fbpx

Por que a felicidade temporal é tão viciante?

Isso soa familiar?

Você acorda meio grogue todas as manhãs. Você tenta desligar o alarme e acaba gastando 15 minutos para verificar suas notificações. Então vai para o trabalho. Você trabalha. Bastante. Quando termina de trabalhar, você janta a caminho de casa e começa a batalha mental entre a novela e seu seriado favorito. O que vai assistir?

Você diz que vai assistir apenas um episódio, mas de repente cinco horas se passaram e é hora de dormir.

Isso pode ser um pouco exagerado, mas se alguma coisa soa familiar, talvez você esteja como eu. Você pode estar preso pela felicidade temporal. O que é a felicidade temporal e por que é tão difícil de se livrar dela?

O que é felicidade temporal?

Temporal significa mundano ou secular. A felicidade temporal abrange os sentimentos positivos que encontramos ao fazer coisas seculares. Pode incluir atividades que são boas e naturais quando equilibradas com o espiritual, bem como pecados perigosos que são falsamente mascarados.

 

Na Igreja, entendemos que a felicidade temporal é passageira e insatisfatória quando comparada à cura que vem por meio da expiação e da paz por viver o evangelho. No entanto, muitas vezes ficamos confusos. Me pergunto:

Por que me distraio tão facilmente com as coisas temporais quando conheço as bênçãos prometidas de Deus?

Lutar contra o homem natural

A resposta, pelo menos para mim, veio quando comecei a entender o que é o homem natural. O homem natural, descrito nas escrituras como um inimigo de Deus, é uma parte essencial de quem somos e precisamos entendê-lo se quisermos superá-lo. O homem natural foi feito para sua autopreservação, longevidade e felicidade. Há uma sensação de desejo e fome associada às nossas atitudes naturais; a sociedade e a cultura fazem um bom trabalho e encorajam esses sentimentos.

O homem natural não quer experimentar dor, arrependimento, culpa ou tristeza. O homem natural quer ser feliz. Está também disposto a fazer tudo o que for necessário para alcançar e manter este estado, independentemente de convênios ou mandamentos.

O homem natural quer a felicidade agora. Neste momento. No evangelho, as coisas levam tempo. A felicidade (mais bem descrita como paz e alegria) que vem de seguir a Deus nem sempre é imediata; de fato, podemos ter que esperar (e esperar) para que ela esteja plenamente presente em nossas vidas.

Como podemos escolher quando muitos de nós estão gritando para escolher algo que vai funcionar imediatamente?

Como abraçar a felicidade no evangelho

Cristo disse que aqueles que têm fome e sede de justiça serão abençoados. Temos de alimentar a nossa fome com o Pão da Vida e a Água Viva. Todos queremos paz e alegria. A nossa capacidade de encontrar a felicidade duradoura através de Jesus Cristo resume-se a escolher diariamente as coisas que mais importam.

Pode levar tempo e definitivamente não seremos perfeitos nisso, mas precisamos acreditar que Deus vai nos abençoar e, em seguida, agir com fé. Se alguém prestar atenção em como você vive sua vida, eles veriam alguém que acredita no que é divino, alguém que fez promessas com Deus, alguém que entende quais são suas oportunidades eternas e está trabalhando para alcançá-las?

Podemos não gostar de ler as escrituras tanto quanto gostamos de assistir horas de Netflix, mas podemos fazer a escolha consciente de fazê-lo de qualquer maneira. Podemos querer aliviar a dor, fechar a conta, e sair, mas Cristo prometeu que tudo será para o nosso bem se nos voltarmos à Ele.

Precisamos viver nossas vidas, agir o melhor que pudermos para fazer o bem todos os dias com paciência, e doar nosso tempo a Deus. É claro que precisamos buscar o equilíbrio: podemos encontrar espiritualidade no secular e no secular no espiritual. Mas concentrar-se em Cristo e fazer o bem ajudará a inundar nossas vidas com propósito e significado.

Pode não ser claro no início, ou mesmo por muito tempo, mas lentamente começaremos a ver os frutos por buscar a verdadeira felicidade.

Fonte: LDS Daily

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *