fbpx

Qual é o método de Satanás?

Certo dia, estava estudando tipos de métodos pedagógicos para aplicar no homeschooling dos meus filhos quando uma pergunta me veio à mente: qual método Satanás usa para nos persuadir ao mal?

Em seu trabalho de anos, décadas e séculos, qual seria o método padrão utilizado por ele e seus seguidores para tragar os filhos de Deus? Com essa questão permeando minha mente, resolvi buscar informações nos primórdios.

A primeira aparição de Satanás na terra se encontra presente nas escrituras, quando o mesmo, em Gênesis 3, sendo intitulado de “serpente”, tenta Eva a comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Nos versículos 1-3 lemos:

“Ora, a serpente era mais astuta que todos os animais do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?

E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer,

Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.”

O Senhor instruiu Adão e Eva a não apenas não comer do fruto como a não tocar nele. Talvez, como um lembrete de que não devemos nos manter próximos da tentação e sim distantes o suficiente para não sermos tentados a tocar nela.

O método de Satanás: 5 sentidos do corpo

Imagino que naquela época, quando Satanás se viu diante do homem na terra, agora num diferente corpo e estado, ele tinha ciência de que ali naquele corpo mortal habitava um homem e mulher espiritual e natural. 

E, provavelmente curioso e atento em quais seriam as necessidades deste corpo de carne e ossos que ele mesmo desconhecia por não possuir, parece usar os 5 sentidos do corpo humano para despertar completamente o homem e mulher natural presente em Adão e Eva.

Assim, poderia persuadi-los a desobedecer a ordem do Senhor, tornando-os assim, inimigos de Deus.

O primeiro sentido que ele aguçou em Eva foi a audição, isto é, no momento em que Eva decide ouvir o que Satanás tem a dizer e dialoga com ele. No versículo 5 e 6 lemos:

“Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.

Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal.”

Pode ser interessante: Por que precisamos guardar os Dez Mandamentos?

Os próximos sentidos a serem despertados em ordem são: tato, olfato, paladar e visão. Depois de ter sido ouvido, Satanás então persuade Eva a comer do fruto e desse modo, despertando nela o desejo, fazendo-a enxergar o fruto como agradável aos olhos e bom para se comer. Eva então, por fim, toca e come dele.

O olfato e o paladar são interligados, eles agem juntos no processo de identificar melhor o gosto dos alimentos. No versículo 6 diz:

“E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido que estava com ela, e ele comeu.”

Assim que eles comem do fruto parece que imediatamente o homem e mulher natural é completamente despertado:

“Então foram abertos os olhos de ambos, e souberam que estavam nus e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.

E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.”

A serpente os enganou, e em consequência de sua desobediência Adão e Eva foram expulsos da presença do Senhor e assim, deu-se início ao plano de Deus.

Nosso homem ou mulher natural

No Livro de Mórmon, mais precisamente em Alma 42:7,10,12 lemos:

“E agora, vês assim que nossos primeiros pais foram afastados tanto física como espiritualmente da presença do Senhor; e assim vemos que eles ficaram sujeitos a sua própria vontade.

Portanto, como se haviam tornado carnais sensuais e diabólicos por natureza, este estado probatório tornou-se para eles um estado de preparação; tornou-se um estado preparatório.

E não havia meio de resgatar os homens desse estado decaído que o homem trouxera sobre si, em virtude de sua própria desobediência.”

Assim como antes, a serpente continua tentando nos enganar. Sempre pensamos e intitulamos Satanás como sendo o único inimigo de Deus, porém, não. O inimigo de Deus também está presente em cada um de nós, em nosso homem e mulher natural. Em Mosias 3:19 diz:

“O homem natural é inimigo de Deus e tem-no sido desde a queda de Adão. 

Por isso, deve-se despojar-se dessa natureza, pois quem persiste em sua própria natureza carnal permanece em seu estado decaído.

As obras padrão, assim como os ensinamentos dos profetas antigos e atuais, sempre nos ensinam e nos alertam sobre as tentações que Satanás usa com o fim de aprisionar os filhos de Deus.

Ele trabalha usando o que já possuímos, ele tenta e aflora algo que já existe dentro de nós, nosso carnal e os seus sentidos, de modo que nos tornemos dependentes da carne e distantes do espírito.

Veja também: Por que precisamos guardar os Dez Mandamentos?

Quem está ganhando: seu homem natural ou seu espírito?

O Élder Melvin J. Ballard disse certa vez em seu discurso, A Luta Pela Alma:

“Quando os primeiros filhos fiéis do Pai estavam prestes a vir para a vida terrena, sem dúvida foram advertidos e admoestados, pois estávamos para ter duas novas experiências. Primeiro, entrar na posse de um corpo mortal, sem nunca ter tido um corpo mortal, era totalmente estranho.

Fomos exortados que deveríamos tomar posse desse corpo mortal e torná-lo nosso servo, e que deveríamos dominá-lo, honrá-lo, mas ainda assim controlá-lo.(Segundo), estaríamos na presença do inimigo, que agora teria maioria. Se nossos olhos fossem abertos apenas para ver os poderes que estão à nossa volta, procurando influenciar-nos, não teríamos a coragem de caminhar sozinhos e sem ajuda.

Esses poderes estão à nossa volta, usando sua influência para a realização de certos fins bem definidos, para conquistar o ambicioso lugar para seu chefe, o filho decaído de Deus. Quando ele caiu, os céus choraram por ele, e ele tornou-se Lúcifer, o demônio.

Gostaria de dizer-vos, irmãos e irmãs, que todas as tentativas do inimigo de nossas almas para nos capturar serão feitas através da carne, porque ela é feita com os elementos da terra em seu estado perfeito, e ele tem poder sobre os elementos da terra. Suas investidas serão através da luxúria, dos apetites, das ambições da carne. Toda a ajuda do Senhor em nosso socorro nessa luta virá através do espírito que habita nosso corpo mortal. Assim, essas duas forças poderosas operam em nós através desses dois canais.

Como a batalha se desenrola em vós? Como se está desenrolando nos homens e mulheres do mundo? Esta é uma pergunta importante. O maior conflito que qualquer homem ou mulher terá de enfrentar (não importa quão numerosos sejam seus inimigos), será a batalha que trava com o próprio eu.

Gostaria de falar do espírito e corpo como “eu” e “ele”. “Eu” é o indivíduo que habita nesse corpo, que vivia antes de eu ter este corpo, e que viverá quando eu o deixar. “Ele” é a casa em que moro, o tabernáculo de carne; e o grande conflito é entre “eu” e “ele”.

Eu costumava dizer aos missionários, com quem convivi por muitos anos, que é uma coisa excelente nos isolarmos uma vez por semana para nos examinarmos, descobrirmos como está indo a batalha, quem está ganhando – “eu” ou “ele”, fazermos um julgamento de nós mesmos, corrigirmos nossos erros e fraquezas, pormos em ordem nossa própria casa.”

Conclusão

Ao refletirmos sobre as tentativas e métodos deste inimigo de nossas almas de nos capturar, pode ser interessante nos questionarmos, qual dos 5 sentidos presentes em nossa carne, Satanás tem usado para nos dominar?  

Seria através da visão, com o fácil acesso a pornografia nos tempos atuais? Ou da audição, através das muitas músicas de linguajar profano que nos afastam da voz do Senhor? Seria o olfato e o paladar ao ingerir drogas, bebidas alcoólicas ou outras substâncias prejudiciais ao nosso corpo e templo? Ou através do tato que nos leva a quebrar e perder nossa virtude tão divina, a castidade?

Que possamos diariamente nos perguntar, como a batalha está se desenrolando em nós? Qual dos dois está ganhando hoje? 

Com a firme lembrança, de que correr para os Seus braços, os braços do Senhor, são a única maneira de sermos salvos e plenamente felizes. Seus braços de misericórdia estão sempre abertos para nós, com Sua ajuda, nosso espírito pode ter domínio sobre a carne.

“E o Senhor disse-me: Não te admires de que toda a humanidade, sim, homens e mulheres, toda nação, tribo, língua e povo tenham de nascer de novo; sim, nascer de Deus, serem mudados de seu estado carnal e decaído para um estado de retidão, sendo redimidos por Deus, tornando-se seus filhos e filhas; E tornam-se, assim, novas criaturas” (Mosias 27: 25-26).

Este artigo foi escrito por Mariana Pegorim. 

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *