fbpx

Se o Senhor quer que sejamos bem sucedidos, porque fracassamos?

“Bom, acho que estamos de volta à estaca zero”, foi o eu disse ao meu marido enquanto olhava para tudo que estávamos jogando fora. Investimos tempo, dinheiro e noites sem dormir em uma nova empresa; mas não foi bem. Foi claramente um momento decepcionante e, no meio da limpeza de alguns equipamentos, algumas perguntas vieram à minha mente: quais são as lições do fracasso? Se o Senhor quer que sejamos bem sucedidos, porque Ele permite que fracassemos?

Foi então que lembrei de nossa primeira semana de casados. Decidimos que Jeremias 29:11 seria a nossa escritura. “Porque eu bem sei os pensamentos que eu penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais” é uma promessa que dissemos que iríamos cumprir. O Pai Celestial quer que tenhamos sucesso – não havia nada a temer, certo?

Durante um dos momentos mais difíceis de nosso casamento, eu me agarrei na promessa de Jeremias 29:11. Nós oramos e trabalhamos duro em nossa empresa e ainda assim, fracassamos. Eu sabia que os erros fazem parte do plano de Deus, mas nossa experiência – nosso próprio fracasso – me fez perceber que fracassar também faz parte da conta.

Nosso “fracasso épico” de um empreendimento comercial nos ajudou a perceber quatro importantes lições sobre o fracasso e o plano de Deus para nós. O Senhor – por causa de Seu amor por Seus filhos – nos permitirá falhar, cometer erros. Aí vão alguns motivos:

Enfrentar fracassos nem sempre é fácil, mas nos ensina lições importantes.

Fracassar torna a fé mais significativa

O fracasso deve arruinar nossa fé? Se permitirmos, pode acontecer. Mas, se tentarmos ver o papel do fracasso com uma visão mais ampla, podemos começar a ver como isso torna nossa fé significativa. Não conseguir os resultados que temos originalmente – e fielmente – planejados pode nos ensinar lições sobre humildade, preparação e permanecer firmes às promessas do Senhor.

Um dos maiores exemplos de fé significativa foi de Néfi. Ele era fiel – ele tinha certeza de que o Senhor não falharia com aqueles que seguem Seus mandamentos. Mas quando ele e seus irmãos foram encarregados de obter os registros sagrados de Labão, eles falharam, duas vezes. Se Néfi tivesse permitido que essas falhas superassem sua fé, ele poderia ter desistido em um piscar de olhos. Mas ele perseverou. Talvez através de suas duas tentativas fracassadas, Néfi aprendeu a ir à casa de Labão e imitá-lo – duas coisas que poderiam ter contribuído para seu sucesso.

O fracasso deveria nos fazer questionar nossa fé? Se permitirmos, pode acontecer. Mas, se aprendermos com isso e obtermos algum conhecimento, o fracasso pode tornar a fé mais significativa.

Fracassos nos mostram que o Pai Celestial está nos detalhes de nossas vidas

Quando decidimos finalmente desistir da empresa, minha mente estava cheia de perguntas. “Pai, nós oramos muito por isso. Nós estávamos sentindo algo tão bom sobre isso. Por que as coisas não saíram como planejamos?

Você também já fez essa pergunta? Você também questionou o plano do Senhor para você? Você já se perguntou por que – depois da preparação e do trabalho duro – as coisas ainda não deram certo?

Nossa experiência com nossa empresa falida nos ensinou algo: que o Senhor está nos detalhes de nossas vidas.

Alguns meses depois do nosso investimento fracassado, meu marido teve uma nova ideia. Uma que continua sendo produtiva até agora. Falhar com uma empresa era necessário para aprendermos e mudarmos para algo melhor.

Fomos lembrados da história do Profeta Joseph Smith. Depois de saber que as 116 páginas do manuscrito do Livro de Mórmon tinham desaparecido, ele exclamou: “Tudo está perdido!” Mas no grandioso plano do Senhor, não estava perdido. O Senhor viu o fracasso de Joseph Smith 2000 anos antes e Ele estava pronto para isso.

Ele vê nossos fracassos, Ele pode transformar nossos fracassos em bênçãos. Ele também sabia que cometeríamos erros, por isso Ele nos deu um Salvador. O Senhor está nos detalhes de nossas vidas. Seu plano para a humanidade e Seu plano para cada um de nós é perfeito. Ele é fiel à Sua promessa de que Ele tem planos para que tenhamos sucesso. Essas promessas podem não ser evidentes agora, mas certamente elas aparecerão no próprio tempo do Senhor.

Erros nos permitem tomar melhores decisões

Eu ainda penso naqueles amargos meses de vez em quando. Embora eu me lembre do medo e da preocupação que tive que suportar, lembro-me de uma das maiores lições sobre o fracasso que tive – nossas decisões erradas podem nos ajudar a aprender a fazer melhores escolhas. Porque sabemos bem o que acontece quando tomamos decisões precipitadas, sabemos que é melhor dar um tempo e perguntar a vontade do Senhor.

É claro que o Senhor não nos conduzirá aos caminhos do pecado, mas nos permitirá, através de experiências, erros e fracassos, aumentar nosso conhecimento para que possamos fazer melhores escolhas.

Lições aprendidas com o fracasso nos fazem perceber que o sucesso é um passo de fé a cada vez

“Brilha, Meiga Luz”, de John Henry Newman, tornou-se um dos meus hinos favoritos sobre fé. Quando vivenciamos momentos de incerteza e fracasso, é fácil desejar uma luz maior – um entendimento para nos ajudar a ver o que o futuro nos reserva.

Mas, na realidade, luz suficiente para iluminar apenas os próximos dois ou três passos é o que realmente precisamos – no que podemos colocar nossa confiança. O sucesso nesta vida e na próxima vida depende do que fazemos com a luz que nos é fornecida.

Nem sempre podemos saber o que está por vir, mas o Senhor sabe. Ao usarmos com bravura essa fraca luz, e ao darmos um passo de fé a cada vez, acreditando que o Senhor guiará nosso caminho, poderemos superar nossos fracassos e obter sucesso.

O fracasso nunca é uma coisa fácil de encarar. Mas quando percebemos que momentos de fracasso muitas vezes podem nos ajudar a entender mais, aprender mais e fazer mais, começamos a entender por que o fracasso faz parte do plano de Deus para nós.

Fonte: Faith.ph

Relacionado:

Por que falhas fazem parte do nosso progresso

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *