O Sacramento

Membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias de todos os lugares esperam ansiosamente o domingo. Esse é um dia especial, um dia de renovação, um dia de adoração. O domingo é o dia do Senhor e é um dia de serviço ao próximo, um dia de estudo das escrituras, um dia para passar com a família. Porém a principal atividade que os membros realizam é partilhar do sacramento.

A preparação do sacramento

Antes das reuniões começarem, jovens a partir de 14 chegam cedo e em espírito de reverência, preparam o pão e a água, colocam na mesa sacramental e depois, como um símbolo do corpo de cristo sendo velado, eles cobrem o pão e a água. Reverentemente, jovens a partir de 12 anos se preparam para distribuir, enquanto jovens a partir de 16 anos ajoelham-se na mais profunda adoração e abençoa o pão e a água que nesse momento, simbolicamente passa a representar o corpo e o sangue do Messias.

Quando devo me preparar para o Sacramento?

É sugerido que a preparação para partilhar do sacramento preferencialmente inicie no sábado, preparando o próximo dia para uma adoração verdadeira. Também é aconselhado chegar mais cedo, antes da reunião começar, escutar o prelúdio musical e aprofundar-se em um pensamento voltado ao Mestre. O Élder Peter F. Meurs Dos Setenta disse:

“Podemos começar nossa preparação para o sacramento muito antes do início da reunião sacramental. O sábado pode ser um ótimo dia para refletir sobre nosso progresso e nossa preparação espiritual.”

E o Élder Nelson acrescentou:

“Durante esse intervalo de quietude, o prelúdio musical deve prevalecer. Esse não é um momento de conversar ou de transmitir mensagens, mas um período de meditação em espírito de oração, em que os líderes e os membros se preparam espiritualmente para o sacramento”

Contudo, uma verdadeira preparação pode começar na segunda feira.

Como posso me preparar para partilhar o sacramento?

A preparação a partir da segunda feira exige uma vida voltada ao Salvador diariamente. Com serviço ao próximo, leitura das escrituras, arrependimento contínuo e devoção abnegada. Talvez não seja possível uma reflexão tão profunda durante a semana da Expiação de Jesus Cristo, contudo é possível se aproximar Dele e lembrar-se que no final da semana, os convênios serão renovados. Uma conduta cristã irá deixa-lo preparado para uma experiência espiritual no sacramento.

Portanto, desfrute a semana se preparando para partilhar do corpo e sangue de Cristo, lembrando sempre Dele. Desta maneira, possamos ouvir essas palavras no domingo sabendo que foram reais em nossa vida:

“(…)para que o façam em lembrança do sangue de teu Filho, que por eles foi derramado, e testifiquem a ti, ó Deus, Pai Eterno, que sempre se lembram dele(…)”