fbpx

Psicóloga explica que a incerteza é uma oportunidade

Wendy Ulrich não tinha certeza do que queria fazer com sua vida até ler a seguinte pergunta em um livro: o que você faria se tivesse seu sucesso garantido?

E naquele momento, ela soube que queria ser psicóloga. Ela relembra o seguinte pensamento que tinha “preocupo-me o suficiente com isto que tenho medo de falhar, tenho medo de ser ruim… ”

Ela não tinha sucesso garantido, mas sabia que a psicologia era o que queria conquistar se não tivesse medo de falhar. Então, apesar do medo e da incerteza, ela aceitou o desafio.

Em um episódio recente do podcast Latter-day Saint Women, Wendy Ulrich compartilhou sua perspectiva de como a incerteza é uma oportunidade, ao invés de algo a ser temido com as anfitriãs Karlie Guymon e Shayln Back.

Wendy Ulrich

Como ela destacou, depois de mais de um ano de incerteza, todos podemos ver as bênçãos.   Leia parte da transcrição do episódio abaixo.

Nota: Este trecho foi editado para maior clareza.

Karlie Guymon (anfitriã): Então Wendy, nós conversamos antes da entrevista, sobre você ser autora de livros com assuntos variados na Igreja, [sobre] as mulheres e o sacerdócio, as mulheres e o templo, e, obviamente, sua especialização em saúde mental. E então pensamos muito sobre o que poderíamos falar com você hoje.

Mas quando nos preparamos para a entrevista e perguntamos o que estava em sua mente, encontramos este tema de quão difícil e desafiadora a incerteza pode ser. E isso é algo que todos nós passamos muito no último ano.

Wendy Ulrich: Tem sido um daqueles anos, não é mesmo? Muitas incertezas.

Karlie Guymon: Então, parece incerto o que irá acontecer a seguir e o quão ruim será, e o que eu vou ter que lidar depois — e mesmo quando não se trata de uma pandemia global, a incerteza cotidiana é algo que todos nós enfrentamos.

Então, queríamos conversar com você, com base em sua perspectiva e experiência, quais são os princípios, quais são as coisas que podemos usar e confiar para lidar com a incerteza? Isso é apenas parte da vida?

Wendy Ulrich: É apenas uma parte da vida, não é? E nós tivemos isso em abundância nos últimos tempos, mas sim, é uma parte de toda a nossa vida, em um nível ou outro.

E tem sido frustrante para muitos de nós sentirmos coisas como, ‘me sinto sempre irritado’ ou ‘estou deprimido’ ou ‘estou sempre ansioso’ ou ‘sinto como se estivesse no limite’.

E eu acho que todos nós merecemos um pouco de compaixão por nós mesmos e uns pelos outros, porque o cérebro interpreta a incerteza, na maioria das vezes, como uma ameaça, então é como um tipo de programa rodando no fundo de nossos cérebros o tempo todo…

Karlie Guymon: É elevado, como o stress.

Wendy Ulrich: Este tipo de sentimento elevado de, ‘certo, fique alerta, esteja atento, preste atenção,’ porque você não sabe o que está acontecendo. Esse não é um território familiar.

Então, você tem que prestar atenção de uma forma que normalmente não costuma andar por aí, entende? E isso está sendo muito cansativo para muitos de nós.

Mas existem algumas coisas que podemos fazer para ajudar com que a incerteza, e eu acho que uma das primeiras, para mim, foi perceber que a incerteza não é apenas negativa, não é apenas uma ameaça, é uma oportunidade.

Significa que vamos aprender algo, há uma oportunidade de fazer algo diferente, há uma oportunidade de tentar algo novo.

Há uma oportunidade de reconhecer um problema que eu nem sabia que tinha e encontrar novas soluções, e vou crescer nesse processo.

E eu acho que podemos olhar para trás, a maioria de nós, e ver algum aprendizado, algum crescimento que veio daquele ano pelo qual passamos.

Então, há oportunidades na incerteza. Se nos acalmarmos o suficiente, e é aí que está o truque, como é que você desiste se não precisa estar no controle? E é assim que gerenciamos nossa ansiedade o suficiente para dizer: “Certo, eu não vou estar no controle de tudo isso.

Nem sei qual é a resposta certa, quanto mais como chegar lá. Mas esse sentimento de controle sobre onde reside a segurança é insidioso, porque queremos as coisas com as quais nos sentimos seguros, que nos fazem sentir no controle.

E acho que o que temos de aprender é que o Senhor está no controle, e é aí que reside a minha segurança. Então, ‘posso aumentar a minha fé e confiar Nele para que eu não sinta que tudo depende de mim?’ Sim. Também tenho de fazer algumas coisas.

Tenho que crescer, tenho que aprender, tenho que mudar, tenho que experimentar, tenho que correr alguns riscos e nem todos darão certo. Vou falhar em algumas coisas no processo, e está tudo bem. Isso não é uma tragédia. É a vida. E é assim que crescemos.

Fonte: LDS Living

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *