fbpx

Reflexão: Você se considera escravo da preguiça?

preguiça

É natural sentirmos cansaço. É natural desejarmos um sábado só para descansar, ver Netflix e dormir. É natural querermos ficar sem fazer nada durante um dia ou durante algumas horas e nosso corpo e cérebro de fato precisam de uma pausa.

No entanto, não devemos confundir jamais descanso necessário com preguiça. Ela é um grande erro e atrapalha nosso progresso em diferentes âmbitos e áreas de nossa vida.

Deus diz na Bíblia que a preguiça é uma atitude errada, que leva à ruína. O descanso na medida certa é muito importante, mas não se deve abusar dele. Quem é sempre dominado pela preguiça desperdiça sua vida.

O que é preguiça?

Preguiça é um substantivo feminino com origem no termo em latim pigritia, é uma característica ou atitude que demonstra pouca disposição para o trabalho ou aversão ao trabalho. Está também relacionada com negligência, indolência, mandriice, demora ou lentidão em praticar qualquer ação.

A preguiça se revela por meio da morosidade em cumprir algum trabalho, seja ele físico ou mental. Apesar de não ser considerada uma doença, a preguiça ou falta de atividade pode ser um sintoma característico de algumas patologias.

O padre católico, Garrigou-Lagrange define a preguiça como sendo “uma repugnância voluntária e culpável ao trabalho e, como consequência, uma tendência à ociosidade ou mesmo à negligência, pusilanimidade que se opõe à magnanimidade”, assim, não se trata de evento físico, mas de algo voluntário, culposo, que leva o indivíduo a não cumprir o seu próprio dever – de forma consciente -, e a preferir manter uma postura tacanha, apática em contraponto ao que deveria estar sendo feito.

Uma pessoa que gosta de se levantar tarde ou gosta de ficar na cama pode ser considerada preguiçosa.

Preguiça é quando queremos descansar muito mais do que precisamos, ignorando nossas responsabilidades. Deus também criou o trabalho. O trabalho põe comida na mesa e nos mantém ativos. Ao contrário de quem descansa na medida certa, o preguiçoso:

  •         Dorme muito mais que precisa – Provérbios 6:9-11
  •         Inventa desculpas para não trabalhar – Provérbios 26:13
  •         Não trabalha quando é necessário – Provérbios 20:4
  •         Dificulta o trabalho dos outros – Provérbios 10:26

No fim o preguiçoso fica pobre por não trabalhar e nunca alcança seus sonhos (Provérbios 13:4). Muitas vezes o resultado da preguiça é trabalho duro e penoso quando outros estão descansando!

O que as escrituras dizem sobre a preguiça?

A primeira lei de Newton diz que um objeto em movimento tende a permanecer em movimento, e um objeto parado tende a permanecer parado. Essa lei também se aplica às pessoas. Enquanto algumas pessoas são naturalmente motivadas para completar projetos, outras pessoas são apáticas precisando de motivação para combater até mesmo a inércia! A preguiça, que um estilo de vida para alguns, é uma tentação para todos. A Bíblia, no entanto, é clara ao afirmar que porque o Senhor, que é um Deus que trabalha, foi quem ordenou ao homem que trabalhasse, a preguiça é um pecado. “Vai-te à formiga, ó preguiçoso, olha para os seus caminhos, e sê sábio.” (Provérbios 6:6).

A Bíblia tem muito a dizer sobre a preguiça. O livro de Provérbios é cheio de sabedoria e advertências contra ela. Ele diz que o preguiçoso odeia trabalho: “O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam trabalhar.” (21:25); adora dormir:  “Como a porta se revolve nos seus gonzos, assim o preguiçoso, na sua cama” (26:14); dá desculpas: “Diz o preguiçoso: Um leão está no caminho, um leão está nas ruas” (26:13); desperdiça tempo e energia: “Também o negligente na sua obra é irmão do desperdiçador” (18:9); acredita que é sábio, mas é um tolo: “Mais sábio é o preguiçoso a seus próprios olhos do que sete homens que respondem bem.” (26:16).

Provérbios também nos diz que há um fim certo para o preguiçoso: O preguiçoso se torna um servo (ou devedor): “A mão dos diligentes dominará, mas os enganadores serão tributários.” (12:24); seu futuro será descoberto: “O preguiçoso não lavrará por causa do inverno, pelo que mendigará na ceifa, porém nada receberá.”  (20:4); ele nada alcança:  “A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes prospera.”  (13:4).

Não deve haver espaço para preguiça na vida de um Cristão. O Senhor, no entanto, capacita os cristãos a combater a tendência da carne de ser preguiçoso ao nos dar uma nova natureza (2 Coríntios 5:17).

O que nossos líderes falaram sobre a preguiça?

Em um discurso de outubro de 2007,o Élder Donald L.Hallstrom compartilhou uma experiência pessoal no tocante a esse assunto. Ele disse:

“Talvez devido ao fato de, em alguns dias, eu demorar em me levantar, ou devido a situações semelhantes em que precisei de inúmeros incentivos para agir, certo dia meu pai sentou-se comigo e mostrou-me uma fotografia enorme de um bicho-preguiça, animal conhecido pela indolência. Em seguida, abriu Doutrina e Convênios e leu para mim: Pois eis que não é conveniente que em todas as coisas eu mande; pois o que é compelido em todas as coisas é servo indolente e não sábio; portanto não recebe recompensa. (D&C 58:26)

Com isso aprendemos que devemos ser proativos e não esperarmos receber ordens em todas as coisas!

Um dos incentivos mais eficazes do Presidente Spencer W. Kimball era uma frase sucinta: “Faça-o”. Posteriormente, ele expandiu-a para “Faça-o agora”, a fim de realçar a urgência.

O Presidente Kimball ensinou também o princípio marcante de que a procrastinação leva à perda da exaltação. Ele disse: “Um dos mais sérios defeitos humanos de todas as épocas é a procrastinação, a tendência de não aceitar responsabilidades pessoais agora. Muitos se permitem desviar-se e se entregam à indolência mental e espiritual e à busca de prazeres mundanos” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Spencer W. Kimball, [2006], p. 4).

Como evitar a preguiça?

Para evitar a preguiça precisamos lutar contra ela. A preguiça nos convida a não fazer nada quando temos coisas para fazer. Temos que lutar contra esse desejo, nos disciplinando a trabalhar. Para não cair na preguiça é importante estabelecer prioridades – o que preciso fazer hoje? Quanto tempo preciso para trabalhar e para descansar? O que devo fazer primeiro? Fazer um planejamento é o ideal para não nos fatigarmos mais que nossas forças permitem e também, realizar tudo o que precisamos fazer.

Seria interessante, fazer uma autoanálise de nossa vida, de nossas escolhas e principalmente, de como estamos passando nossos dias aqui. Esse é o tempo para executar todos os nossos labores.

Relacionado:

Os Perigos da Procrastinação

 

 

 

 

| Para refletir
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
esperar
Por que às vezes Deus nos faz esperar por uma resposta?
Se Deus está comigo, por que ele permite o sofrimento?

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *