Quem Sobreviverá na Segunda Vinda de Cristo?
A Segunda Vinda de Cristo
Várias religiões têm opiniões diferentes sobre o fim da vida como conhecemos e o início de uma época de paz.
Islã
No Islã, o dia do juízo será precedido pela vinda de “Mahdi”. Ele que governará por um tempo preparando o mundo para o milênio. Com a ajuda de Jesus, Mahdi livrará o mundo do mal.
Judaísmo
Os judeus aguardam um Messias semelhante ao Rei Davi, grande conquistador e homem santo que iniciará mil anos de paz.
A maioria dos cristãos espera um tempo de tribulação conforme descrito no livro de Apocalipse. Uma minoria espera um arrebatamento antes dos sete anos de tribulação, durante o qual os justos serão arrebatados. Os ímpios serão queimados na segunda vinda de Cristo, que começará seu reinado milenar.
Todas essas crenças falam sobre “os justos” e “os ímpios”, com os justos sendo salvos e os ímpios destruídos. Mas quem são os justos e quem são os ímpios? Muitos cristãos acreditam que somente aqueles que aceitaram Cristo estarão lá.
O Que Aconteceu no Livro de Mórmon
Lembrem-se de que Cristo não julga como nós. Como diz em I Samuel 16:7,
“(…) o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração”.
Assim, pode ser difícil para nós, olhar ao redor e determinar os “justos” e “ímpios”.
A destruição que antecedeu a vinda de Cristo no Livro de Mórmon nos dá uma ideia de quem será poupado para recebê-lo.
Durante os três dias da escuridão após horríveis catástrofes naturais, os sobreviventes, isolados e incapazes de mover-se no escuro, tiveram tempo para refletir.
(…) eles foram ouvidos lamentando-se e dizendo: Oh! Se nos tivéssemos arrependido antes deste grande e terrível dia e não tivéssemos matado, apedrejado e expulsado os profetas; então nossas mães e nossas belas filhas e nossos filhos teriam sido poupados (…) E assim, grandes e terríveis foram os gemidos do povo. (3 Néfi 8:25).
Estes eram os mais justos do povo, os que foram poupados. O Cristo Ressurreto apareceu mais tarde no Templo da terra de Abundância. Ele realizou muitos milagres e ensinou as pessoas. Depois, Ele ordenou doze discípulos para pregar o arrependimento, batizar e organizar o povo. Então o seguinte aconteceu:
E eram atirados em prisões por aqueles que não pertenciam à igreja. E as prisões não os podiam reter, pois partiam-se ao meio. E eram enterrados, mas feriam a terra com a palavra de Deus, de modo que, pelo seu poder, eram libertados das profundezas da terra; e, portanto, não era possível fazer covas suficientemente fundas para retê-los. E três vezes foram atirados numa fornalha, sem nada sofrerem. E duas vezes foram atirados numa cova de animais selvagens; e eis que brincaram com as feras como uma criança brinca com um carneirinho que ainda mama; e não se feriram. (3 Néfi 28: 19-22).
Oi? Só um minuto.
As pessoas que fizeram estas coisas não eram membros da Igreja de Cristo, mas estavam entre os mais justos e foram salvos da destruição que antecedeu a vinda de Cristo. Sério? Estas pessoas eram justas?
Mas então vejamos o que acontece:
E aconteceu que no trigésimo sexto ano todo o povo de toda a face da terra foi convertido ao Senhor (…) observavam os mandamentos que haviam recebido do seu Senhor e seu Deus (…) e certamente não poderia haver povo mais feliz entre todos os povos criados pela mão de Deus. (4 Néfi, versículos selecionados).
As pessoas que tentaram matar os discípulos de Cristo se converteram e nunca se apostataram. Eles eram como o povo de Amon, que
(…) também se distinguiram por seu zelo para com Deus, assim como para com os homens, porque eram perfeitamente honestos e justos em todas as coisas; e conservaram-se firmes na sua fé em Cristo até o fim. (Alma 27:27)
Resumindo: Deus poupará aqueles que Ele sabe que se converterão e permanecerão fieis. Seria extremamente difícil para nós julgar quem essas pessoas podem ser. Eles serão de várias religiões ou de religião nenhuma.
Vivendo uma Lei Terrestre
Na seção 76 de Doutrina e Convênios, o Senhor explica as características daqueles que herdarão o Reino Terrestre (vers. 71-80):
- Alguns morrem sem lei
- Alguns não receberam o evangelho na carne, mas receberam-no depois, no Mundo Espiritual
- Alguns não foram valentes no testemunho de Jesus; portanto, não obtêm a coroa no reino de nosso Deus.
Durante o reinado milenar de Cristo, a terra estará em um estado terrestre, também chamado de paradisíaco, assim como o Jardim do Éden era. Só quem consegue cumprir pelo menos a lei terrestre poderá viver durante essa época. Logo, pessoas terrestres e celestes.
Este é outro padrão que podemos usar para saber quem sobreviverá no milênio.
O “Fogo” da Vinda de Cristo
E isso se cumprirá sobre sua cabeça; pois a presença do Senhor será como o fogo de fundição que queima e como o fogo que faz ferver as águas. (D&C 133: 41).
Sua glória é um fogo consumidor. Os soberbos e todos os que cometem impiedade queimarão como a palha (…) de sorte que lhes “não deixarão nem raiz nem ramo”. Ele varrerá a terra “com a vassoura da destruição”. Ele inundará a terra com o fogo de sua ira, e a imundície e as abominações do mundo serão consumidas (Penrose, “O Segundo Advento”, pág. 583).
Quando o Senhor vier em Sua glória, em fogo ardente, esse fogo limpará a vinha e queimará a terra. Naquele dia, tão intensos serão o calor e a queima tão universal, que os próprios elementos desta terra derreterão. As montanhas, altas e gloriosas feitas de rocha sólida derreterão como cera. Elas fluirão derretidas para os vales. A própria terra, como constituída atualmente, será dissolvida. Todas as coisas queimarão com calor fervente. E fora disso tudo virão novos céus e uma nova terra onde habita a retidão (McConkie, Millenial Messiah [O Messias Milenar], pág. 526-527).
Quando Deus diz que destruirá os ímpios pelo fogo, Ele se refere à glória de Cristo. Somente aqueles que forem “vivificados” para habitar na glória terrestre sobreviverão. Embora estes filhos de Deus sejam de várias crenças, culturas, raças e etnias, durante o milênio, “(…) todo joelho se dobrará e toda língua confessará diante dele”.
Escrito por Gale Boyd e traduzido por Luciana Fiallo Alves.
Fonte: mormonhub.com