fbpx

Sua saúde espiritual depende de coisas pequenas e simples

saúde espiritual

Quando entrei para a Igreja, comecei a assistir às conferências gerais passadas. Achava aquilo incrível no início. Porém, depois de algum tempo, fiquei esperando grandes revelações nas conferências gerais a que assistia ao vivo. Esperei que o profeta falasse de alguma visão, conversa muito íntima com Deus, que revelasse mais detalhes sobre o fim dos tempos ou sobre como é do outro lado do véu. Mas revelações grandiosas não aconteceram como eu esperava. Com o passar do tempo, a minha definição de grandioso foi redefinida. Acho que quanto mais simples algo é, mais grandioso. Nossa saudade espiritual é assim também.

Com frequência vemos que o que fortalece nosso testemunho não são pronunciamentos grandiosos, mas um discurso dado por um jovem na reunião sacramental do domingo ou uma escritura que lemos de maneira que não tínhamos lido antes. As coisas simples têm grande efeito sobre nós. Vou contar um exemplo pessoal para ilustrar minha mensagem:

Em uma reunião de testemunho, em meu pequeno ramo em MG, havia no máximo 50 pessoas.

Então, uma mãe se levantou e contou que no domingo anterior seu filho havia feito a ela uma pergunta que a deixara pensativa por vários dias. Seu filho frequentava a Primária e tinha uns 10 anos. Algumas semanas antes, havíamos tido a reunião especial da Primária e essa irmã havia dito para o filho que aquela reunião seria especial porque o Pai Celestial estaria lá, por isso eles precisavam convidar o maior número de pessoas possível. E então veio a pergunta de seu filho: “Mas mãe, o Pai Celestial não está na Igreja todos os domingos?” Aquela pergunta fez a mãe refletir sobre como todos os domingos são especiais e como ela sabia que o Pai Celestial estava sempre presente.

Depois de ela ter contado aquela experiência e compartilhado seu testemunho, fiquei pensando: Será que eu considero todas as reuniões sacramentais especiais? Será que consigo sentir Sua presença? Essas perguntas levaram-me à conclusão de que eu precisava melhorar e estar mais preparada aos domingos para usufruir melhor desse momento tão especial.  E ao concluir isso, notei que havia alguns pequenos ajustes que eu precisava fazer, e assim os fiz.

Aprendi com essa simples experiência que uma pequena pergunta pode me mudar por completo, ajudar-me a ser melhor, elevar meu espírito, fortalecer meu testemunho e revigorar minha saudade espiritual. Aprendi que um pequeno garotinho pode me ensinar simplesmente fazendo uma pergunta!

Todos nós já passamos por situações semelhantes – um artigo que lemos, uma publicação que vemos, uma mensagem que recebemos de alguma irmã ou irmão…. Coisas muito simples têm grandes poderes. Não é à toa que a escritura diz: “E de pequenas coisas provém aquilo que é grande” (D&C 64:32), afinal “Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes”. (1 Coríntios 1:27)

Além disso, podemos pensar que nossa saúde espiritual é fortalecida tanto quando lemos uma escritura em nosso quarto como se estivéssemos visitando Salt Lake City! Talvez pensemos que precisamos visitar o Bosque Sagrado, apertar a mão do profeta, cumprimentar um apóstolo para que sejamos fortalecidos. Tudo isso é, de fato, muito bom e desejável e sem dúvida pode fortalecer nossa fé. No entanto, não devemos esperar e pensar que são as únicas maneiras de nos fortalecer e nos prover boa saúde espiritual. Assim como nossa saúde física depende de cada coisinha simples que fazemos no dia a dia, nossa saúde espiritual também será reflexo das pequenas escolhas que fazemos cotidianamente.

Guardar os mandamentos dia após dia, meditar sobre as escrituras, tomar o sacramento semanalmente e de modo digno, frequentar o templo, servir e tantas outras pequenas coisas poderão sem dúvida alguma nos manter cada dia mais saudáveis.

O que você tem feito para manter uma boa saúde espiritual?

Relacionado:

6 ensinamentos das Escrituras que te ajudam a ter uma Saúde melhor

| Para refletir
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
Uma mensagem clássica do Élder Packer: Perdoe e Esqueça!
bênçãos
Vem e Segue-me – lição 4 – Já achamos o Messias – João 1

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *