fbpx

A Primeira Guerra Mundial e a relação com os membros da Igreja

Primeira Guerra Mundial

Exatamente 100 anos atrás, homens de todo o mundo lutavam por uma causa maior que a sua.

A primeira guerra mundial — que pensava-se seria “a guerra para acabar com todas as guerras” — colocou questões globais em perspectiva como nunca antes. E os santos dos últimos dias estavam bem representados ao lado de seus vizinhos. Eles participaram de iniciativas típicas de guerra, como plantar jardins de vitória, comprar títulos de guerra e usar livros de racionamento. Eles mandaram filhos para lutar e tiveram o coração partido quando alguns deles não retornaram.

Aqui estão cinco coisas que talvez você não saiba sobre o envolvimento dos santos dos últimos dias na Primeira Guerra Mundial.

1- 22.500 membros serviram na primeira guerra mundial.

Dos aproximadamente 370.000 membros da Igreja naquela época, a impressionante quantia de 22.500 membros serviram pelo mundo durante o conflito.

2- 600-700 membros morreram.

16 milhões de homens morreram durante a primeira guerra mundial, com exponencialmente mais feridos; 600-700 dos que morreram eram santos dos últimos dias.

3- Algumas das armas usadas na primeira guerra mundial foram inventadas por um santo dos últimos dias.

Os santo dos últimos dias João Browning, filho do armeiro original de Nauvoo, licenciou uma de suas primeiras metralhadoras para a Colt uma década ou duas antes da grande guerra. A primeira metralhadora Browning levou ao desenvolvimento de muitas armas novas que se transformaram em armas chaves na guerra. Outras armas Browning usadas na primeira guerra mundial incluem os Rifles automáticos Browning.

4- Seis dos filhos de Joseph F. Smith serviram na guerra.

O Presidente Joseph F. Smith, o profeta na época do conflito, teve seis filhos que serviram durante a guerra. Todos eles voltaram para casa com segurança.

5- Foram nomeados os três primeiros capelães da Igreja.

Um capelão é um líder religioso que serve de congruência com um ramo militar. Durante a primeira guerra mundial, o Élder B. H. Roberts, dos Setenta, tornou-se o primeiro capelão santo dos últimos dias nomeado pela Igreja a servir no exército dos EUA. Foram chamados com ele Calvin S. Smith (filho do Presidente Joseph F. Smith) e Herbert Maw (futuro governador do estado de Utah). Não houve capelães santos dos últimos dias na Marinha e na Força Aérea por várias décadas.

6- Mais de 460 alunos da Universidade Brigham Young serviram.

Dos 460 estudantes de BYU que lutaram, 16 morreram em combate.

7- A guerra terminou oito dias antes da morte do Presidente Joseph F. Smith.

A primeira guerra mundial terminou em 11 de novembro de 1918, com a assinatura do acordo de armistício. Oito dias depois, no dia 19 de novembro, o Presidente Joseph F. Smith faleceu de pneumonia. Ele tinha 80 anos de idade.

8- O primeiro santo dos últimos dias recebeu uma medalha de honra por suas ações heróicas durante a guerra.

O soldado Thomas Neibaur recebeu a medalha de honra depois de capturar quase uma dúzia de soldados, demonstrando coragem extraordinária, e levando vários ferimentos à bala em combate.

Fonte: LDSLiving

Relacionado:

Guerras ou rumores de guerra? Violência num mundo de paz

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *