fbpx

Perguntas e Respostas: É errado pensar em algo pecaminoso mesmo se nunca colocarei em prática?

Pergunta:

É errado pensar em algo pecaminoso mesmo se nunca colocarei em prática?

Resposta:

Algumas pessoas afirmam: “Fiz determinada coisa sem pensar”. Mas será que essa afirmação é verdadeira?

O que a neurociência vem comprovando cientificamente hoje e os psicólogos estudam há anos, já era verdade há mais de mil anos em outras culturas: somos o resultado do que pensamos!

No filme “Quem somos nós?” há muitas referências da física quântica para comprovar a máxima de que nossos pensamentos influenciam a vida que temos.

Ken O’Donell, em “Caminhos para uma consciência mais elevada”, afirma:

“Se tenho pensamentos positivos, movo-me numa direção positiva. Se tenho pensamentos negativos, movo-me numa direção negativa. Se não tenho nenhum pensamento, não vou a lugar nenhum.”

Quando penso – “estou acima do peso e não há jeito para emagrecer” – sem dúvida estarei reafirmando esta condição e me resignando com ela. Minhas atitudes serão compatíveis com este pensamento.

Continuarei comendo, pois nada que fizer irá me tirar desta condição de estar acima do peso. Este exemplo poderá ser utilizado no trabalho, nos relacionamentos, no ensino, na carreira, na busca por um emprego e várias outras coisas.

O mundo real nada mais é que a realização do que um dia criamos em nossa mente, mesmo que sem perceber.

O pecado é algo muito extenso e complexo para afirmarmos que somente é pecado se fazemos alguma ação. O pecado também pode estar em nossos pensamentos! As escrituras confirmam isso:

“Porque, como imagina no seu coração, assim ele é.” (Provérbios 23:7)

Todos os dias e momentos, nós escolhemos por nossos desejos, pensamentos e ações se queremos ser abençoados ou amaldiçoados, felizes ou miseráveis.

O presidente Boyd K. Packer, fez um discurso maravilhoso sobre isso, que nós dá orientação e pode guiar os nossos pensamentos. Ele testificou:

“É provável que o maior desafio para as pessoas de qualquer idade, principalmente para os jovens, e a coisa mais difícil que vocês enfrentarão na vida mortal seja aprender a dominar seus pensamentos. ‘Assim como o homem imaginou no seu coração, assim é.’ Aquele que consegue dominar seus pensamentos, venceu a si mesmo.”

O Presidente Packer comparou a nossa mente a um palco com artistas que ocupam o espaço durante todas as horas de nossa vida. “Eles passarão a encenar tudo o que for imaginável, até os limites de sua tolerância.”

O Élder Bednar disse:

“Às vezes, o mau pensamento é quase atirado sobre nós. (…) Se você não o buscou, se você não o convidou, ele só se torna um pecado quando, ao percebê-lo, você o deixa ficar. Se de repente você deparar uma imagem ruim, jogue-a fora!”

Portanto, é necessário que vigiemos e oremos sem cessar, para não cairmos em tentação e em pecado.

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mateus 26:41)

Relacionado: 

5 maneiras de purificar a mente de pensamentos impuros

| Para refletir
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
3 virtudes que encontramos em um verdadeiro amigo
Manter uma janela aberta para Deus

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *