fbpx

Qual é o propósito e significado da unção?

Minha unção no templo

Entrei para a Igreja quando tinha 16 anos e era o único membro da minha família a fazê-lo. Meus pais realmente resistiram em permitir que eu fosse batizado, até que pensaram que minha conversão poderia ser temporária – uma fase. Por causa dessa resistência, depois que entrei para a Igreja, nunca consegui frequentar o seminário. Embora meu testemunho fosse sólido, não pude participar de tudo que estava disponível para mim. Por essa e outras razões, aprendi muito lentamente como o evangelho funciona na minúcia de nossas vidas.

Eu tinha ouvido falar sobre Bênçãos Patriarcais e consegui obter a minha antes de ir para a faculdade, mas não sabia nada sobre outros tipos de bênçãos do sacerdócio, nem mesmo para curar, e nunca tinha ouvido falar de uma unção.

Pouco antes de completar 22 anos, estava pronto para me casar no templo. Eu não tinha outra preparação além de ser digna de receber uma recomendação. Assim, toda a experiência foi uma surpresa, e eu fiquei especialmente surpreendido com a unção, apresentando-me uma oportunidade para recomeçar, assim como fiz no batismo.

Unção nos tempos antigos

Unção com óleo tem sido parte do evangelho, provavelmente, desde que Adão teve posteridade na terra. Mas nosso registro mais antigo é quando os israelitas construíram um tabernáculo no deserto, e Moisés separou Arão, e todos os objetos naquele templo portátil (Tabernáculo) para o serviço de Deus. O azeite de oliva foi usado para ungir o tabernáculo da congregação, a arca do testemunho e outros instrumentos sagrados, bem como para ungir Arão e seus filhos. (Ver Êxodo 30: 22–31.) Todos esses objetos do templo foram consagrados ao serviço de Deus, assim como Aarão foi.

Os sacerdotes que ministravam no templo também usavam azeite de oliva como parte de suas ofertas rituais.

Nos tempos antigos – além de profetas, sacerdotes e objetos sagrados – os reis israelitas também eram ungidos com óleo para realizar seus deveres especiais e para denotar que eles foram chamados ao seu ofício por Deus.

A unção sagrada é uma prática sob os auspícios e o poder do sagrado Sacerdócio de Melquisedeque (que Moisés, Samuel e Elias tiveram como profetas).

Somente o azeite consagrado, separado e abençoado pelo sacerdócio, pode ser usado para unções na Igreja. Era assim antigamente, e ainda é assim hoje.

a expiação

Azeite simboliza o Salvador

Por que o azeite é usado como óleo de unção?

Antigamente, o óleo extraído das azeitonas era considerado o mais limpo, o mais claro, o mais ardente e o mais duradouro de todos os óleos animais e vegetais. Era também o mais puro dos óleos e, portanto, era perfeito para as unções sagradas.

O azeite de oliva foi inestimável para os israelitas. Não era apenas um alimento saudável, mas um unguento para a pele e para fins medicinais, o combustível para as lâmpadas. Ele forneceu sustento, cura e luz – um símbolo apropriado para o Salvador. O azeite de oliva é usado para todas essas coisas, mas tem que ser separado e consagrado antes de poder ser usado para propósitos sagrados.

A Igreja tem um padrão prescrito para consagrar o petróleo. Um local para instruções é o Guia da Família , disponível no site LDS.org. Uma vez devidamente consagrado, o azeite pode ser usado para santificar as ordenanças e curar os enfermos.

Jesus Cristo é o “Ungido”

Jesus é chamado o Cristo (uma palavra grega) ou o Messias (palavra aramaica). Ambas as palavras significam “o ungido”. Ele é o ungido do Pai para ser o representante pessoal do Pai em todas as coisas referentes à salvação da humanidade (Bible Dictionary). (Ver Isaías 61: 1–3 ; Lucas 4: 16–22 ; Atos 4:27 ; Atos 10:38 .)

Jesus Cristo foi designado antes da fundação do mundo para ser o nosso Salvador. Ele era a única pessoa verdadeiramente santificada que já viveu na terra, porque Ele era perfeito; e Ele consagrou completamente o Seu tempo, energias e vida para fazer apenas a vontade do Pai.

Embora o Livro de Mórmon se concentre principalmente nos tempos do Antigo Testamento, os profetas do Livro de Mórmon sabiam de Jesus como o Ungido e O chamavam de o Cristo. Eles tinham fé Nele antes de vir ao mundo.

Agora eles não supunham que a salvação veio pela lei de Moisés; mas a lei de Moisés serviu para fortalecer sua fé em Cristo; e assim retiveram uma esperança pela fé, para a salvação eterna, confiando no espírito de profecia que falava das coisas futuras ( Alma 25:16 ).

Unção para Santificação

Ser santificado é o processo de se libertar do pecado, puro, limpo e santo, por meio da expiação de Jesus Cristo. Nós podemos “nos santificar” através da nossa dedicação à justiça no Senhor; também podemos ser formalmente santificados (embora devamos continuar merecedores) em nosso serviço no templo, através das unções realizadas por homens e mulheres no poder do sacerdócio.

Os santos dos últimos dias que se estabelecem em Cristo e se arrependem continuamente podem viver suas vidas em um estado santificado o tempo todo. Esse reservatório de santidade pode ser chamado ao serviço do Senhor em um instante, sempre que o Senhor precisar que sejamos suas mãos.

Unção para a cura do doente

Na Conferência Geral de abril de 2010, Dallin H. Oaks nos ensinou bem detalhadamente sobre curar os doentes . O Élder Oaks lembrou aos ouvintes que os membros da Igreja de Jesus Cristo acreditam na cura “pela ciência médica, pelas orações de fé e pelas  bênçãos do sacerdócio ”.

O Élder Oaks ensinou que “há cinco partes no uso da autoridade do sacerdócio para abençoar os doentes: (1) a unção, (2) o selamento da unção, (3) fé, (4) as palavras da bênção e (5) a vontade do Senhor. ”Ele deu ouvidos aos tempos do Novo Testamento e ao registro bíblico dos apóstolos ungindo com óleo para curar os enfermos.

O livro de Tiago ensina o papel da unção em relação aos outros elementos em uma bênção de cura pela autoridade do sacerdócio: Está doente algum entre vocês? que ele chame os anciãos da igreja; e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor: E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará ( Tiago 5: 14–15 ).

Selar a unção afirma isso, para que o Senhor possa derramar bênçãos do céu. É afirmado pelo mesmo poder do sacerdócio pelo qual a unção foi realizada, o Sacerdócio de Melquisedeque.

As bênçãos do sacerdócio para a cura dos doentes são comuns na Igreja, mas você não vê muita coisa publicada sobre os milagres que eles produzem, seja impressa ou através da palavra falada. O Élder Oaks disse: “… a revelação moderna nos adverte para não ‘nos gabarmos [destas] coisas, nem as falarmos diante do mundo; porque estas coisas vos são dadas para proveito e salvação ”( Doutrina e Convênios 84:73 ).

Em Doutrina e Convênios 42:48 o Senhor promete que “quem tiver fé em mim para ser curado e não for designado para morte, será curado”. Em uma cura, a unção, o selamento, a fé e a vontade do Senhor são os elementos essenciais. Em outras bênçãos oferecidas pelo poder do sacerdócio (bênçãos patriarcais, bênçãos paternas), as palavras são a essência da bênção.

O Élder Oaks citou uma história do Élder Glen L. Rudd, uma Autoridade Geral emerita, que mostra o poder de curar unções e bênçãos :

Recebi um telefonema informando que um membro da família, uma menina de 12 anos chamada Janice, estava no hospital com ferimentos graves. Sua mãe queria que ela recebesse uma bênção do sacerdócio.

O Élder Cowley e eu fomos ao hospital. Lá nós aprendemos detalhes do acidente. Janice havia sido atropelada por um ônibus da cidade. As rodas traseiras duplas passaram por cima de sua cabeça e corpo.

O Élder Cowley e eu entramos na sala onde Janice estava deitada. Ela tinha uma pélvis quebrada, um ombro gravemente ferido, vários ossos quebrados e ferimentos graves na cabeça. No entanto, foi nosso sentimento que devemos administrar a ela e abençoá-la. Eu a ungi com óleo e o Élder Cowley selou a unção. De uma maneira forte e resoluta ele a abençoou para se tornar bem e inteira e viver uma vida normal. Ele a abençoou para que ela se recuperasse sem efeitos duradouros de seus muitos ferimentos. Foi uma grande bênção e um momento verdadeiramente magnífico.

Janice não moveu um músculo por mais de um mês. Nós nunca perdemos a fé. Uma bênção foi pronunciada de que ela iria ficar bem e não teria deficiências duradouras.

Muitos anos se passaram desde a visita ao hospital. Falei com Janice recentemente. Ela tem agora 70 anos de idade, a mãe de 3 filhos, a avó de 11 netos. Até hoje, ela não sofreu um único efeito negativo do acidente.

padrão para ungir e abençoar os doentes também foi recebido pelos profetas modernos, bem como pelos profetas antigos. É um padrão prescrito, mas o Espírito e a Promessa são sempre individuais, de acordo com as necessidades e a fé da pessoa que recebe a bênção e, secundariamente, a fé dos que se preocupam com o indivíduo e, em terceiro lugar, os portadores do Sacerdócio de Melquisedeque que realizaram a bênção. A dignidade de um portador do sacerdócio de Melquisedeque é tão importante quanto a fé do indivíduo. Ele é um canal para o Senhor, mas o foco não está nele.

“Aplicamos as mãos e o óleo, o toque físico e a substância tangível, mas as mãos e o óleo não se curam. É a fé em  Jesus Cristo  e o poder do sacerdócio que cura ”(D. Kelly Ogden).

Conseguir óleo, [e] administrar aos doentes … não precisa ser autorizado pela autoridade presidente. Um homem está autorizado a realizar essas ordenanças , se ele tiver o Sacerdócio de Melquisedeque e for digno.

Bênção sem óleo?

Sobre esse assunto, o Élder Joseph Fielding Smith escreveu:

É privilégio e dever dos Élderes abençoar os doentes pela imposição de mãos. Se eles tiverem azeite de oliva puro que foi consagrado para este propósito, um deles deve usá-lo na unção dos enfermos, e então devem pela imposição das mãos selar a unção. Se não houver azeite, eles devem administrar pela imposição de mãos no poder do sacerdócio e na oração da fé, para que a bênção desejada venha pelo poder do Espírito do Senhor. Isso está de acordo com o plano divino desde o no início. ”(Doutrinas de Salvação, comp. Bruce R. McConkie, 3 vols., Bookcraft, 1954–56, 3: 183).

Da mesma forma, se dois portadores do Sacerdócio de Melquisedeque não estiverem disponíveis,  pode ser realizado por apenas um e realizar tanto a unção quanto o selamento da unção, bem como pronunciar uma bênção por meio da inspiração.

Compreender a unção pode adicionar santidade às nossas vidas

Nós, como santos dos últimos dias, recebemos a plenitude do evangelho, e a unção para santificação e cura é uma bela parte disso. Aprofundar nossa compreensão e apreciação pelas unções que recebemos pode nos ajudar a viver de acordo com as bênçãos e promessas que Deus nos deu.

Autora: Gale Boyd.

Traduzido para o português por Walfrido Neto

Relacionado:

3 Elementos-Chave para que ocorra uma cura pelo poder do Sacerdócio

 

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *