fbpx

Perguntas e respostas: “Preciso falar com o bispo se eu consumi só um pouco de álcool?”

Pergunta 

“No último fim de semana, saí com uns amigos e eles trouxeram uma garrafa de vodca. Nenhum de meus amigos me pressionou, mas eu estava muito curiosa para saber como era o gosto, então eu tomei duas doses. Ainda ainda tinha o controle das minhas ações mas definitivamente, fiquei um pouco bêbada. Preciso falar com o meu bispo? Posso me arrepender sozinha, ou preciso me arrepender através da autoridade do sacerdócio? Não quero que meus pais saibam, mas meu pai é do bispado e eu não sei o que devo fazer.”

Resposta

 Cara amiga,

Quero que você entenda que todo cometemos erros. Às vezes eles são bem sérios, como quebrar a lei da castidade, e às vezes eles não são tão sérios assim. Como levar uma multa de trânsito, ou ficar bravo com um amigo e no calor do momento o xingar. Enquanto é compreensível que alguns de nós cometamos erros (afinal somos todos humanos), isso não significa que seja permitido errar. Quebrar a palavra de sabedoria, mesmo que tenho sido por curiosidade, é um erro e é contra os ensinamentos da Igreja.

Quando se trata de cometer erros e quebrar mandamento, é sempre melhor tomar precaução e falar com o nosso bispo. O bispo está lá para ajudá-la, não condená-la, e não importa o que você fale para ele, posso te assegurar com cem por cento de certeza que ele já ouviu coisas piores. Deve ser vergonhoso ter que contar que bebeu álcool, mas você não precisa se preocupar. Ele já ouviu sobre pessoas que usaram drogas, fumaram cigarros, consumiram álcool, tiveram relações sexuais fora do casamento, se envolveram em brigas, e por aí vai. Então nada do que você disser pode chocá-lo. E como eu disse antes, ele só se preocupa em ajudar você a voltar a fazer o que é certo.

entrevistas de bispado

Você disse que seu pai serve no bispado. Se você disser para o bispo que quer que ele mantenha esse assunto confidencial, então ele provavelmente não contará para o seu pai, mas não posso te dar certeza sobre isso. O que posso te dizer é que somente coisas boas acontecem quando falamos com o bispo. Confissões, como eles chamam, faz bem para a alma. Posso ver pelo seu email, que o que você fez está te incomodando (você não teria nos feito essa pergunta se não estivesse) e falar com o bispo irá fazer com que esses sentimentos vão embora. Quando você confessar para ele o que fez, você teria um sentimento de alívio que eu não posso descrever aqui, então o melhor é você marca uma reunião com ele.

Estou orando por você.

Fonte: Ask Gramps

Relacionado:

Como entender a doutrina e o processo do arrependimento

 

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *