fbpx

Qual o segredo para a PAZ? O que ensinam os profetas?

o sacerdócio

O que é paz? Como obtê-la? Como tornar o mundo um lugar de paz? Essas perguntas sempre estão na mente das pessoas – embora algumas acreditem que a paz é um sonho que nunca se tornará realidade. Mas a paz é real e pode ser desfruta por você agora mesmo, a despeito dos desafios que enfrentas.

O que é Paz?

O Presidente Dallin H. Oaks, na época em que servia no Quórum dos Doze Apóstolos disse:

“Muitos consideram paz a ausência de guerra. Todos querem esse tipo de paz. Músicas a celebram e adesivos de pára-choques a proclamam. (…) [Mas a paz] é mais que ausência de luta.” (“Paz Mundial“, Conferência Geral Abril de 1990)

A irmã Sarah Hanson escreveu:

“Em um mundo de agitação social, política e religiosa, do que precisamos para ter paz? Bons amigos? Uma família amorosa? Proteção e segurança? Às vezes, achamos que nossa vida precisa preencher esses requisitos para que realmente tenhamos paz. Mas a vida jamais será cem por cento fácil e perfeita. Então, como lidamos com as provações e sentimos paz ao mesmo tempo?

O mundo diz que só existe paz quando não existe conflito. Mas isso não é verdade! Por intermédio de Seu evangelho, Jesus Cristo nos concede uma paz interior que supera a paz que o mundo oferece. Se nos voltarmos para Ele com fé, poderemos sentir faz em qualquer situação.” (“Paz no Mundo X Paz em cristo”, A Liahona Fevereiro de 2018)

Bispo W. Christopher Waddell disse ainda:

“A paz de espírito, a paz de consciência e a paz de coração não são determinadas por nossa habilidade para evitar provações, dores ou sofrimento. (…)

No Evangelho de João, o Salvador ensinou que, apesar das tribulações da vida, podemos ter bom ânimo; podemos ter esperança e não precisamos ter medo, porque Ele declarou: “Em mim tenhais paz”. A fé em Jesus Cristo e em Seu sacrifício expiatório é e sempre será o primeiro princípio do evangelho e o alicerce sobre o qual nossa esperança por “paz neste mundo e vida eterna no mundo vindouro” é edificada.” (“Um padrão para paz”, Conferência Geral abril de 2016)

Como tornar o mundo um lugar de paz?

Em meio à I Guerra Mundial, o Presidente Joseph F. Smith declarou:

“Há anos vem sendo dito que a paz só se consegue pela preparação para a guerra; o atual conflito prova que a paz só se consegue pela preparação para a paz, instruindo o povo em retidão e justiça, e escolhendo governantes que respeitem a vontade justa do povo (…)

Só uma coisa pode trazer paz ao mundo. É a adoção do Evangelho de Jesus Cristo, devidamente compreendido, obedecido e praticado tanto pelos governantes como pelo povo.” (Improvement Era, setembro de 1914, pp. 1074-1075.)

Um geração mais tarde, durante as selvagens hostilidades da II Guerra Mundial, o Presidente David O. McKay declarou:

“A paz será alcançada e mantida unicamente pelo triunfo dos princípios de paz, e pela consequente sujeição dos inimigos da paz, que são o ódio, a inveja, o lucro ilícito, o exercício de domínio injusto sobre o homem. A submissão a esses males traz miséria para o indivíduo, infelicidade para o lar, guerra entre nações.” (Gospel Ideals, Salt Lake City: Deseret Book Co., 1953, p. 280)

Você pode ter paz agora, a despeito das circunstâncias

O Élder Joseph B. Wirthlin disse:

“A despeito das desoladoras condições no mundo e dos desafios pessoais que atingem a vida de todos, a paz pode ser uma realidade. Podemos permanecer calmos e serenos, a despeito da indizível turbulência que nos cerca. Conseguir harmonia interior depende de nosso relacionamento com o Salvador e Redentor, Jesus Cristo, da disposição de imitá-lo, vivendo os princípios que ele nos deixou. Ele nos fez um convite: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11:28-30.)” (“Paz Interior”, Conferência Geral, abril de 1991)

O Bispo W. Christopher Waddell no mesmo sentido testificou:

“Em nossa busca por paz em meio aos desafios diários da vida, foi-nos dado um padrão simples para manter nossos pensamentos concentrados no Senhor, que disse: “Aprende de mim e ouve minhas palavras; anda na mansidão de meu Espírito e terás paz em mim. Eu sou Jesus Cristo”. (“Um padrão para paz”, Conferência Geral abril de 2016)

| Para refletir
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
meetup
O que foi o MeetUp de Jovens 2018?
presidente nelson na américa do sul
Confira os países que o Pres. Nelson visitará na América do Sul

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *