórmon, e sabendo que muitas pessoas queriam obter posse do manuscrito, Ele não permitiu que Martin o levasse porque perdê-lo significaria atrasar a tradução. Mas como Joseph e Martin insistiram muito, Ele permitiu.

Mas, Ele permitiu que Joseph e Martin aprendessem através do exercício de seu próprio arbítrio o que lhes traria felicidade ou miséria.

Não podemos mudar a vontade de Deus, mas podemos ser confortados sabendo que a Sua vontade é que voltemos à Sua presença novamente. Ele tem nosso bem-estar como prioridade e quando recebemos uma resposta, podemos ter certeza de que Ele está nos levando para mais perto de nosso lar celestial.

Embora não possamos persuadi-Lo a ceder aos nossos desejos, Ele também não quer passar por cima do nosso arbítrio. Como Martin, pode haver momentos em que, se orarmos o suficiente, Deus nos permitirá fazer o que desejamos para que possamos aprender com a experiência.

Estas experiências podem nos ajudar a compreender melhor a vontade e os caminhos do Deus Todo-Poderoso e nos permitir enxergar como alinhar a nossa vontade aos Seus caminhos para receber alegria e paz.

Ao fazê-lo, nos tornamos mais sensíveis aos sussurros de Seu Espírito – que nos ilumina, nos ajudando a alcançar o nosso potencial e nos avisando para evitar o que pode impedir o nosso crescimento.

Então, da próxima vez que pensarmos em mudar a vontade de Deus, que possamos nos perguntar se isso é realmente o que queremos que aconteça. Tal como Martin, Deus pode permitir que façamos o que quisermos, mesmo que sintamos tristeza posteriormente, assim como aconteceu com Martin e Joseph por perderem o manuscrito.

Confiemos em Deus e em Sua vontade—esta é a única maneira de navegarmos com sucesso nesta existência mortal, muitas vezes traiçoeira, nos tornar as pessoas que Ele quer que nos tornemos, e, no fim, regressar alegremente à Sua presença novamente.

Fonte: faith.ph

Relacionado:

Perguntas e Respostas: Tenho raiva de Deus pela morte de um ente querido. O que eu faço?

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *