fbpx

Se estiverdes preparados, não temereis

Todos nós ouvimos sobre o COVID-19, e a pandemia que este vírus está causando. Algumas pessoas não estão nenhum pouco preocupadas, outras encaram de frente e escondem o medo, e outras estão apreensivas com relação ao futuro.

Para alguns, esse desafio que todos estão encarando, é mais preocupante do que para outros.

Eu pessoalmente estou um pouco preocupada. Estou preocupada com a minha saúde e a do meu esposo, e quem cuidaria de meus filhos se algo acontecesse conosco. Assim como qualquer outra mãe ou pai, também me preocupo com o bem-estar dos meus filhos.

Apesar de não estar tão preocupada com nossa saúde em geral por sermos saudáveis, me preocupo com a saúde da minha mãe que por ter alguns problemas de saúde, entra dentro do grupo de alto risco.

A mais ou menos dois anos e meio, minha mãe foi diagnosticada com um tipo raro de linfoma. E apesar do câncer não estar ativo agora, o coronavírus pode ser uma ameaça a vida dela.

Em meio a tantas outras preocupações, estamos passando por um momento de caos e confusão.

Na semana onde todos estavam enchendo suas dispensas, nós estávamos nos preparando para o funeral do esposo da minha irmã, seu falecimento não está relacionado ao COVID-19.

Então, nossa família não teve oportunidade de fazer compras. Depois de ver posts no Facebook e novas reportagens, fiquei com muito medo de ver que tínhamos tão pouco na dispensa e de saber que ainda não tínhamos feito compras – nem mesmo do básico, e nem de coisas extras como chocolates para a páscoa.

Apesar de saber o que é estar preocupada com o vírus, também sei que estamos tomando as devidas precauções para nos mantermos saudáveis e protegidos.

Mesmo tendo que viajar para irmos ao funeral e termos que ficar em um hotel, limitamos a nossa exposição e custos ao fazermos nossas refeições no quarto, ao invés de sairmos para comer.

Além de nos prepararmos para a viagem, percebi que se seguirmos os conselhos de saúde e fizermos o que pudermos para reduzir o nosso risco, estaremos protegidos.

Não significa que não pegaremos o vírus, mas nos ajuda a reduzir as chances de pegá-lo e de saber o que podemos esperar se pegarmos o vírus.

Além de receber ótimos conselhos de saúde de profissionais, o nosso profeta Russel M. Nelson, também nos pediu para que nos preparássemos para a próxima Conferência Geral.

Fomos ensinados a armazenar diversas vezes. Sem armazenamento, não sei como a minha família sobreviveria nesse momento. E apesar de não termos chocolates para a páscoa ou sorvete para as tardes de domingo, temos o necessário – e sou muito grata por isso.

Em seu discurso intitulado “Se estiverdes preparados, não temereis” O Élder L. Tom Perry aborda como devemos viver com nossos meios e como é essencial planejar para o futuro.

O Élder Perry compara as provações modernas com ter óleo o suficiente em nossas lâmpadas para perseverarmos até o fim.

Precisamos preparar as nossas lâmpadas para as necessidades espirituais e temporais. O Élder Perry compartilhou:

“Para conservar certa dose de estabilidade na vida, é essencial que planejemos para o futuro. Creio que está na hora, e talvez devamos fazê-lo urgentemente, de examinarmos os conselhos que recebemos sobre nossa preparação pessoal e familiar. Queremos ser encontrados com suficiente azeite em nossas lâmpadas para perseverar até o fim.

O Presidente Spencer W. Kimball nos admoestou:

‘Ao exa­mi­nar os con­se­lhos que nos foram dados pelo Senhor sobre a impor­tân­cia da pre­pa­ra­ção, fico impres­sio­na­do com a cla­re­za da men­sa­gem. O Salvador dei­xou bem claro que não pode­mos colo­car óleo sufi­cien­te em nos­sas lâm­pa­das sim­ples­men­te evi­tan­do o mal.”

Precisamos tam­bém nos dedi­car a um pro­gra­ma posi­ti­vo de pre­pa­ra­ção.

Ele tam­bém disse:

 “O Senhor não tra­du­zi­rá nossa boa-von­ta­de e boas inten­ções em obras. Cada um de nós deve fazê-lo por si mesmo”.

A necessidade de estarmos preparados em tempos de necessidade e provação nunca foi tão clara quando é hoje.

Temos testemunhado muitas pessoas correrem aos supermercados em pânico, tentando comprar o que sobrou da comida, papel higiênico e água, esperando fazer o seu armazenamento, que deveria estar feito a anos, em instantes.

Mas não funciona assim. Se estivéssemos todos preparados, todo esse caos não seria necessário e não teríamos motivos para temer.

Precisaríamos somente manter o essencial, o que teria que ser feito de qualquer maneira. O Élder Perry pediu que nos preparássemos nas quarto seguintes áreas de nossas vidas:

Primeiro, adquirir uma educação adequada. Precisamos aprender um ofício que nos assegurará de uma renda para o futuro. Também devemos nos manter atualizados sobre as mudanças de informação e tecnologia a nossa volta.

Segundo, precisamos viver estritamente dentro de nossa renda e guardar para um dia de necessidade. Somos instruídos a cultivar em nossos próprios jardins e cultivar comidas que possam são somadas ao que temos em nosso armazenamento.

Terceiro, precisamos ter um fundo de reserva e evitar contrair dívidas em excesso e fazer dívidas somente necessárias.

Quarto, precisamos ter um armazenamento de alimentos e suprimentos que irão durante por pelo menos um ano.

Imagina o quão menos caótica essa última semana seria se todos nós tivéssemos preparados e tivéssemos os itens que precisamos a mão e somente ir as lojas para comprar o necessário, como leite, ovos, pão e produtos frescos.

As prateleiras iriam permanecer cheias e haveria menos pânico ou até mesmo, menos razão para temer. O Élder Perry disse:

“Temos sido ensi­na­dos, desde que tenho lem­bran­ça, a pre­pa­rar-nos para o futu­ro e a man­ter supri­men­to neces­sá­rio para um ano. Acho que os anos de far­tu­ra nos fize­ram quase uni­ver­sal­men­te esque­cer esse con­se­lho. Creio que ter­mi­nou o tempo de negli­gen­ciar essas instru­ções. Com o que vem acon­te­cen­do no mundo de hoje, elas pre­ci­sam ser con­si­de­ra­das com muita serie­da­de.”

Apesar de tentar seguir esse conselho, meu esposo e eu estamos longe de sermos perfeitos. Temos armazenamento de alimentos, mas não temos para um ano.

Penso que muitos de nós, temos sido abençoados com períodos de fartura, sem termos que pensar em armazenar para o futuro.

E apesar de não estar muito preocupada com a alimentação da nossa família, ou com o que acontecerá se meu esposo tiver que trabalhar em casa, ainda nos preocupamos e tememos um pouco.

As palavras de consolo do Élder Perry podem ser encontradas em Doutrina e Convênios 38:30, onde lemos:

“Digo-vos estas coisas por causa de vossas orações; portanto, acumulai sabedoria em vosso íntimo, para que a maldade dos homens não vos revele estas coisas, pela sua iniquidade, de uma forma que vos fale ao ouvido com voz mais alta do que aquela que estremecerá a Terra; mas se estiverdes preparados, não temereis.”

Testifico que se seguirmos esse conselho, estaremos preparados e não teremos razões para temer.

Ao ter que viajar para ir ao funeral e assistir as reportagens sobre as prateleiras vazias e o pânico entre as pessoas, me senti confortada em saber que quando minha família voltou para casa, tinha alimentos e suprimentos.

Me sinto confortada em saber que ficaremos bem durante as próximas semanas, até que as prateleiras estejam cheias e que o pânico tenha passado.

Apesar de não termos garantia que não pegaremos o COVID-19, temos a promessa de que se fizermos nossa parte, não teremos razão para temer.

Em vez disso, encontraremos conforto ao saber que, mesmo se não conseguirmos trabalhar, nossa família terá comida e abrigo, mesmo se acabarmos infectados com esse vírus.

Espero e oro para que a maioria das pessoas possa usar essa pandemia do COVID-19 como um alerta das coisas que estão por vir.

Fomos advertidos nas escrituras sobre tempos perigosos. Essa provação não é a última. Há mais por vir, e será muito pior.

Espero e oro para que aprendamos com essa tribulação e tenhamos óleo suficiente em nossas lâmpadas para o que virá no futuro.

Deus nos prometeu que, se estivermos preparados, não teremos razão para temer. Que possamos seguir em frente, seguir o conselho de Deus, e não temer.

Fonte: LDS Blogs

Relacionado:

Depois do desespero, as ternas misericórdias de Deus nos esperam

 

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *